SPACE AND LITERACY IN THE FIRST FIRST YEARS OF KEY EDUCATION: THE OBSERVED REALITY
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6253 |
Resumo: | Este artigo é parte de uma pesquisa maior, de abordagem qualitativa, que abrange estudos sobre alfabetização e letramento. O objetivo deste texto é apresentar algumas considerações sobre a forma como os professores do bloco pedagógico, que compreende os três primeiros anos do Ensino Fundamental, vem utilizando o espaço de sala de aula como estratégia para o letramento. O campo empírico do estudo é uma escola pública municipal. Buscamos o embasamento legal para a explicar a organização e o objetivo do bloco de alfabetização e abordamos o letramento como processo em constante desenvolvimento na aprendizagem escolar, de modo especial, nas atividades lúdicas. Ao relacionar as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos com as evidências levantadas a partir da coleta de dados, foi possível perceber divergências entre o que a legislação determina para esta etapa e o que está acontecendo na prática, na escola observada. O trabalho com o letramento realizado em um ambiente propício às interações, dando continuidade a Educação Infantil, marcada pelos processos de aprendizagem a partir das vivências, fica registrado apenas no Projeto Político Pedagógico, mas é pouco observado nas práticas pedagógicas. A repetição toma o lugar das brincadeiras, a diversidade de textos perde espaço para fragmentação de palavras e assim, isso acaba refletindo na pouca exploração do espaço de sala de aula, já que as intervenções pouco promovem momentos lúdicos e de interação. |
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SPACE AND LITERACY IN THE FIRST FIRST YEARS OF KEY EDUCATION: THE OBSERVED REALITYESPAÇO E LETRAMENTO NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A REALIDADE OBSERVADAESPACIO Y LETRAMIENTO EN LOS PRIMEROS PRIMEROS AÑOS DE EDUCACIÓN: LA REALIDAD OBSERVADAAlfabetizaçãoLetramentoEspaçoLudicidadeAlfabetizaciónLetramientoEspacioLudicidadReading and writing acquisitionLiteracySpacePlayfulnessEste artigo é parte de uma pesquisa maior, de abordagem qualitativa, que abrange estudos sobre alfabetização e letramento. O objetivo deste texto é apresentar algumas considerações sobre a forma como os professores do bloco pedagógico, que compreende os três primeiros anos do Ensino Fundamental, vem utilizando o espaço de sala de aula como estratégia para o letramento. O campo empírico do estudo é uma escola pública municipal. Buscamos o embasamento legal para a explicar a organização e o objetivo do bloco de alfabetização e abordamos o letramento como processo em constante desenvolvimento na aprendizagem escolar, de modo especial, nas atividades lúdicas. Ao relacionar as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos com as evidências levantadas a partir da coleta de dados, foi possível perceber divergências entre o que a legislação determina para esta etapa e o que está acontecendo na prática, na escola observada. O trabalho com o letramento realizado em um ambiente propício às interações, dando continuidade a Educação Infantil, marcada pelos processos de aprendizagem a partir das vivências, fica registrado apenas no Projeto Político Pedagógico, mas é pouco observado nas práticas pedagógicas. A repetição toma o lugar das brincadeiras, a diversidade de textos perde espaço para fragmentação de palavras e assim, isso acaba refletindo na pouca exploração do espaço de sala de aula, já que as intervenções pouco promovem momentos lúdicos e de interação.This article is part of a larger research, of qualitative approach, covering studies onacquisition of reading and writing and literacy. The purpose of this paper is to present someconsiderations on how the teachers of the pedagogical block, which comprehends the first three yearsof Elementary School, have been using the classroom space as a strategy for literacy. The empiricalfield of this study is a municipal public school. We sought the legal basis to explain the organizationand purpose of the literacy block and approached the literacy as a process in constant development in school learning, in a especial way, in recreational activities. By relating the National CurriculumGuidelines for the Elementary School of Nine Years with the evidence gathered from the datacollection, it was possible to notice divergences between what the legislation determines for this stageand what is happening in practice in the observed school. The work with literacy carried out in anideal environment to interactions, continuing the early Childhood Education, marked by learningprocesses from experiences, is recorded only in the Pedagogical Political Project, but is little observedin pedagogical practices. Repetition takes the place the plays, text diversity loses space for wordfragmentation and thus, this ends up reflecting on the little exploration of the classroom space, sincethe interventions promote little playful moments and interaction. We used the theoretical studies ofSoares (2014; 2017), Becker (1993; 2001), Ferreiro (1991), among others.Este artículo es parte de un enfoque de investigación cualitativa más amplio que cubre laalfabetización y los estudios de alfabetización. El propósito de este texto es presentar algunasconsideraciones sobre cómo los profesores del bloque pedagógico, que comprende los tres primerosaños de educación primaria, han estado utilizando el espacio del aula como estrategia para laalfabetización. El campo empírico es una escuela pública municipal. Buscamos la base legal paraexplicar la organización y el objetivo del bloque de alfabetización y abordar la alfabetización como unproceso en constante desarrollo en el aprendizaje escolar, especialmente en las actividades recreativas.Al relacionar las Pautas Curriculares Nacionales para los Nueve Años de Educación Primaria con laevidencia obtenida de la recolección de datos, fue posible notar divergencias entre lo que la legislacióndetermina para esta etapa y lo que está sucediendo en la práctica. El trabajo con la alfabetizaciónrealizado en un ambiente propicio para las interacciones, dando continuidad a la Educación InfantilTemprana, marcada por procesos de aprendizaje a partir de experiencias, se registra sólo en losProyectos Políticos Pedagógicos, pero es poco observado en las prácticas pedagógicas. La repeticiónsustituye al chiste, la diversidad de los textos pierde espacio para la fragmentación de las palabras y,por lo tanto, termina por reflexionar sobre la escasa exploración del espacio del aula, ya que lasintervenciones no promueven momentos de juego e interacción. Utilizamos los estudios teóricos deSoares (2014; 2017), Becker (1993; 2001), Ferreiro (1991), entre otros.Edições UESB2020-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/625310.22481/praxisedu.v16i41.6253Práxis Educacional; v. 16 n. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 637-658Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 637-658Práxis Educacional; Vol. 16 No. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 637-6582178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6253/5112Copyright (c) 2020 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessUczak, Lucia HugoFaller, Karine Oliveira2021-03-22T23:22:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6253Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:22:39Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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