Multimodalidade: concepções e saberes dos professores dos anos iniciais
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2059 |
Resumo: | Compreendemos que a multimodalidade está presente nos contextos sociais, culturais, tecnológicos das crianças e que, por isso, carece ser explorada na sala de aula, para isso, é preciso que os professores apropriem-se desse conhecimento para aplicá-lo em suas aulas. O presente estudo busca investigar as concepções e os saberes dos professores dos anos iniciais acerca da multimodalidade. É uma pesquisa, de cunho qualitativo na qual utilizamos, como instrumentos de geração de dados, a aplicação de questionários aos professores para avaliar as suas percepções e conhecimentos no que diz respeito à multimodalidade, refletindo se o estudo de gêneros multimodais esteve ou está presente na sua formação inicial e continuada. Para pautar o nosso estudo, consideramos pertinentes as pesquisas de Ribeiro (2013), Bombine (2019) e Garcia (2018). Como resultados exordiais, mediante a aplicação dos questionários, nos quais os professores foram instigados a fazer uma autoavaliação dos saberes concernentes à presença do estudo da multimodalidade na sua formação inicial e continuada, percebemos que a maioria dos professores desconhece o tema, visto que, respondeu que esse tema não foi estudado nos processos formativos dos docentes, consequentemente, passa a não ser um objeto de conhecimento explorado no processo de ensino e aprendizagem nos ciclos de alfabetização. |
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Multimodalidade: concepções e saberes dos professores dos anos iniciaisFormação docente; multimodalidade; práxis docente.Compreendemos que a multimodalidade está presente nos contextos sociais, culturais, tecnológicos das crianças e que, por isso, carece ser explorada na sala de aula, para isso, é preciso que os professores apropriem-se desse conhecimento para aplicá-lo em suas aulas. O presente estudo busca investigar as concepções e os saberes dos professores dos anos iniciais acerca da multimodalidade. É uma pesquisa, de cunho qualitativo na qual utilizamos, como instrumentos de geração de dados, a aplicação de questionários aos professores para avaliar as suas percepções e conhecimentos no que diz respeito à multimodalidade, refletindo se o estudo de gêneros multimodais esteve ou está presente na sua formação inicial e continuada. Para pautar o nosso estudo, consideramos pertinentes as pesquisas de Ribeiro (2013), Bombine (2019) e Garcia (2018). Como resultados exordiais, mediante a aplicação dos questionários, nos quais os professores foram instigados a fazer uma autoavaliação dos saberes concernentes à presença do estudo da multimodalidade na sua formação inicial e continuada, percebemos que a maioria dos professores desconhece o tema, visto que, respondeu que esse tema não foi estudado nos processos formativos dos docentes, consequentemente, passa a não ser um objeto de conhecimento explorado no processo de ensino e aprendizagem nos ciclos de alfabetização.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/205910.48017/dj.v7i3.2059Diversitas Journal; v. 7 n. 3 (2022): Contribuições das ciências e das tecnologias para a sociedade2525-521510.48017/dj.v7i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2059/1707Copyright (c) 2022 Isabel lopes Fonseca, ERISSON, ELIZETE SANTOS BALBINOhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesslopes Fonseca, Isabel Fonseca, Erisson Jordan FerreiraBalbino, Elizate Santos 2022-07-06T12:54:25Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2059Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:29.083800Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
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