PIBID Matemática UNIFEI uma experiência de colaboração e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/71 |
Resumo: | RESUMO O objetivo deste artigo é relatar a experiência de colaboração e aprendizagem em construção no âmbito do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Itajubá. A partir da análise qualitativa: dos registros realizados pelos licenciandos e pelos professores supervisores em seus portfólios; dos relatórios de todos os integrantes do subprojeto; das memórias das reuniões de área, procurou-se evidenciar os resultados alcançados. Entre eles podemos destacar a percepção de que o contato inicial dos licenciandos com a escola, seus documentos e projetos, propiciou oportunidades de conhecer sua complexidade, seu contexto. As reflexões compartilhadas durante o estudo dos materiais e registros produzidos permitiram identificar em quais situações os licenciandos podiam agir, em relação ao ensino da Matemática. Os projetos e intervenções desenvolvidos promoveram uma aproximação maior entre licenciandos, supervisores e alunos da escola, além de propiciarem reflexões sobre a importância de se utilizarem diferentes abordagens e materiais para o ensino da Matemática. Projetos e intervenções que utilizaram formulários de múltipla entrada, tecnologias, jogos, resolução de problemas, aulas investigativas e materiais concretos, foram realizados no contraturno das aulas. Considerando os projetos e as intervenções, realizados nessa fase de implementação, é possível observar a valorização da aproximação e articulação do mundo de trabalho e o espaço acadêmico, sendo reconhecidas pelos bolsistas como produtivas.PALAVRAS-CHAVE: FORMA |
id |
UNICID_7408f908bb2d6e169bbdcd40f0a40d75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/71 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
PIBID Matemática UNIFEI uma experiência de colaboração e aprendizagemFormação inicial e continuadaPIBIDMatemáticaColaboraçãoRESUMO O objetivo deste artigo é relatar a experiência de colaboração e aprendizagem em construção no âmbito do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Itajubá. A partir da análise qualitativa: dos registros realizados pelos licenciandos e pelos professores supervisores em seus portfólios; dos relatórios de todos os integrantes do subprojeto; das memórias das reuniões de área, procurou-se evidenciar os resultados alcançados. Entre eles podemos destacar a percepção de que o contato inicial dos licenciandos com a escola, seus documentos e projetos, propiciou oportunidades de conhecer sua complexidade, seu contexto. As reflexões compartilhadas durante o estudo dos materiais e registros produzidos permitiram identificar em quais situações os licenciandos podiam agir, em relação ao ensino da Matemática. Os projetos e intervenções desenvolvidos promoveram uma aproximação maior entre licenciandos, supervisores e alunos da escola, além de propiciarem reflexões sobre a importância de se utilizarem diferentes abordagens e materiais para o ensino da Matemática. Projetos e intervenções que utilizaram formulários de múltipla entrada, tecnologias, jogos, resolução de problemas, aulas investigativas e materiais concretos, foram realizados no contraturno das aulas. Considerando os projetos e as intervenções, realizados nessa fase de implementação, é possível observar a valorização da aproximação e articulação do mundo de trabalho e o espaço acadêmico, sendo reconhecidas pelos bolsistas como produtivas.PALAVRAS-CHAVE: FORMAUniversidade Cidade de São Paulo2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/7110.26843/v11.n1.2018.71.p110 - 119Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 110 - 119Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 110 - 119Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 110 - 1191982-863210.26843/ae.v11.n1.2018reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/71/442Copyright (c) 2018 Eliane Matesco Cristovão, Flavia Sueli Fabiani Marcattoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCristovão, Eliane MatescoMarcatto, Flavia Sueli Fabiani2023-07-22T22:27:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/71Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:27:07Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PIBID Matemática UNIFEI uma experiência de colaboração e aprendizagem |
title |
PIBID Matemática UNIFEI uma experiência de colaboração e aprendizagem |
spellingShingle |
PIBID Matemática UNIFEI uma experiência de colaboração e aprendizagem Cristovão, Eliane Matesco Formação inicial e continuada PIBID Matemática Colaboração |
title_short |
PIBID Matemática UNIFEI uma experiência de colaboração e aprendizagem |
title_full |
PIBID Matemática UNIFEI uma experiência de colaboração e aprendizagem |
title_fullStr |
PIBID Matemática UNIFEI uma experiência de colaboração e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
PIBID Matemática UNIFEI uma experiência de colaboração e aprendizagem |
title_sort |
PIBID Matemática UNIFEI uma experiência de colaboração e aprendizagem |
author |
Cristovão, Eliane Matesco |
author_facet |
Cristovão, Eliane Matesco Marcatto, Flavia Sueli Fabiani |
author_role |
author |
author2 |
Marcatto, Flavia Sueli Fabiani |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristovão, Eliane Matesco Marcatto, Flavia Sueli Fabiani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial e continuada PIBID Matemática Colaboração |
topic |
Formação inicial e continuada PIBID Matemática Colaboração |
description |
RESUMO O objetivo deste artigo é relatar a experiência de colaboração e aprendizagem em construção no âmbito do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Itajubá. A partir da análise qualitativa: dos registros realizados pelos licenciandos e pelos professores supervisores em seus portfólios; dos relatórios de todos os integrantes do subprojeto; das memórias das reuniões de área, procurou-se evidenciar os resultados alcançados. Entre eles podemos destacar a percepção de que o contato inicial dos licenciandos com a escola, seus documentos e projetos, propiciou oportunidades de conhecer sua complexidade, seu contexto. As reflexões compartilhadas durante o estudo dos materiais e registros produzidos permitiram identificar em quais situações os licenciandos podiam agir, em relação ao ensino da Matemática. Os projetos e intervenções desenvolvidos promoveram uma aproximação maior entre licenciandos, supervisores e alunos da escola, além de propiciarem reflexões sobre a importância de se utilizarem diferentes abordagens e materiais para o ensino da Matemática. Projetos e intervenções que utilizaram formulários de múltipla entrada, tecnologias, jogos, resolução de problemas, aulas investigativas e materiais concretos, foram realizados no contraturno das aulas. Considerando os projetos e as intervenções, realizados nessa fase de implementação, é possível observar a valorização da aproximação e articulação do mundo de trabalho e o espaço acadêmico, sendo reconhecidas pelos bolsistas como produtivas.PALAVRAS-CHAVE: FORMA |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/71 10.26843/v11.n1.2018.71.p110 - 119 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/71 |
identifier_str_mv |
10.26843/v11.n1.2018.71.p110 - 119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/71/442 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Eliane Matesco Cristovão, Flavia Sueli Fabiani Marcatto info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Eliane Matesco Cristovão, Flavia Sueli Fabiani Marcatto |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 110 - 119 Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 110 - 119 Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 110 - 119 1982-8632 10.26843/ae.v11.n1.2018 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315140385341440 |