PIBID Matemática UNIFEI uma experiência de colaboração e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristovão, Eliane Matesco
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Marcatto, Flavia Sueli Fabiani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/71
Resumo: RESUMO O objetivo deste artigo é relatar a experiência de colaboração e aprendizagem em construção no âmbito do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Itajubá. A partir da análise qualitativa: dos registros realizados pelos licenciandos e pelos professores supervisores em seus portfólios; dos relatórios de todos os integrantes do subprojeto; das memórias das reuniões de área, procurou-se evidenciar os resultados alcançados. Entre eles podemos destacar a percepção de que o contato inicial dos licenciandos com a escola, seus documentos e projetos, propiciou oportunidades de conhecer sua complexidade, seu contexto. As reflexões compartilhadas durante o estudo dos materiais e registros produzidos permitiram identificar em quais situações os licenciandos podiam agir, em relação ao ensino da Matemática. Os projetos e intervenções desenvolvidos promoveram uma aproximação maior entre licenciandos, supervisores e alunos da escola, além de propiciarem reflexões sobre a importância de se utilizarem diferentes abordagens e materiais para o ensino da Matemática. Projetos e intervenções que utilizaram formulários de múltipla entrada, tecnologias, jogos, resolução de problemas, aulas investigativas e materiais concretos, foram realizados no contraturno das aulas. Considerando os projetos e as intervenções, realizados nessa fase de implementação, é possível observar a valorização da aproximação e articulação do mundo de trabalho e o espaço acadêmico, sendo reconhecidas pelos bolsistas como produtivas.PALAVRAS-CHAVE: FORMA
id UNICID_7408f908bb2d6e169bbdcd40f0a40d75
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/71
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling PIBID Matemática UNIFEI uma experiência de colaboração e aprendizagemFormação inicial e continuadaPIBIDMatemáticaColaboraçãoRESUMO O objetivo deste artigo é relatar a experiência de colaboração e aprendizagem em construção no âmbito do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Itajubá. A partir da análise qualitativa: dos registros realizados pelos licenciandos e pelos professores supervisores em seus portfólios; dos relatórios de todos os integrantes do subprojeto; das memórias das reuniões de área, procurou-se evidenciar os resultados alcançados. Entre eles podemos destacar a percepção de que o contato inicial dos licenciandos com a escola, seus documentos e projetos, propiciou oportunidades de conhecer sua complexidade, seu contexto. As reflexões compartilhadas durante o estudo dos materiais e registros produzidos permitiram identificar em quais situações os licenciandos podiam agir, em relação ao ensino da Matemática. Os projetos e intervenções desenvolvidos promoveram uma aproximação maior entre licenciandos, supervisores e alunos da escola, além de propiciarem reflexões sobre a importância de se utilizarem diferentes abordagens e materiais para o ensino da Matemática. Projetos e intervenções que utilizaram formulários de múltipla entrada, tecnologias, jogos, resolução de problemas, aulas investigativas e materiais concretos, foram realizados no contraturno das aulas. Considerando os projetos e as intervenções, realizados nessa fase de implementação, é possível observar a valorização da aproximação e articulação do mundo de trabalho e o espaço acadêmico, sendo reconhecidas pelos bolsistas como produtivas.PALAVRAS-CHAVE: FORMAUniversidade Cidade de São Paulo2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/7110.26843/v11.n1.2018.71.p110 - 119Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 110 - 119Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 110 - 119Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 110 - 1191982-863210.26843/ae.v11.n1.2018reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/71/442Copyright (c) 2018 Eliane Matesco Cristovão, Flavia Sueli Fabiani Marcattoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCristovão, Eliane MatescoMarcatto, Flavia Sueli Fabiani2023-07-22T22:27:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/71Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:27:07Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv PIBID Matemática UNIFEI uma experiência de colaboração e aprendizagem
title PIBID Matemática UNIFEI uma experiência de colaboração e aprendizagem
spellingShingle PIBID Matemática UNIFEI uma experiência de colaboração e aprendizagem
Cristovão, Eliane Matesco
Formação inicial e continuada
PIBID
Matemática
Colaboração
title_short PIBID Matemática UNIFEI uma experiência de colaboração e aprendizagem
title_full PIBID Matemática UNIFEI uma experiência de colaboração e aprendizagem
title_fullStr PIBID Matemática UNIFEI uma experiência de colaboração e aprendizagem
title_full_unstemmed PIBID Matemática UNIFEI uma experiência de colaboração e aprendizagem
title_sort PIBID Matemática UNIFEI uma experiência de colaboração e aprendizagem
author Cristovão, Eliane Matesco
author_facet Cristovão, Eliane Matesco
Marcatto, Flavia Sueli Fabiani
author_role author
author2 Marcatto, Flavia Sueli Fabiani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristovão, Eliane Matesco
Marcatto, Flavia Sueli Fabiani
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial e continuada
PIBID
Matemática
Colaboração
topic Formação inicial e continuada
PIBID
Matemática
Colaboração
description RESUMO O objetivo deste artigo é relatar a experiência de colaboração e aprendizagem em construção no âmbito do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Itajubá. A partir da análise qualitativa: dos registros realizados pelos licenciandos e pelos professores supervisores em seus portfólios; dos relatórios de todos os integrantes do subprojeto; das memórias das reuniões de área, procurou-se evidenciar os resultados alcançados. Entre eles podemos destacar a percepção de que o contato inicial dos licenciandos com a escola, seus documentos e projetos, propiciou oportunidades de conhecer sua complexidade, seu contexto. As reflexões compartilhadas durante o estudo dos materiais e registros produzidos permitiram identificar em quais situações os licenciandos podiam agir, em relação ao ensino da Matemática. Os projetos e intervenções desenvolvidos promoveram uma aproximação maior entre licenciandos, supervisores e alunos da escola, além de propiciarem reflexões sobre a importância de se utilizarem diferentes abordagens e materiais para o ensino da Matemática. Projetos e intervenções que utilizaram formulários de múltipla entrada, tecnologias, jogos, resolução de problemas, aulas investigativas e materiais concretos, foram realizados no contraturno das aulas. Considerando os projetos e as intervenções, realizados nessa fase de implementação, é possível observar a valorização da aproximação e articulação do mundo de trabalho e o espaço acadêmico, sendo reconhecidas pelos bolsistas como produtivas.PALAVRAS-CHAVE: FORMA
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/71
10.26843/v11.n1.2018.71.p110 - 119
url https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/71
identifier_str_mv 10.26843/v11.n1.2018.71.p110 - 119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/71/442
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Eliane Matesco Cristovão, Flavia Sueli Fabiani Marcatto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Eliane Matesco Cristovão, Flavia Sueli Fabiani Marcatto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 110 - 119
Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 110 - 119
Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 110 - 119
1982-8632
10.26843/ae.v11.n1.2018
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315140385341440