A OPÇÃO PELA DOCÊNCIA E OS APRENDIZADOS DA PRÁTICA PROFISSIONAL: PERCURSOS FORMATIVOS DE ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PIBID EM MINAS GERAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lorene dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Andreia dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1860
Resumo: Este texto enfoca os percursos formativos de estudantes participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid, em cinco IES de Minas Gerais. São apresentados e discutidos os resultados parciais de uma pesquisa do tipo survey,envolvendo 884 estudantes, respondentes de um questionário eletrônico que contemplou aspectos relativos ao perfil socioeconômico dos bolsistas, seu percurso formativo e suas percepções sobre a licenciatura e a experiência de formação proporcionada pelo Pibid. Os dados quantitativos são cotejados com dados do Censo do Ensino Superior (2013 e 2014) e as respostas à questão aberta do questionário são analisadas a partir de aportes da pesquisa qualitativa, em diálogo com referenciais teóricos do campo da formação docente. Os resultados trazem evidências de alguns dos aprendizados realizados, confrontos e desafios enfrentados e as perspectivas de ingresso e permanência na profissão.
id UEMG-2_78bd1e0d02e2a500d271a9d56d3288b3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1860
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling A OPÇÃO PELA DOCÊNCIA E OS APRENDIZADOS DA PRÁTICA PROFISSIONAL: PERCURSOS FORMATIVOS DE ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PIBID EM MINAS GERAISformação inicial de professorespercursos formativosPibidEste texto enfoca os percursos formativos de estudantes participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid, em cinco IES de Minas Gerais. São apresentados e discutidos os resultados parciais de uma pesquisa do tipo survey,envolvendo 884 estudantes, respondentes de um questionário eletrônico que contemplou aspectos relativos ao perfil socioeconômico dos bolsistas, seu percurso formativo e suas percepções sobre a licenciatura e a experiência de formação proporcionada pelo Pibid. Os dados quantitativos são cotejados com dados do Censo do Ensino Superior (2013 e 2014) e as respostas à questão aberta do questionário são analisadas a partir de aportes da pesquisa qualitativa, em diálogo com referenciais teóricos do campo da formação docente. Os resultados trazem evidências de alguns dos aprendizados realizados, confrontos e desafios enfrentados e as perspectivas de ingresso e permanência na profissão.EDUEMG2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/186010.24934/eef.v19i28.1860Educação em Foco; Vol. 19 No. 28 (2016): Educação em Foco; 211-239Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 28 (2016): Educação em Foco; 211-239Educação em Foco; v. 19 n. 28 (2016): Educação em Foco; 211-2392317-00931519-332210.24934/eef.v19i28reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1860/983Santos, Lorene dosSantos, Andreia dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1860Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:07Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A OPÇÃO PELA DOCÊNCIA E OS APRENDIZADOS DA PRÁTICA PROFISSIONAL: PERCURSOS FORMATIVOS DE ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PIBID EM MINAS GERAIS
title A OPÇÃO PELA DOCÊNCIA E OS APRENDIZADOS DA PRÁTICA PROFISSIONAL: PERCURSOS FORMATIVOS DE ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PIBID EM MINAS GERAIS
spellingShingle A OPÇÃO PELA DOCÊNCIA E OS APRENDIZADOS DA PRÁTICA PROFISSIONAL: PERCURSOS FORMATIVOS DE ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PIBID EM MINAS GERAIS
Santos, Lorene dos
formação inicial de professores
percursos formativos
Pibid
title_short A OPÇÃO PELA DOCÊNCIA E OS APRENDIZADOS DA PRÁTICA PROFISSIONAL: PERCURSOS FORMATIVOS DE ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PIBID EM MINAS GERAIS
title_full A OPÇÃO PELA DOCÊNCIA E OS APRENDIZADOS DA PRÁTICA PROFISSIONAL: PERCURSOS FORMATIVOS DE ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PIBID EM MINAS GERAIS
title_fullStr A OPÇÃO PELA DOCÊNCIA E OS APRENDIZADOS DA PRÁTICA PROFISSIONAL: PERCURSOS FORMATIVOS DE ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PIBID EM MINAS GERAIS
title_full_unstemmed A OPÇÃO PELA DOCÊNCIA E OS APRENDIZADOS DA PRÁTICA PROFISSIONAL: PERCURSOS FORMATIVOS DE ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PIBID EM MINAS GERAIS
title_sort A OPÇÃO PELA DOCÊNCIA E OS APRENDIZADOS DA PRÁTICA PROFISSIONAL: PERCURSOS FORMATIVOS DE ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PIBID EM MINAS GERAIS
author Santos, Lorene dos
author_facet Santos, Lorene dos
Santos, Andreia dos
author_role author
author2 Santos, Andreia dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lorene dos
Santos, Andreia dos
dc.subject.por.fl_str_mv formação inicial de professores
percursos formativos
Pibid
topic formação inicial de professores
percursos formativos
Pibid
description Este texto enfoca os percursos formativos de estudantes participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid, em cinco IES de Minas Gerais. São apresentados e discutidos os resultados parciais de uma pesquisa do tipo survey,envolvendo 884 estudantes, respondentes de um questionário eletrônico que contemplou aspectos relativos ao perfil socioeconômico dos bolsistas, seu percurso formativo e suas percepções sobre a licenciatura e a experiência de formação proporcionada pelo Pibid. Os dados quantitativos são cotejados com dados do Censo do Ensino Superior (2013 e 2014) e as respostas à questão aberta do questionário são analisadas a partir de aportes da pesquisa qualitativa, em diálogo com referenciais teóricos do campo da formação docente. Os resultados trazem evidências de alguns dos aprendizados realizados, confrontos e desafios enfrentados e as perspectivas de ingresso e permanência na profissão.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1860
10.24934/eef.v19i28.1860
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1860
identifier_str_mv 10.24934/eef.v19i28.1860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1860/983
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 19 No. 28 (2016): Educação em Foco; 211-239
Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 28 (2016): Educação em Foco; 211-239
Educação em Foco; v. 19 n. 28 (2016): Educação em Foco; 211-239
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v19i28
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469321789440