Multimodalidade: concepções e saberes dos professores dos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: lopes Fonseca, Isabel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fonseca, Erisson Jordan Ferreira, Balbino, Elizate Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2059
Resumo: Compreendemos que a multimodalidade está presente nos contextos sociais, culturais, tecnológicos das crianças e que, por isso, carece ser explorada na sala de aula, para isso, é preciso que os professores apropriem-se desse conhecimento para aplicá-lo em suas aulas. O presente estudo busca investigar as concepções e os saberes dos professores dos anos iniciais acerca da multimodalidade. É uma pesquisa, de cunho qualitativo na qual utilizamos, como instrumentos de geração de dados, a aplicação de questionários aos professores para avaliar as suas percepções e conhecimentos no que diz respeito à multimodalidade, refletindo se o estudo de gêneros multimodais esteve ou está presente na sua formação inicial e continuada. Para pautar o nosso estudo, consideramos pertinentes as pesquisas de Ribeiro (2013), Bombine (2019) e Garcia (2018). Como resultados exordiais, mediante a aplicação dos questionários, nos quais os professores foram instigados a fazer uma autoavaliação dos saberes concernentes à presença do estudo da multimodalidade na sua formação inicial e continuada, percebemos que a maioria dos professores desconhece o tema, visto que, respondeu que esse tema não foi  estudado nos processos formativos dos docentes, consequentemente, passa a não ser um objeto de conhecimento explorado no processo de ensino e aprendizagem nos ciclos de alfabetização.
id UNEAL_3169e28637a6c1a98fbb331ef68944d3
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2059
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Multimodalidade: concepções e saberes dos professores dos anos iniciaisFormação docente; multimodalidade; práxis docente.Compreendemos que a multimodalidade está presente nos contextos sociais, culturais, tecnológicos das crianças e que, por isso, carece ser explorada na sala de aula, para isso, é preciso que os professores apropriem-se desse conhecimento para aplicá-lo em suas aulas. O presente estudo busca investigar as concepções e os saberes dos professores dos anos iniciais acerca da multimodalidade. É uma pesquisa, de cunho qualitativo na qual utilizamos, como instrumentos de geração de dados, a aplicação de questionários aos professores para avaliar as suas percepções e conhecimentos no que diz respeito à multimodalidade, refletindo se o estudo de gêneros multimodais esteve ou está presente na sua formação inicial e continuada. Para pautar o nosso estudo, consideramos pertinentes as pesquisas de Ribeiro (2013), Bombine (2019) e Garcia (2018). Como resultados exordiais, mediante a aplicação dos questionários, nos quais os professores foram instigados a fazer uma autoavaliação dos saberes concernentes à presença do estudo da multimodalidade na sua formação inicial e continuada, percebemos que a maioria dos professores desconhece o tema, visto que, respondeu que esse tema não foi  estudado nos processos formativos dos docentes, consequentemente, passa a não ser um objeto de conhecimento explorado no processo de ensino e aprendizagem nos ciclos de alfabetização.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/205910.48017/dj.v7i3.2059Diversitas Journal; v. 7 n. 3 (2022): Contribuições das ciências e das tecnologias para a sociedade2525-521510.48017/dj.v7i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2059/1707Copyright (c) 2022 Isabel lopes Fonseca, ERISSON, ELIZETE SANTOS BALBINOhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesslopes Fonseca, Isabel Fonseca, Erisson Jordan FerreiraBalbino, Elizate Santos 2022-07-06T12:54:25Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2059Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:29.083800Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Multimodalidade: concepções e saberes dos professores dos anos iniciais
title Multimodalidade: concepções e saberes dos professores dos anos iniciais
spellingShingle Multimodalidade: concepções e saberes dos professores dos anos iniciais
lopes Fonseca, Isabel
Formação docente; multimodalidade; práxis docente.
title_short Multimodalidade: concepções e saberes dos professores dos anos iniciais
title_full Multimodalidade: concepções e saberes dos professores dos anos iniciais
title_fullStr Multimodalidade: concepções e saberes dos professores dos anos iniciais
title_full_unstemmed Multimodalidade: concepções e saberes dos professores dos anos iniciais
title_sort Multimodalidade: concepções e saberes dos professores dos anos iniciais
author lopes Fonseca, Isabel
author_facet lopes Fonseca, Isabel
Fonseca, Erisson Jordan Ferreira
Balbino, Elizate Santos
author_role author
author2 Fonseca, Erisson Jordan Ferreira
Balbino, Elizate Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv lopes Fonseca, Isabel
Fonseca, Erisson Jordan Ferreira
Balbino, Elizate Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente; multimodalidade; práxis docente.
topic Formação docente; multimodalidade; práxis docente.
description Compreendemos que a multimodalidade está presente nos contextos sociais, culturais, tecnológicos das crianças e que, por isso, carece ser explorada na sala de aula, para isso, é preciso que os professores apropriem-se desse conhecimento para aplicá-lo em suas aulas. O presente estudo busca investigar as concepções e os saberes dos professores dos anos iniciais acerca da multimodalidade. É uma pesquisa, de cunho qualitativo na qual utilizamos, como instrumentos de geração de dados, a aplicação de questionários aos professores para avaliar as suas percepções e conhecimentos no que diz respeito à multimodalidade, refletindo se o estudo de gêneros multimodais esteve ou está presente na sua formação inicial e continuada. Para pautar o nosso estudo, consideramos pertinentes as pesquisas de Ribeiro (2013), Bombine (2019) e Garcia (2018). Como resultados exordiais, mediante a aplicação dos questionários, nos quais os professores foram instigados a fazer uma autoavaliação dos saberes concernentes à presença do estudo da multimodalidade na sua formação inicial e continuada, percebemos que a maioria dos professores desconhece o tema, visto que, respondeu que esse tema não foi  estudado nos processos formativos dos docentes, consequentemente, passa a não ser um objeto de conhecimento explorado no processo de ensino e aprendizagem nos ciclos de alfabetização.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2059
10.48017/dj.v7i3.2059
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2059
identifier_str_mv 10.48017/dj.v7i3.2059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2059/1707
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Isabel lopes Fonseca, ERISSON, ELIZETE SANTOS BALBINO
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Isabel lopes Fonseca, ERISSON, ELIZETE SANTOS BALBINO
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 7 n. 3 (2022): Contribuições das ciências e das tecnologias para a sociedade
2525-5215
10.48017/dj.v7i3
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051279214641152