Necessidades formativas dos professores que ensinam ciências nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Souza, Ana Lúcia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Chapani, Daisi Teresinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/823
Resumo: Ensinar Ciências para as crianças dos anos iniciais de escolaridade requer a consideração das especificidades do público e dos objetivos da escola para esta etapa. Este estudo apresenta uma discussão sobre as necessidades formativas dos professores que ensinam Ciências nos primeiros anos do ensino fundamental, posto que as produções sobre o tema ainda são escassas. Inicialmente, o trabalho discute algumas concepções de ciência e, depois, enfatiza a importância do ensino de Ciências para as crianças, bem como as propostas atuais para a área, entre as quais, destaca ensino por investigação e o enfoque ciência-tecnologia-sociedade, que têm sido recomendadas para os anos iniciais e se apresentado como favoráveis à formação para a cidadania. Essas abordagens, no entanto, demandam dos professores a revisão de práticas e a incorporação de novas habilidades, como: a capacidade de questionar concepções distorcidas de ciência e ensino de Ciências e a adoção da pesquisa como instrumento de desenvolvimento profissional. Evidenciamos que as necessidades formativas dos professores dos anos iniciais, devem articular as particularidades das crianças com as finalidades do ensino de Ciências e por isso, concluímos que embora existam limites interpostos entre a formação e atuação de professores que ensinam Ciências nessa etapa da escolaridade, as discussões sobre o tema proposto neste estudo, constituem um ponto de partida para renovações necessárias na formação desses profissionais.
id UESB-7_337d9a8101b539d68610d983b3a66af3
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/823
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Necessidades formativas dos professores que ensinam ciências nos anos iniciaisEnsino de ciênciasFormação docentePráxisEnsinar Ciências para as crianças dos anos iniciais de escolaridade requer a consideração das especificidades do público e dos objetivos da escola para esta etapa. Este estudo apresenta uma discussão sobre as necessidades formativas dos professores que ensinam Ciências nos primeiros anos do ensino fundamental, posto que as produções sobre o tema ainda são escassas. Inicialmente, o trabalho discute algumas concepções de ciência e, depois, enfatiza a importância do ensino de Ciências para as crianças, bem como as propostas atuais para a área, entre as quais, destaca ensino por investigação e o enfoque ciência-tecnologia-sociedade, que têm sido recomendadas para os anos iniciais e se apresentado como favoráveis à formação para a cidadania. Essas abordagens, no entanto, demandam dos professores a revisão de práticas e a incorporação de novas habilidades, como: a capacidade de questionar concepções distorcidas de ciência e ensino de Ciências e a adoção da pesquisa como instrumento de desenvolvimento profissional. Evidenciamos que as necessidades formativas dos professores dos anos iniciais, devem articular as particularidades das crianças com as finalidades do ensino de Ciências e por isso, concluímos que embora existam limites interpostos entre a formação e atuação de professores que ensinam Ciências nessa etapa da escolaridade, as discussões sobre o tema proposto neste estudo, constituem um ponto de partida para renovações necessárias na formação desses profissionais.Edições UESB2015-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/823Práxis Educacional; v. 11 n. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 119-136Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 119-136Práxis Educacional; Vol. 11 No. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 119-1362178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/823/697Santos Souza, Ana LúciaChapani, Daisi Teresinhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:04:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/823Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:04:41Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Necessidades formativas dos professores que ensinam ciências nos anos iniciais
title Necessidades formativas dos professores que ensinam ciências nos anos iniciais
spellingShingle Necessidades formativas dos professores que ensinam ciências nos anos iniciais
Santos Souza, Ana Lúcia
Ensino de ciências
Formação docente
Práxis
title_short Necessidades formativas dos professores que ensinam ciências nos anos iniciais
title_full Necessidades formativas dos professores que ensinam ciências nos anos iniciais
title_fullStr Necessidades formativas dos professores que ensinam ciências nos anos iniciais
title_full_unstemmed Necessidades formativas dos professores que ensinam ciências nos anos iniciais
title_sort Necessidades formativas dos professores que ensinam ciências nos anos iniciais
author Santos Souza, Ana Lúcia
author_facet Santos Souza, Ana Lúcia
Chapani, Daisi Teresinha
author_role author
author2 Chapani, Daisi Teresinha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Souza, Ana Lúcia
Chapani, Daisi Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Formação docente
Práxis
topic Ensino de ciências
Formação docente
Práxis
description Ensinar Ciências para as crianças dos anos iniciais de escolaridade requer a consideração das especificidades do público e dos objetivos da escola para esta etapa. Este estudo apresenta uma discussão sobre as necessidades formativas dos professores que ensinam Ciências nos primeiros anos do ensino fundamental, posto que as produções sobre o tema ainda são escassas. Inicialmente, o trabalho discute algumas concepções de ciência e, depois, enfatiza a importância do ensino de Ciências para as crianças, bem como as propostas atuais para a área, entre as quais, destaca ensino por investigação e o enfoque ciência-tecnologia-sociedade, que têm sido recomendadas para os anos iniciais e se apresentado como favoráveis à formação para a cidadania. Essas abordagens, no entanto, demandam dos professores a revisão de práticas e a incorporação de novas habilidades, como: a capacidade de questionar concepções distorcidas de ciência e ensino de Ciências e a adoção da pesquisa como instrumento de desenvolvimento profissional. Evidenciamos que as necessidades formativas dos professores dos anos iniciais, devem articular as particularidades das crianças com as finalidades do ensino de Ciências e por isso, concluímos que embora existam limites interpostos entre a formação e atuação de professores que ensinam Ciências nessa etapa da escolaridade, as discussões sobre o tema proposto neste estudo, constituem um ponto de partida para renovações necessárias na formação desses profissionais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/823
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/823/697
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 11 n. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 119-136
Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 119-136
Práxis Educacional; Vol. 11 No. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 119-136
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815979249664