O USO (CRÍTICO) DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO (NÃO COMPENSATÓRIA) DE JOVENS E ADULTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joaquim, Bruno dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pesce, Lucila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4102
Resumo: A partir da compilação das ideias de diferentes pesquisadores do campo da educação de jovens e adultos e do campo de estudos sobre uso pedagógico das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), este artigo objetiva: a) discutir as possibilidades oferecidas pelo uso crítico das TDIC na educação, em superação à perspectiva instrumental de seu uso; b) discutir os caminhos para romper com a perspectiva compensatória da educação de jovens e adultos; c) refletir sobre a relação entre o rompimento com os dois paradigmas citados e o conceito de empoderamento freireano, na perspectiva da conquista da autonomia e com vistas à promoção da transformação cultural dos grupos sociais adultos reinseridos na escola. Conclui-se que o propósito do empoderamento é central na ruptura com os velhos paradigmas de EJA e uso pedagógico das TDIC, posicionando-os dentro de uma visão emancipadora e capaz de desequilibrar o entendimento hegemônico do mainstream. Esta discussão pretende também contribuir para corroborar com a centralidade dos aspectos políticos presentes no campo da EJA e da perspectiva crítica do uso pedagógico das TDIC.
id UESB-7_358d6f011dcee7e6ccd37ec3b6998d8e
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4102
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O USO (CRÍTICO) DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO (NÃO COMPENSATÓRIA) DE JOVENS E ADULTOSA partir da compilação das ideias de diferentes pesquisadores do campo da educação de jovens e adultos e do campo de estudos sobre uso pedagógico das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), este artigo objetiva: a) discutir as possibilidades oferecidas pelo uso crítico das TDIC na educação, em superação à perspectiva instrumental de seu uso; b) discutir os caminhos para romper com a perspectiva compensatória da educação de jovens e adultos; c) refletir sobre a relação entre o rompimento com os dois paradigmas citados e o conceito de empoderamento freireano, na perspectiva da conquista da autonomia e com vistas à promoção da transformação cultural dos grupos sociais adultos reinseridos na escola. Conclui-se que o propósito do empoderamento é central na ruptura com os velhos paradigmas de EJA e uso pedagógico das TDIC, posicionando-os dentro de uma visão emancipadora e capaz de desequilibrar o entendimento hegemônico do mainstream. Esta discussão pretende também contribuir para corroborar com a centralidade dos aspectos políticos presentes no campo da EJA e da perspectiva crítica do uso pedagógico das TDIC.Edições UESB2018-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/410210.22481/praxis.v14i29.4102Práxis Educacional; v. 14 n. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 126-142Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 126-142Práxis Educacional; Vol. 14 No. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 126-1422178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4102/3356Joaquim, Bruno dos SantosPesce, Lucilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:16:00Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4102Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:16Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO (CRÍTICO) DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO (NÃO COMPENSATÓRIA) DE JOVENS E ADULTOS
title O USO (CRÍTICO) DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO (NÃO COMPENSATÓRIA) DE JOVENS E ADULTOS
spellingShingle O USO (CRÍTICO) DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO (NÃO COMPENSATÓRIA) DE JOVENS E ADULTOS
Joaquim, Bruno dos Santos
title_short O USO (CRÍTICO) DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO (NÃO COMPENSATÓRIA) DE JOVENS E ADULTOS
title_full O USO (CRÍTICO) DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO (NÃO COMPENSATÓRIA) DE JOVENS E ADULTOS
title_fullStr O USO (CRÍTICO) DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO (NÃO COMPENSATÓRIA) DE JOVENS E ADULTOS
title_full_unstemmed O USO (CRÍTICO) DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO (NÃO COMPENSATÓRIA) DE JOVENS E ADULTOS
title_sort O USO (CRÍTICO) DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO (NÃO COMPENSATÓRIA) DE JOVENS E ADULTOS
author Joaquim, Bruno dos Santos
author_facet Joaquim, Bruno dos Santos
Pesce, Lucila
author_role author
author2 Pesce, Lucila
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Joaquim, Bruno dos Santos
Pesce, Lucila
description A partir da compilação das ideias de diferentes pesquisadores do campo da educação de jovens e adultos e do campo de estudos sobre uso pedagógico das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), este artigo objetiva: a) discutir as possibilidades oferecidas pelo uso crítico das TDIC na educação, em superação à perspectiva instrumental de seu uso; b) discutir os caminhos para romper com a perspectiva compensatória da educação de jovens e adultos; c) refletir sobre a relação entre o rompimento com os dois paradigmas citados e o conceito de empoderamento freireano, na perspectiva da conquista da autonomia e com vistas à promoção da transformação cultural dos grupos sociais adultos reinseridos na escola. Conclui-se que o propósito do empoderamento é central na ruptura com os velhos paradigmas de EJA e uso pedagógico das TDIC, posicionando-os dentro de uma visão emancipadora e capaz de desequilibrar o entendimento hegemônico do mainstream. Esta discussão pretende também contribuir para corroborar com a centralidade dos aspectos políticos presentes no campo da EJA e da perspectiva crítica do uso pedagógico das TDIC.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4102
10.22481/praxis.v14i29.4102
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4102
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v14i29.4102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4102/3356
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 14 n. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 126-142
Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 126-142
Práxis Educacional; Vol. 14 No. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 126-142
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816929259520