EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: REFLEXOS NAS DCN DOS CURSOS DE ENGENHARIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5690 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo contextualizar a Educação Superior brasileira permeada por contradições inerentes às transformações provocadas pela reestruturação produtiva, bem como analisar os reflexos desse processo nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos Cursos de Engenharia. Nesse sentido, emerge como problema, o seguinte questionamento: Quais os impactos da reestruturação produtiva na reconfiguração da Educação Superior e como se configuram seus rebatimentos nas DCN dos Cursos de Engenharia? Para tanto, metodologicamente, trata-se de um estudo exploratório que utiliza a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Conclui-se que a Educação Superior, serve como pano de fundo para camuflar a exploração e a subordinação do trabalhador ao novo sistema de produção. Infere-se ainda que as DCN voltadas a Engenharia contribuem para cimentar a matriz ideológica do neoliberalismo, tendo em vista que seus desenhos curriculares, acabam por estabelecer estreito vínculo com o setor produtivo e por corroborar com a formação aligeirada e fragmentada de um trabalhador cada vez mais explorado e preparado para se adaptar a novas situações. |
id |
UESB-7_315aa73c3254c929f4a8f76f7b041fa3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5690 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: REFLEXOS NAS DCN DOS CURSOS DE ENGENHARIABRAZILIAN HIGHER EDUCATION AND PRODUCTIVE RESTRUCTURING: REFLECTIONS IN THE DCN OF ENGINEERING COURSESEDUCACIÓN SUPERIOR BRASILEÑA Y REESTRUCTURACIÓN PRODUCTIVA: REFLEJOS EN LAS DCN DE LOS CURSOS DE INGENIERÍAEducação SuperiorDiretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de EngenhariaReestruturação produtivaEnseñanza superiorDirectrices Curriculares Nacionales de los Cursos de IngenieríaReestructuración productivaHigher educationNational Curricular Guidelines for Engineering coursesProductive restructuring O presente estudo tem como objetivo contextualizar a Educação Superior brasileira permeada por contradições inerentes às transformações provocadas pela reestruturação produtiva, bem como analisar os reflexos desse processo nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos Cursos de Engenharia. Nesse sentido, emerge como problema, o seguinte questionamento: Quais os impactos da reestruturação produtiva na reconfiguração da Educação Superior e como se configuram seus rebatimentos nas DCN dos Cursos de Engenharia? Para tanto, metodologicamente, trata-se de um estudo exploratório que utiliza a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Conclui-se que a Educação Superior, serve como pano de fundo para camuflar a exploração e a subordinação do trabalhador ao novo sistema de produção. Infere-se ainda que as DCN voltadas a Engenharia contribuem para cimentar a matriz ideológica do neoliberalismo, tendo em vista que seus desenhos curriculares, acabam por estabelecer estreito vínculo com o setor produtivo e por corroborar com a formação aligeirada e fragmentada de um trabalhador cada vez mais explorado e preparado para se adaptar a novas situações. The present study aims to contextualize Brazilian Higher Education permeated by contradictions inherent in the transformations provoked by the productive restructuring, as well as to analyze the reflexes of this process in the National Curricular Guidelines (NCG) of the Engineering Courses. In this sense, the following question emerges as a problem: What are the impacts of productive restructuring on the reconfiguration of Higher Education and how do they shape their refutations in the NCG of the Engineering Courses? For this, methodologically, it is an exploratory study that uses the bibliographical research and the documentary analysis. We conclude that Higher Education serves as a backdrop to camouflage the exploitation and subordination of the worker to the new production system. It is also inferred that the Engineering-oriented DCNs contribute to cementing the ideological matrix of neoliberalism, since its curricular designs end up establishing a close link with the productive sector and corroborating with the light and fragmented formation of a worker at a time more exploited and prepared to adapt to new situations. El presente estudio tiene como objetivo contextualizar la Educación Superior brasileña permeada por contradicciones inherentes a las transformaciones provocadas por la reestructuración productiva, así como analizar los reflejos de ese proceso en las Directrices Curriculares Nacionales (DCN) de los Cursos de Ingeniería. En este sentido, surge como problema, el siguiente cuestionamiento: ¿Cuáles son los impactos de la reestructuración productiva en la reconfiguración de la Educación Superior y cómo se configuran sus rebajas en las DCN de los Cursos de Ingeniería? Para ello, metodológicamente, se trata de un estudio exploratorio que utiliza la investigación bibliográfica y el análisis documental. Se concluye que la Educación Superior, sirve como telón de fondo para camuflar la explotación y la subordinación del trabajador al nuevo sistema de producción. Se infiere que las DCN dirigidas a Ingeniería contribuyen a cimentar la matriz ideológica del neoliberalismo, teniendo en vista que sus diseños curriculares, acaban por establecer estrecho vínculo con el sector productivo y por corroborar con la formación aligerada y fragmentada de un trabajador cada vez más explorado y preparado para adaptarse a nuevas situaciones. Edições UESB2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/569010.22481/praxisedu.v15i35.5690Práxis Educacional; v. 15 n. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 426-443Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 426-443Práxis Educacional; Vol. 15 No. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 426-4432178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5690/4301Ayres da Silva, Luciléa SantosFigueirêdo, Arthane Menezesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:19:33Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5690Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:19:33Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: REFLEXOS NAS DCN DOS CURSOS DE ENGENHARIA BRAZILIAN HIGHER EDUCATION AND PRODUCTIVE RESTRUCTURING: REFLECTIONS IN THE DCN OF ENGINEERING COURSES EDUCACIÓN SUPERIOR BRASILEÑA Y REESTRUCTURACIÓN PRODUCTIVA: REFLEJOS EN LAS DCN DE LOS CURSOS DE INGENIERÍA |
title |
EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: REFLEXOS NAS DCN DOS CURSOS DE ENGENHARIA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: REFLEXOS NAS DCN DOS CURSOS DE ENGENHARIA Ayres da Silva, Luciléa Santos Educação Superior Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia Reestruturação produtiva Enseñanza superior Directrices Curriculares Nacionales de los Cursos de Ingeniería Reestructuración productiva Higher education National Curricular Guidelines for Engineering courses Productive restructuring |
title_short |
EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: REFLEXOS NAS DCN DOS CURSOS DE ENGENHARIA |
title_full |
EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: REFLEXOS NAS DCN DOS CURSOS DE ENGENHARIA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: REFLEXOS NAS DCN DOS CURSOS DE ENGENHARIA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: REFLEXOS NAS DCN DOS CURSOS DE ENGENHARIA |
title_sort |
EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: REFLEXOS NAS DCN DOS CURSOS DE ENGENHARIA |
author |
Ayres da Silva, Luciléa Santos |
author_facet |
Ayres da Silva, Luciléa Santos Figueirêdo, Arthane Menezes |
author_role |
author |
author2 |
Figueirêdo, Arthane Menezes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ayres da Silva, Luciléa Santos Figueirêdo, Arthane Menezes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia Reestruturação produtiva Enseñanza superior Directrices Curriculares Nacionales de los Cursos de Ingeniería Reestructuración productiva Higher education National Curricular Guidelines for Engineering courses Productive restructuring |
topic |
Educação Superior Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia Reestruturação produtiva Enseñanza superior Directrices Curriculares Nacionales de los Cursos de Ingeniería Reestructuración productiva Higher education National Curricular Guidelines for Engineering courses Productive restructuring |
description |
O presente estudo tem como objetivo contextualizar a Educação Superior brasileira permeada por contradições inerentes às transformações provocadas pela reestruturação produtiva, bem como analisar os reflexos desse processo nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos Cursos de Engenharia. Nesse sentido, emerge como problema, o seguinte questionamento: Quais os impactos da reestruturação produtiva na reconfiguração da Educação Superior e como se configuram seus rebatimentos nas DCN dos Cursos de Engenharia? Para tanto, metodologicamente, trata-se de um estudo exploratório que utiliza a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Conclui-se que a Educação Superior, serve como pano de fundo para camuflar a exploração e a subordinação do trabalhador ao novo sistema de produção. Infere-se ainda que as DCN voltadas a Engenharia contribuem para cimentar a matriz ideológica do neoliberalismo, tendo em vista que seus desenhos curriculares, acabam por estabelecer estreito vínculo com o setor produtivo e por corroborar com a formação aligeirada e fragmentada de um trabalhador cada vez mais explorado e preparado para se adaptar a novas situações. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5690 10.22481/praxisedu.v15i35.5690 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5690 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v15i35.5690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5690/4301 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 15 n. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 426-443 Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 426-443 Práxis Educacional; Vol. 15 No. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 426-443 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068818098421760 |