Formação continuada de professores: curso de capacitação ou grupo colaborativo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristovão, Eliane Matesco
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Coelho, Juliana C. B. Gomes, Carvalho, Renata Ferri de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/587
Resumo: Este trabalho narra a história de um Grupo Colaborativo de Estudos em Educação Matemática (GCEEM), escrita sob o ponto de vista de seus próprios participantes. A intenção inicial era apenas ter por escrito o registro desta história, para que o tempo não apagasse experiências importantes e significativas da trajetória desse grupo que julgamos diferente de outros que conhecemos, por não possuir vínculo com qualquer instituição de ensino privada ou pública, sem nenhuma remuneração ou dispensa de nossas atividades escolares. Decidimos, então, que cada integrante contaria de que forma o grupo surgiu em sua vida, as contribuições e as mudanças provocadas em sua prática enquanto educador. Como o grupo, desde seu início, em 2005, já possuía a prática de ter memórias (atas), escritas pelos seus próprios participantes, optou-se, também, por revisá-las. Ao escrevermos e analisarmos nossa própria história, (re)visitando as memórias do grupo e as narrativas pessoais, percebemos que além de divulgar nossa experiência para inspirar novos grupos, seria importante obtermos o reconhecimento e a validação da nossa prática pelas políticas públicas como uma valiosa alternativa de formação continuada. Grupos colaborativos, como o nosso, são espaços de reflexões que promovem aperfeiçoamento e mudança de nossas práticas pedagógicas. São espaços em que temos alcançado a “verdadeira” formação continuada.
id UESB-7_460a7a0836ab8e8f468c8f3eef8249e8
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/587
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores: curso de capacitação ou grupo colaborativo?ColaboraçãoFormação continuadaPolíticas PúblicasEste trabalho narra a história de um Grupo Colaborativo de Estudos em Educação Matemática (GCEEM), escrita sob o ponto de vista de seus próprios participantes. A intenção inicial era apenas ter por escrito o registro desta história, para que o tempo não apagasse experiências importantes e significativas da trajetória desse grupo que julgamos diferente de outros que conhecemos, por não possuir vínculo com qualquer instituição de ensino privada ou pública, sem nenhuma remuneração ou dispensa de nossas atividades escolares. Decidimos, então, que cada integrante contaria de que forma o grupo surgiu em sua vida, as contribuições e as mudanças provocadas em sua prática enquanto educador. Como o grupo, desde seu início, em 2005, já possuía a prática de ter memórias (atas), escritas pelos seus próprios participantes, optou-se, também, por revisá-las. Ao escrevermos e analisarmos nossa própria história, (re)visitando as memórias do grupo e as narrativas pessoais, percebemos que além de divulgar nossa experiência para inspirar novos grupos, seria importante obtermos o reconhecimento e a validação da nossa prática pelas políticas públicas como uma valiosa alternativa de formação continuada. Grupos colaborativos, como o nosso, são espaços de reflexões que promovem aperfeiçoamento e mudança de nossas práticas pedagógicas. São espaços em que temos alcançado a “verdadeira” formação continuada.Edições UESB2009-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/587Práxis Educacional; v. 5 n. 6 (2009): Políticas de Educação Básica; 33-58Práxis Educacional; Vol. 5 Núm. 6 (2009): Políticas de Educação Básica; 33-58Práxis Educacional; Vol. 5 No. 6 (2009): Políticas de Educação Básica; 33-582178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/587/481http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCristovão, Eliane MatescoCoelho, Juliana C. B. Gomes Carvalho, Renata Ferri de 2021-03-22T22:58:42Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/587Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:58:42Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores: curso de capacitação ou grupo colaborativo?
title Formação continuada de professores: curso de capacitação ou grupo colaborativo?
spellingShingle Formação continuada de professores: curso de capacitação ou grupo colaborativo?
Cristovão, Eliane Matesco
Colaboração
Formação continuada
Políticas Públicas
title_short Formação continuada de professores: curso de capacitação ou grupo colaborativo?
title_full Formação continuada de professores: curso de capacitação ou grupo colaborativo?
title_fullStr Formação continuada de professores: curso de capacitação ou grupo colaborativo?
title_full_unstemmed Formação continuada de professores: curso de capacitação ou grupo colaborativo?
title_sort Formação continuada de professores: curso de capacitação ou grupo colaborativo?
author Cristovão, Eliane Matesco
author_facet Cristovão, Eliane Matesco
Coelho, Juliana C. B. Gomes
Carvalho, Renata Ferri de
author_role author
author2 Coelho, Juliana C. B. Gomes
Carvalho, Renata Ferri de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristovão, Eliane Matesco
Coelho, Juliana C. B. Gomes
Carvalho, Renata Ferri de
dc.subject.por.fl_str_mv Colaboração
Formação continuada
Políticas Públicas
topic Colaboração
Formação continuada
Políticas Públicas
description Este trabalho narra a história de um Grupo Colaborativo de Estudos em Educação Matemática (GCEEM), escrita sob o ponto de vista de seus próprios participantes. A intenção inicial era apenas ter por escrito o registro desta história, para que o tempo não apagasse experiências importantes e significativas da trajetória desse grupo que julgamos diferente de outros que conhecemos, por não possuir vínculo com qualquer instituição de ensino privada ou pública, sem nenhuma remuneração ou dispensa de nossas atividades escolares. Decidimos, então, que cada integrante contaria de que forma o grupo surgiu em sua vida, as contribuições e as mudanças provocadas em sua prática enquanto educador. Como o grupo, desde seu início, em 2005, já possuía a prática de ter memórias (atas), escritas pelos seus próprios participantes, optou-se, também, por revisá-las. Ao escrevermos e analisarmos nossa própria história, (re)visitando as memórias do grupo e as narrativas pessoais, percebemos que além de divulgar nossa experiência para inspirar novos grupos, seria importante obtermos o reconhecimento e a validação da nossa prática pelas políticas públicas como uma valiosa alternativa de formação continuada. Grupos colaborativos, como o nosso, são espaços de reflexões que promovem aperfeiçoamento e mudança de nossas práticas pedagógicas. São espaços em que temos alcançado a “verdadeira” formação continuada.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/587
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/587/481
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 5 n. 6 (2009): Políticas de Educação Básica; 33-58
Práxis Educacional; Vol. 5 Núm. 6 (2009): Políticas de Educação Básica; 33-58
Práxis Educacional; Vol. 5 No. 6 (2009): Políticas de Educação Básica; 33-58
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815030288384