THE INTERLOCUTION OF THE SUPERVISED INTERNSHIP AND INCLUSIVE EDUCATION: WHAT DO SCIENTIFIC WORKS SAY?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Julimar Santiago
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Correia, Patrícia Carla da Hora, Santos, Débora Regina Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6460
Resumo: Resumo: A escola da contemporaneidade provocou transformações na atuação docente. A década de 80, marcada pelos movimentos sociais, e pela luta a favor da democratização do ensino, traz para o interior da escola a população que sempre esteve à margem das políticas educacionais. Torna-se imperativo uma reorganização da escola e também, dos novos docentes, ainda mais comprometidos com a transformação social, e com uma educação inclusiva. A formação inicial dos novos professores perpassa pela participação nos estágios supervisionados, entendido aqui como um momento fundamental no processo formativo.  Quais são as contribuições dos trabalhos acadêmicos (2008-2018), para a produção de conhecimento na inter-relação entre estágio supervisionado e educação inclusiva? Este estudo tem como objetivo mapear e discutir as contribuições dos trabalhos acadêmico-científicos que abordem a inter-relação entre o estágio supervisionado e educação inclusiva. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica buscando artigos, teses e dissertações em dois repositórios acadêmicos, a saber: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Mostra a sua relevância ao abordar que a formação inicial precisa contemplar no designer pedagógico das instituições superiores a partir das demandas pedagógicas, reflexão e ressignificação das práticas dos estagiários por meio de uma estrutura formativa, tendo como princípio a práxis dialógica e transformadora. Além de recomendar a realização de outras pesquisas que mostrem essa inter-relação tão necessária e urgente.  
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spelling THE INTERLOCUTION OF THE SUPERVISED INTERNSHIP AND INCLUSIVE EDUCATION: WHAT DO SCIENTIFIC WORKS SAY?A INTERLOCUÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: QUE DIZEM OS TRABALHOS CIENTÍFICOS?LA INTERLOCCION DE LAS PRACTICAS TUTELADAS Y LA EDUCACION INCLUSIVA: ¿QUÉ DICEN LOS TRABAJOS CIENTIFICOS?Educação inclusivaEstágio supervisionadoFormação inicialEducación inclusivaPrácticas tuteladasFormación inicialInclusive educationSupervised internshipInitial formationResumo: A escola da contemporaneidade provocou transformações na atuação docente. A década de 80, marcada pelos movimentos sociais, e pela luta a favor da democratização do ensino, traz para o interior da escola a população que sempre esteve à margem das políticas educacionais. Torna-se imperativo uma reorganização da escola e também, dos novos docentes, ainda mais comprometidos com a transformação social, e com uma educação inclusiva. A formação inicial dos novos professores perpassa pela participação nos estágios supervisionados, entendido aqui como um momento fundamental no processo formativo.  Quais são as contribuições dos trabalhos acadêmicos (2008-2018), para a produção de conhecimento na inter-relação entre estágio supervisionado e educação inclusiva? Este estudo tem como objetivo mapear e discutir as contribuições dos trabalhos acadêmico-científicos que abordem a inter-relação entre o estágio supervisionado e educação inclusiva. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica buscando artigos, teses e dissertações em dois repositórios acadêmicos, a saber: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Mostra a sua relevância ao abordar que a formação inicial precisa contemplar no designer pedagógico das instituições superiores a partir das demandas pedagógicas, reflexão e ressignificação das práticas dos estagiários por meio de uma estrutura formativa, tendo como princípio a práxis dialógica e transformadora. Além de recomendar a realização de outras pesquisas que mostrem essa inter-relação tão necessária e urgente.   La escuela de la contemporaneidad provocó transformaciones en la actuación docente. La década de 80, marcada por los movimientos sociales y por la lucha en favor de la democratización del enseno, trae para el interior de la escuela la populación que siempre estuvo a margen de las políticas educacionales. Se hace imperativa una reorganización de la escuela y también de los nuevos docentes, aun más comprometidos con la transformación social y con una educación inclusiva. La formación inicial de los nuevos profesores pasa por la participación en las prácticas tuteladas, entendidas aquí como un momento fundamental en el proceso formativo. ¿Cuáles son las contribuciones de los trabajos académicos (2008-2018), para la producción del conocimiento en la inter relación entre prácticas tuteladas y la educación inclusiva? Este estudio tiene como objetivo mapear y discutir contribuciones de los trabajos académicos-científicos que aborden la interrelación entre la práctica tutelada y la educación inclusiva. El método utilizado fue la pesquisa bibliográfica, buscando artículos, tesis y disertaciones en dos repositorios académicos a saber: Asociación Nacional de Pos-Graduación y Pesquisa en Educación (ANPED), y la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD). Muestra a su relevancia al abordar que la formación inicial necesita contemplar en el programa pedagógico de las instituciones superiores, a partir de las demandas pedagógicas, reflexión y resignificación de las actividades de los profesores en formación por medio de una estructura formativa teniendo como principio la praxis dialógica y transformadora. Además de recomendar la realización de otras investigaciones que muestren esta interrelación tan necesaria y urgente. The contemporary school caused changes in teaching. The decade of the 80s, marked by social movements, and by the struggle for the democratization of education, brings a population that has always been on the margins of educational policies to inside of the school. It was imperative to reorganize the school and also the new teachers, even more committed with social transformation and inclusive education. The initial formation of new teachers involves participation in supervised internships, presented here as a fundamental moment in the training process. The complexity of teaching linked to the proposal by an inclusive school led to the present study the investigation of following question: What are the contributions of academic studies (2008-2018), for the production of knowledge in the interrelationship between supervised internship and inclusive education? This study aims to map and discuss the contributions of academic-scientific studies that approach an interrelation between supervised internship and inclusive education. The method used was a bibliographic research searching for articles, theses and dissertations in two academic repositories, to know: National Association of Postgraduate Studies and Research in Education (ANPED), and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). It shows your relevance when approaching that the initial formation needs to contemplate in the pedagogical designer of the colleges from the pedagogical demands, reflection and reframing of the interns' practices through a formative structure, having as principle a dialogical and transforming praxis. In addition to recommending further research that shows this much needed and urgent interrelationship. 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