A etnocenologia, histórias de vida e percurso formativo: professores de dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ricardo Augusto Gomes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Paixão, Carlos Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11853
Resumo: Este artigo problematizou o encontro entre as histórias de vida no âmbito do cotidiano e da cultura popular amazônica, cujo objetivo foi identificar o entrelaçamento entre histórias de vida e a etnocenologia no percurso formativo dos estudantes da Licenciatura em dança. Os resultados mostraram que o uso das histórias de vida como recurso metodológico para a identificação dos objetos de pesquisa consagraram a constituição de pessoa e do docente mediados pela cultura local e o cotidiano, o que possibilitou a constatação de que a etnocenologia nessa formação caminhou para além do caráter curricular, uma vez que esta sempre esteve presente em suas vidas. Concluiu-se que a etnocenologia foi a teoria que mais embasou a compreensão da realidade social e cultural dos estudantes em relação a manifestações culturais dos lugares onde vivem.
id UNESP-15_b821c712765d4f2f294d4dd0d31f48fc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11853
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A etnocenologia, histórias de vida e percurso formativo: professores de dançaEtnocenologiaHistórias de vidaPercurso formativoDança.Este artigo problematizou o encontro entre as histórias de vida no âmbito do cotidiano e da cultura popular amazônica, cujo objetivo foi identificar o entrelaçamento entre histórias de vida e a etnocenologia no percurso formativo dos estudantes da Licenciatura em dança. Os resultados mostraram que o uso das histórias de vida como recurso metodológico para a identificação dos objetos de pesquisa consagraram a constituição de pessoa e do docente mediados pela cultura local e o cotidiano, o que possibilitou a constatação de que a etnocenologia nessa formação caminhou para além do caráter curricular, uma vez que esta sempre esteve presente em suas vidas. Concluiu-se que a etnocenologia foi a teoria que mais embasou a compreensão da realidade social e cultural dos estudantes em relação a manifestações culturais dos lugares onde vivem.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/1185310.21723/riaee.v14i1.11853Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; (2019) v. 14, n. 1, jan./mar.; 265-279Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; (2019) v. 14, n. 1, jan./mar.; 265-2791982-55872446-860610.21723/riaee.v14i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporspahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11853/7899https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11853/7900https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11853/7984Copyright (c) 2019 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Ricardo Augusto GomesPaixão, Carlos Jorge2019-06-25T00:29:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11853Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2019-06-25T00:29:40Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A etnocenologia, histórias de vida e percurso formativo: professores de dança
title A etnocenologia, histórias de vida e percurso formativo: professores de dança
spellingShingle A etnocenologia, histórias de vida e percurso formativo: professores de dança
Pereira, Ricardo Augusto Gomes
Etnocenologia
Histórias de vida
Percurso formativo
Dança.
title_short A etnocenologia, histórias de vida e percurso formativo: professores de dança
title_full A etnocenologia, histórias de vida e percurso formativo: professores de dança
title_fullStr A etnocenologia, histórias de vida e percurso formativo: professores de dança
title_full_unstemmed A etnocenologia, histórias de vida e percurso formativo: professores de dança
title_sort A etnocenologia, histórias de vida e percurso formativo: professores de dança
author Pereira, Ricardo Augusto Gomes
author_facet Pereira, Ricardo Augusto Gomes
Paixão, Carlos Jorge
author_role author
author2 Paixão, Carlos Jorge
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ricardo Augusto Gomes
Paixão, Carlos Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Etnocenologia
Histórias de vida
Percurso formativo
Dança.
topic Etnocenologia
Histórias de vida
Percurso formativo
Dança.
description Este artigo problematizou o encontro entre as histórias de vida no âmbito do cotidiano e da cultura popular amazônica, cujo objetivo foi identificar o entrelaçamento entre histórias de vida e a etnocenologia no percurso formativo dos estudantes da Licenciatura em dança. Os resultados mostraram que o uso das histórias de vida como recurso metodológico para a identificação dos objetos de pesquisa consagraram a constituição de pessoa e do docente mediados pela cultura local e o cotidiano, o que possibilitou a constatação de que a etnocenologia nessa formação caminhou para além do caráter curricular, uma vez que esta sempre esteve presente em suas vidas. Concluiu-se que a etnocenologia foi a teoria que mais embasou a compreensão da realidade social e cultural dos estudantes em relação a manifestações culturais dos lugares onde vivem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11853
10.21723/riaee.v14i1.11853
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11853
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v14i1.11853
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
language por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11853/7899
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11853/7900
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11853/7984
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; (2019) v. 14, n. 1, jan./mar.; 265-279
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; (2019) v. 14, n. 1, jan./mar.; 265-279
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v14i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215856750264320