CLASS COUNCIL AND PEDAGOGICAL PRACTICES IN THE TECHNICAL COURSES INTEGRATED TO HIGH SCHOOL – IFRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5685 |
Resumo: | O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa Conselho de Classe e Práticas Pedagógicas realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) — Campus Cacoal, que teve como objetivo compreender a dinâmica e estrutura do Conselho de Classe dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFRO, na perspectiva de torná-lo um espaço de reflexão sobre as práticas pedagógicas de forma democrática e participativa. No texto analisa-se e discute-se o espaço do conselho de classe como um processo metodológico e avaliativo que auxilia o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. A investigação foi desenvolvida durante o ano letivo de 2016 com professores e alunos e apresenta uma pesquisa interventiva e colaborativa com abordagem qualitativa da pesquisa-ação, na qual os colaboradores não apenas informaram e pensaram a realidade, mas, também, agiram durante o processo da pesquisa. Traz como fonte de dados a pesquisa bibliográfica, documental, diário de campo, círculos reflexivos, momentos de discussões e intervenções realizados com os colaboradores nos quais buscou-se investigar, interpretar e intervir na realidade visando a sua melhoria. Também aborda os resultados alcançados com os objetivos dessa pesquisa-ação, temática que precisa ser mais fomentada entre os profissionais da educação, no sentido de dar direcionamento com reflexões e ações às problemáticas levantadas durante os conselhos de classe, favorecendo novas mudanças a esse espaço que ainda é visto como um processo burocrático e não como parte de um processo reflexivo sobre a prática pedagógica. |
id |
UESB-7_64b64581830c30d595054b1ce12e0330 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5685 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CLASS COUNCIL AND PEDAGOGICAL PRACTICES IN THE TECHNICAL COURSES INTEGRATED TO HIGH SCHOOL – IFROCONSEJO DE AULA Y PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS EN LOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AL MEDIO GRADO – IFROCONSELHO DE CLASSE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO – IFROEducação escolarConselho de ClassePráticas pedagógicasConsejo de aulaPrácticas pedagógicasRecorrido disertativoSchool educationClass councilPedagogical practices O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa Conselho de Classe e Práticas Pedagógicas realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) — Campus Cacoal, que teve como objetivo compreender a dinâmica e estrutura do Conselho de Classe dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFRO, na perspectiva de torná-lo um espaço de reflexão sobre as práticas pedagógicas de forma democrática e participativa. No texto analisa-se e discute-se o espaço do conselho de classe como um processo metodológico e avaliativo que auxilia o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. A investigação foi desenvolvida durante o ano letivo de 2016 com professores e alunos e apresenta uma pesquisa interventiva e colaborativa com abordagem qualitativa da pesquisa-ação, na qual os colaboradores não apenas informaram e pensaram a realidade, mas, também, agiram durante o processo da pesquisa. Traz como fonte de dados a pesquisa bibliográfica, documental, diário de campo, círculos reflexivos, momentos de discussões e intervenções realizados com os colaboradores nos quais buscou-se investigar, interpretar e intervir na realidade visando a sua melhoria. Também aborda os resultados alcançados com os objetivos dessa pesquisa-ação, temática que precisa ser mais fomentada entre os profissionais da educação, no sentido de dar direcionamento com reflexões e ações às problemáticas levantadas durante os conselhos de classe, favorecendo novas mudanças a esse espaço que ainda é visto como um processo burocrático e não como parte de um processo reflexivo sobre a prática pedagógica. This article presents part of a research about Class Council and Pedagogical Practices held at the Federal Institute of Education, Science and Rondônia Technology Campus Cacoal, which aimed to "Understanding the dynamics and structure of the Board Class of courses Integrated Technical to High School of IFRO, with a view to making it a space for reflection on pedagogical practices in a democratic and participative way. " In the text, the space of the class council is discussed as a methodological and evaluative process that assists the development of teaching and learning. The research was developed during the academic year 2016 with teachers and students, presents an intervention and collaborative research with a qualitative approach to action research, in which the collaborators not only informed and thought the reality, but also acted during the research process. It brings as a source of data the bibliographical research, documentary, field diary, and reflexive circles, moments of discussions and interventions made with the collaborators, whose purpose was to investigate, interpret and intervene in the reality with a view to its improvement. Also, it addresses the results achieved with the objectives of this action research, the theme that needs to be further fostered among education professionals, giving direction with reflections and actions to the issues raised during the class councils, favoring new changes to this space that is still seen as a bureaucratic process and not as reflective of pedagogical practice. El presente artículo trae un recorrido de la investigación Consejo de Aula y Practicas Pedagógicas realizada en el Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Cacoal, que tuvo como objetivo “Comprender la dinámica y estructura del Consejo de Aula en los Cursos Técnicos Integrado al Medio Grado del IFRO, en la perspectiva de cambiarlo en un espacio de reflexión acerca de las practicas pedagógicas de manera democrática y participativa”. En el texto se analizan y se discuten el espacio del consejo de aula como un proceso metodológico y evaluativo que ayuda el desarrollo de la enseñanza y aprendizaje. La investigación fue desarrollada durante el año lectivo de 2016 con maestros y alumnos, presenta un enfoque intervención y de colaboración con un abordaje cualitativo de la investigación acción, en que los colaboradores no solo informaron y pensaron la realidad, pero también actuaron en todo el proceso de esta investigación. Trae como fuente de datos la pesquisa bibliográfica, documental, anotaciones diarias, y círculos reflexivos, momentos de discusiones e intervenciones realizados con los colaboradores a la cual tuvo como propósito investigar, interpretar e intervenir en la realidad mirando su mejora. También, aborda los resultados alcanzados con los objetivos de esta investigación acción, temática que necesita ser mas fomentada entre los profesionales de la educación, dar direccionamiento con reflexiones y acciones a las problemáticas levantadas mientras los consejos de aula, favoreciendo nuevos cambios a ese espacio que aún es visto como un proceso burocrático y no como reflexivo de la practica pedagógica. Edições UESB2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/568510.22481/praxisedu.v15i35.5685Práxis Educacional; v. 15 n. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 329-351Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 329-351Práxis Educacional; Vol. 15 No. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 329-3512178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5685/4296do Nascimento, Andréia ParoPacífico, Juracy Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:19:33Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5685Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:19:33Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CLASS COUNCIL AND PEDAGOGICAL PRACTICES IN THE TECHNICAL COURSES INTEGRATED TO HIGH SCHOOL – IFRO CONSEJO DE AULA Y PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS EN LOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AL MEDIO GRADO – IFRO CONSELHO DE CLASSE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO – IFRO |
title |
CLASS COUNCIL AND PEDAGOGICAL PRACTICES IN THE TECHNICAL COURSES INTEGRATED TO HIGH SCHOOL – IFRO |
spellingShingle |
CLASS COUNCIL AND PEDAGOGICAL PRACTICES IN THE TECHNICAL COURSES INTEGRATED TO HIGH SCHOOL – IFRO do Nascimento, Andréia Paro Educação escolar Conselho de Classe Práticas pedagógicas Consejo de aula Prácticas pedagógicas Recorrido disertativo School education Class council Pedagogical practices |
title_short |
CLASS COUNCIL AND PEDAGOGICAL PRACTICES IN THE TECHNICAL COURSES INTEGRATED TO HIGH SCHOOL – IFRO |
title_full |
CLASS COUNCIL AND PEDAGOGICAL PRACTICES IN THE TECHNICAL COURSES INTEGRATED TO HIGH SCHOOL – IFRO |
title_fullStr |
CLASS COUNCIL AND PEDAGOGICAL PRACTICES IN THE TECHNICAL COURSES INTEGRATED TO HIGH SCHOOL – IFRO |
title_full_unstemmed |
CLASS COUNCIL AND PEDAGOGICAL PRACTICES IN THE TECHNICAL COURSES INTEGRATED TO HIGH SCHOOL – IFRO |
title_sort |
CLASS COUNCIL AND PEDAGOGICAL PRACTICES IN THE TECHNICAL COURSES INTEGRATED TO HIGH SCHOOL – IFRO |
author |
do Nascimento, Andréia Paro |
author_facet |
do Nascimento, Andréia Paro Pacífico, Juracy Machado |
author_role |
author |
author2 |
Pacífico, Juracy Machado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Nascimento, Andréia Paro Pacífico, Juracy Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação escolar Conselho de Classe Práticas pedagógicas Consejo de aula Prácticas pedagógicas Recorrido disertativo School education Class council Pedagogical practices |
topic |
Educação escolar Conselho de Classe Práticas pedagógicas Consejo de aula Prácticas pedagógicas Recorrido disertativo School education Class council Pedagogical practices |
description |
O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa Conselho de Classe e Práticas Pedagógicas realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) — Campus Cacoal, que teve como objetivo compreender a dinâmica e estrutura do Conselho de Classe dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFRO, na perspectiva de torná-lo um espaço de reflexão sobre as práticas pedagógicas de forma democrática e participativa. No texto analisa-se e discute-se o espaço do conselho de classe como um processo metodológico e avaliativo que auxilia o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. A investigação foi desenvolvida durante o ano letivo de 2016 com professores e alunos e apresenta uma pesquisa interventiva e colaborativa com abordagem qualitativa da pesquisa-ação, na qual os colaboradores não apenas informaram e pensaram a realidade, mas, também, agiram durante o processo da pesquisa. Traz como fonte de dados a pesquisa bibliográfica, documental, diário de campo, círculos reflexivos, momentos de discussões e intervenções realizados com os colaboradores nos quais buscou-se investigar, interpretar e intervir na realidade visando a sua melhoria. Também aborda os resultados alcançados com os objetivos dessa pesquisa-ação, temática que precisa ser mais fomentada entre os profissionais da educação, no sentido de dar direcionamento com reflexões e ações às problemáticas levantadas durante os conselhos de classe, favorecendo novas mudanças a esse espaço que ainda é visto como um processo burocrático e não como parte de um processo reflexivo sobre a prática pedagógica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5685 10.22481/praxisedu.v15i35.5685 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5685 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v15i35.5685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5685/4296 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 15 n. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 329-351 Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 329-351 Práxis Educacional; Vol. 15 No. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 329-351 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068818084790272 |