Formação continuada de professores: curso de capacitação ou grupo colaborativo?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/587 |
Resumo: | Este trabalho narra a história de um Grupo Colaborativo de Estudos em Educação Matemática (GCEEM), escrita sob o ponto de vista de seus próprios participantes. A intenção inicial era apenas ter por escrito o registro desta história, para que o tempo não apagasse experiências importantes e significativas da trajetória desse grupo que julgamos diferente de outros que conhecemos, por não possuir vínculo com qualquer instituição de ensino privada ou pública, sem nenhuma remuneração ou dispensa de nossas atividades escolares. Decidimos, então, que cada integrante contaria de que forma o grupo surgiu em sua vida, as contribuições e as mudanças provocadas em sua prática enquanto educador. Como o grupo, desde seu início, em 2005, já possuía a prática de ter memórias (atas), escritas pelos seus próprios participantes, optou-se, também, por revisá-las. Ao escrevermos e analisarmos nossa própria história, (re)visitando as memórias do grupo e as narrativas pessoais, percebemos que além de divulgar nossa experiência para inspirar novos grupos, seria importante obtermos o reconhecimento e a validação da nossa prática pelas políticas públicas como uma valiosa alternativa de formação continuada. Grupos colaborativos, como o nosso, são espaços de reflexões que promovem aperfeiçoamento e mudança de nossas práticas pedagógicas. São espaços em que temos alcançado a “verdadeira” formação continuada. |
id |
UESB-7_460a7a0836ab8e8f468c8f3eef8249e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/587 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada de professores: curso de capacitação ou grupo colaborativo?ColaboraçãoFormação continuadaPolíticas PúblicasEste trabalho narra a história de um Grupo Colaborativo de Estudos em Educação Matemática (GCEEM), escrita sob o ponto de vista de seus próprios participantes. A intenção inicial era apenas ter por escrito o registro desta história, para que o tempo não apagasse experiências importantes e significativas da trajetória desse grupo que julgamos diferente de outros que conhecemos, por não possuir vínculo com qualquer instituição de ensino privada ou pública, sem nenhuma remuneração ou dispensa de nossas atividades escolares. Decidimos, então, que cada integrante contaria de que forma o grupo surgiu em sua vida, as contribuições e as mudanças provocadas em sua prática enquanto educador. Como o grupo, desde seu início, em 2005, já possuía a prática de ter memórias (atas), escritas pelos seus próprios participantes, optou-se, também, por revisá-las. Ao escrevermos e analisarmos nossa própria história, (re)visitando as memórias do grupo e as narrativas pessoais, percebemos que além de divulgar nossa experiência para inspirar novos grupos, seria importante obtermos o reconhecimento e a validação da nossa prática pelas políticas públicas como uma valiosa alternativa de formação continuada. Grupos colaborativos, como o nosso, são espaços de reflexões que promovem aperfeiçoamento e mudança de nossas práticas pedagógicas. São espaços em que temos alcançado a “verdadeira” formação continuada.Edições UESB2009-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/587Práxis Educacional; v. 5 n. 6 (2009): Políticas de Educação Básica; 33-58Práxis Educacional; Vol. 5 Núm. 6 (2009): Políticas de Educação Básica; 33-58Práxis Educacional; Vol. 5 No. 6 (2009): Políticas de Educação Básica; 33-582178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/587/481http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCristovão, Eliane MatescoCoelho, Juliana C. B. Gomes Carvalho, Renata Ferri de 2021-03-22T22:58:42Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/587Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:58:42Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores: curso de capacitação ou grupo colaborativo? |
title |
Formação continuada de professores: curso de capacitação ou grupo colaborativo? |
spellingShingle |
Formação continuada de professores: curso de capacitação ou grupo colaborativo? Cristovão, Eliane Matesco Colaboração Formação continuada Políticas Públicas |
title_short |
Formação continuada de professores: curso de capacitação ou grupo colaborativo? |
title_full |
Formação continuada de professores: curso de capacitação ou grupo colaborativo? |
title_fullStr |
Formação continuada de professores: curso de capacitação ou grupo colaborativo? |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores: curso de capacitação ou grupo colaborativo? |
title_sort |
Formação continuada de professores: curso de capacitação ou grupo colaborativo? |
author |
Cristovão, Eliane Matesco |
author_facet |
Cristovão, Eliane Matesco Coelho, Juliana C. B. Gomes Carvalho, Renata Ferri de |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Juliana C. B. Gomes Carvalho, Renata Ferri de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristovão, Eliane Matesco Coelho, Juliana C. B. Gomes Carvalho, Renata Ferri de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Colaboração Formação continuada Políticas Públicas |
topic |
Colaboração Formação continuada Políticas Públicas |
description |
Este trabalho narra a história de um Grupo Colaborativo de Estudos em Educação Matemática (GCEEM), escrita sob o ponto de vista de seus próprios participantes. A intenção inicial era apenas ter por escrito o registro desta história, para que o tempo não apagasse experiências importantes e significativas da trajetória desse grupo que julgamos diferente de outros que conhecemos, por não possuir vínculo com qualquer instituição de ensino privada ou pública, sem nenhuma remuneração ou dispensa de nossas atividades escolares. Decidimos, então, que cada integrante contaria de que forma o grupo surgiu em sua vida, as contribuições e as mudanças provocadas em sua prática enquanto educador. Como o grupo, desde seu início, em 2005, já possuía a prática de ter memórias (atas), escritas pelos seus próprios participantes, optou-se, também, por revisá-las. Ao escrevermos e analisarmos nossa própria história, (re)visitando as memórias do grupo e as narrativas pessoais, percebemos que além de divulgar nossa experiência para inspirar novos grupos, seria importante obtermos o reconhecimento e a validação da nossa prática pelas políticas públicas como uma valiosa alternativa de formação continuada. Grupos colaborativos, como o nosso, são espaços de reflexões que promovem aperfeiçoamento e mudança de nossas práticas pedagógicas. São espaços em que temos alcançado a “verdadeira” formação continuada. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/587 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/587/481 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 5 n. 6 (2009): Políticas de Educação Básica; 33-58 Práxis Educacional; Vol. 5 Núm. 6 (2009): Políticas de Educação Básica; 33-58 Práxis Educacional; Vol. 5 No. 6 (2009): Políticas de Educação Básica; 33-58 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815030288384 |