ETHICAL RULES TRANSLATE IN ETHICS IN RESEARCH? RESEARCH WITH CHILDREN IN INSTITUTIONS AND IN CITIES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6879 |
Resumo: | O tema da ética em pesquisas com crianças tem estado em evidência no âmbito acadêmico. No contexto brasileiro, alguns fatores ajudam a explicar essa, relativamente recente, visibilidade: o reconhecimento dos direitos de participação às crianças, a emergência dos estudos sociais da infância e os intensos debates em torno da revisão das normas sobre ética em pesquisas com seres humanos. Artigos que relatam pesquisas com crianças citam cada vez mais normas éticas. É possível afirmar, com isso, que as pesquisas estão mais eticamente orientadas? Argumentamos aqui que tal afirmação não é simples, e trazemos para essa discussão os resultados da análise de 258 artigos e de 59 teses/dissertações que relatam pesquisas com crianças nas áreas de antropologia, educação, psicologia e sociologia. Apoiamo-nos principalmente nos estudos sociais da infância e nas abordagens de Bauman e Ricoeur acerca da ética. Observa-se que muitos textos mencionam – em parágrafo específico ou nota de rodapé – apenas a aprovação pelo comitê de ética, o sigilo e/ou o consentimento dos responsáveis. Estar “quites” com as normas talvez desobrigue pesquisadores de lidar com dúvidas e dilemas, tão próprios da postura ética. O pesquisador, além disso, se mantém protegido por ter feito aquilo que, segundo a lei, precisava ser feito. O texto comenta diferenças a esse respeito encontradas entre áreas de conhecimento, temas de pesquisas e entre pesquisas realizadas em instituições e contextos mais amplos, como o espaço público e as cidades. No que diz respeito ao aproveitamento dos espaços públicos e territórios urbanos para fazer emergir a criança co-autora da pesquisa temos produzido novas visibilidades e invisibilidades. Entre essas, pesquisas com crianças têm apagado suas interdependências e aspectos fundamentais de suas teias de convivência. |
id |
UESB-7_06b13ed42667437c3e8ba142fe42e600 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6879 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ETHICAL RULES TRANSLATE IN ETHICS IN RESEARCH? RESEARCH WITH CHILDREN IN INSTITUTIONS AND IN CITIESNORMAS ÉTICAS TRADUZEM-SE EM ÉTICA NA PESQUISA? PESQUISAS COM CRIANÇAS EM INSTITUIÇÕES E NAS CIDADES¿NORMAS ÉTICAS SE TRADUCEN EN ÉTICA EN LA INVESTIGACIÓN? INVESTIGACIÓN CON NIÑOS EN INSTITUCIONES Y CIUDADESÉticaInfânciaProdução AcadêmicaEticaInfanciaProducción académicaEthicsChildhoodAcademic production O tema da ética em pesquisas com crianças tem estado em evidência no âmbito acadêmico. No contexto brasileiro, alguns fatores ajudam a explicar essa, relativamente recente, visibilidade: o reconhecimento dos direitos de participação às crianças, a emergência dos estudos sociais da infância e os intensos debates em torno da revisão das normas sobre ética em pesquisas com seres humanos. Artigos que relatam pesquisas com crianças citam cada vez mais normas éticas. É possível afirmar, com isso, que as pesquisas estão mais eticamente orientadas? Argumentamos aqui que tal afirmação não é simples, e trazemos para essa discussão os resultados da análise de 258 artigos e de 59 teses/dissertações que relatam pesquisas com crianças nas áreas de antropologia, educação, psicologia e sociologia. Apoiamo-nos principalmente nos estudos sociais da infância e nas abordagens de Bauman e Ricoeur acerca da ética. Observa-se que muitos textos mencionam – em parágrafo específico ou nota de rodapé – apenas a aprovação pelo comitê de ética, o sigilo e/ou o consentimento dos responsáveis. Estar “quites” com as normas talvez desobrigue pesquisadores de lidar com dúvidas e dilemas, tão próprios da postura ética. O pesquisador, além disso, se mantém protegido por ter feito aquilo que, segundo a lei, precisava ser feito. O texto comenta diferenças a esse respeito encontradas entre áreas de conhecimento, temas de pesquisas e entre pesquisas realizadas em instituições e contextos mais amplos, como o espaço público e as cidades. No que diz respeito ao aproveitamento dos espaços públicos e territórios urbanos para fazer emergir a criança co-autora da pesquisa temos produzido novas visibilidades e invisibilidades. Entre essas, pesquisas com crianças têm apagado suas interdependências e aspectos fundamentais de suas teias de convivência. El tema de la ética de la investigación con niños ha sido evidente en el campo académico. En el contexto brasileño, algunos factores ayudan a explicar esta visibilidad relativamente reciente: el reconocimiento de los derechos de participación de los niños, la aparición de estudios sociales infantiles y los intensos debates en torno a la revisión de las normas sobre ética en la investigación con seres humanos. Los artículos que informan sobre investigación infantil citan cada vez más normas éticas. ¿Es posible afirmar que la investigación está más orientada éticamente? Argumentamos aquí que tal afirmación no es simple y traemos a esta discusión los resultados del análisis de 258 artículos y 59 tesis / disertaciones que informan sobre la investigación con niños en las áreas de antropología, educación, psicología y sociología. Utilizamos principalmente de los estudios sociales de la infancia y los enfoques de ética de Bauman y Ricoeur. Cabe señalar que muchos textos mencionan, en párrafos específicos o notas al pie, solo la aprobación del comité de ética, la confidencialidad y / o el consentimiento de los responsables. Ser "atento" con las reglas puede liberar a los investigadores de lidiar con dudas y dilemas, tan típicos de la postura ética. El investigador, además, permanece protegido por haber hecho lo que, según la ley, debía hacerse. El texto comenta las diferencias a este respecto encontradas entre áreas de conocimiento, temas de investigación y entre investigaciones realizadas en instituciones y contextos más amplios, como el espacio público y las ciudades. Con respecto al uso de espacios públicos y territorios urbanos para hacer emerger al niño coautor de la investigación, hemos producido nuevas visibilidades e invisibilidades. Entre estos, la investigación con niños ha borrado sus interdependencias y aspectos fundamentales de sus redes de convivencia. The theme of research ethics with children has been in evidence in the academic field. In the Brazilian context, some factors help explain this relatively recent visibility: the recognition of children's participation rights, the emergence of childhood social studies, and the intense debates surrounding the revision of norms on ethics in research with human beings. Articles reporting on child research increasingly cite ethical norms. Is it possible to state that research is more ethically oriented? We argue here that such statement is not simple and bring to this discussion the results of the analysis of 258 articles and 59 theses / dissertations that report research with children in the areas of anthropology, education, psychology and sociology. We rely primarily on social studies of childhood and Bauman and Ricoeur's approaches to ethics. It is noted that many texts mention - in a specific paragraph or footnote - only the approval by the ethics committee, the confidentiality and / or consent of those responsible. Being "even" with the rules may release researchers from dealing with doubts and dilemmas, so typical of the ethical stance. The researcher, moreover, remains protected by having done what, according to the law, needed to be done. The text comments on differences in this regard found between areas of knowledge, research topics and between research carried out in institutions and broader contexts, such as public space and cities. With regard to the use of public spaces and urban territories to make the child co-author of the research emerge, we have produced new visibilities and invisibilities. Among these, research with children has erased their interdependencies and fundamental aspects of their webs of coexistence.Edições UESB2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/687910.22481/praxisedu.v16i40.6879Práxis Educacional; v. 16 n. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 25-46Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 25-46Práxis Educacional; Vol. 16 No. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 25-462178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6879/4795Prado, Renata Lopes Costade Freitas, Marcos Cezarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:22:11Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6879Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:22:11Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ETHICAL RULES TRANSLATE IN ETHICS IN RESEARCH? RESEARCH WITH CHILDREN IN INSTITUTIONS AND IN CITIES NORMAS ÉTICAS TRADUZEM-SE EM ÉTICA NA PESQUISA? PESQUISAS COM CRIANÇAS EM INSTITUIÇÕES E NAS CIDADES ¿NORMAS ÉTICAS SE TRADUCEN EN ÉTICA EN LA INVESTIGACIÓN? INVESTIGACIÓN CON NIÑOS EN INSTITUCIONES Y CIUDADES |
title |
ETHICAL RULES TRANSLATE IN ETHICS IN RESEARCH? RESEARCH WITH CHILDREN IN INSTITUTIONS AND IN CITIES |
spellingShingle |
ETHICAL RULES TRANSLATE IN ETHICS IN RESEARCH? RESEARCH WITH CHILDREN IN INSTITUTIONS AND IN CITIES Prado, Renata Lopes Costa Ética Infância Produção Acadêmica Etica Infancia Producción académica Ethics Childhood Academic production |
title_short |
ETHICAL RULES TRANSLATE IN ETHICS IN RESEARCH? RESEARCH WITH CHILDREN IN INSTITUTIONS AND IN CITIES |
title_full |
ETHICAL RULES TRANSLATE IN ETHICS IN RESEARCH? RESEARCH WITH CHILDREN IN INSTITUTIONS AND IN CITIES |
title_fullStr |
ETHICAL RULES TRANSLATE IN ETHICS IN RESEARCH? RESEARCH WITH CHILDREN IN INSTITUTIONS AND IN CITIES |
title_full_unstemmed |
ETHICAL RULES TRANSLATE IN ETHICS IN RESEARCH? RESEARCH WITH CHILDREN IN INSTITUTIONS AND IN CITIES |
title_sort |
ETHICAL RULES TRANSLATE IN ETHICS IN RESEARCH? RESEARCH WITH CHILDREN IN INSTITUTIONS AND IN CITIES |
author |
Prado, Renata Lopes Costa |
author_facet |
Prado, Renata Lopes Costa de Freitas, Marcos Cezar |
author_role |
author |
author2 |
de Freitas, Marcos Cezar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado, Renata Lopes Costa de Freitas, Marcos Cezar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética Infância Produção Acadêmica Etica Infancia Producción académica Ethics Childhood Academic production |
topic |
Ética Infância Produção Acadêmica Etica Infancia Producción académica Ethics Childhood Academic production |
description |
O tema da ética em pesquisas com crianças tem estado em evidência no âmbito acadêmico. No contexto brasileiro, alguns fatores ajudam a explicar essa, relativamente recente, visibilidade: o reconhecimento dos direitos de participação às crianças, a emergência dos estudos sociais da infância e os intensos debates em torno da revisão das normas sobre ética em pesquisas com seres humanos. Artigos que relatam pesquisas com crianças citam cada vez mais normas éticas. É possível afirmar, com isso, que as pesquisas estão mais eticamente orientadas? Argumentamos aqui que tal afirmação não é simples, e trazemos para essa discussão os resultados da análise de 258 artigos e de 59 teses/dissertações que relatam pesquisas com crianças nas áreas de antropologia, educação, psicologia e sociologia. Apoiamo-nos principalmente nos estudos sociais da infância e nas abordagens de Bauman e Ricoeur acerca da ética. Observa-se que muitos textos mencionam – em parágrafo específico ou nota de rodapé – apenas a aprovação pelo comitê de ética, o sigilo e/ou o consentimento dos responsáveis. Estar “quites” com as normas talvez desobrigue pesquisadores de lidar com dúvidas e dilemas, tão próprios da postura ética. O pesquisador, além disso, se mantém protegido por ter feito aquilo que, segundo a lei, precisava ser feito. O texto comenta diferenças a esse respeito encontradas entre áreas de conhecimento, temas de pesquisas e entre pesquisas realizadas em instituições e contextos mais amplos, como o espaço público e as cidades. No que diz respeito ao aproveitamento dos espaços públicos e territórios urbanos para fazer emergir a criança co-autora da pesquisa temos produzido novas visibilidades e invisibilidades. Entre essas, pesquisas com crianças têm apagado suas interdependências e aspectos fundamentais de suas teias de convivência. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6879 10.22481/praxisedu.v16i40.6879 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6879 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v16i40.6879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6879/4795 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 16 n. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 25-46 Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 25-46 Práxis Educacional; Vol. 16 No. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 25-46 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068819623051264 |