O livro didático e suas implicações na prática do professor nas escolas públicas de Guajará-mirim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verceze, Rosa Maria Aparecida Nechi
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silvino, Eliziane França Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/562
Resumo: A pesquisa visa à análise dos livros didáticos utilizados nas Escolas Municipais da cidade de Guajará-Mirim, a partir da perspectiva de Língua como sistema de representação do mundo que está presente em todas as outras áreas do conhecimento. Embasado nesse pressuposto, procura verificar se o livro didático contém informações e conceitos capazes de conduzirem à aprendizagem para construção de conhecimentos, levando em consideração o conhecimento do aluno ao ingressar na escola e a realidade que o cerca. Trata-se de uma pesquisa empírico-interpretativa através de entrevistas orais e questionários dirigidos a professores. Os resultados mostram que, dos 30 professores entrevistados, 70% deles ainda se mantêm tradicionalistas, utilizando apenas o livro didático como material pedagógico, além de sua prática ter revelado um distanciamento entre a análise dos textos para o ensino da língua e o estudo sistemático da língua. Os exercícios que valorizam a memorização de regras gramaticais ainda abrangem grande número de professores, embora haja professores que procuram realizar um trabalho diversificado. Porém, a problemática verificada é que nossos informantes não conseguem trabalhar com a leitura e produção de textos na diversidade dos gêneros textuais necessários, como também, encontram dificuldades em realizar um trabalho interdisciplinar.
id UESB-7_71d138419cd362d4e590044171dfe1e8
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/562
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O livro didático e suas implicações na prática do professor nas escolas públicas de Guajará-mirimConstrução de conhecimentoEscola públicaGêneros textuaisLivro didáticoPensamento críticoA pesquisa visa à análise dos livros didáticos utilizados nas Escolas Municipais da cidade de Guajará-Mirim, a partir da perspectiva de Língua como sistema de representação do mundo que está presente em todas as outras áreas do conhecimento. Embasado nesse pressuposto, procura verificar se o livro didático contém informações e conceitos capazes de conduzirem à aprendizagem para construção de conhecimentos, levando em consideração o conhecimento do aluno ao ingressar na escola e a realidade que o cerca. Trata-se de uma pesquisa empírico-interpretativa através de entrevistas orais e questionários dirigidos a professores. Os resultados mostram que, dos 30 professores entrevistados, 70% deles ainda se mantêm tradicionalistas, utilizando apenas o livro didático como material pedagógico, além de sua prática ter revelado um distanciamento entre a análise dos textos para o ensino da língua e o estudo sistemático da língua. Os exercícios que valorizam a memorização de regras gramaticais ainda abrangem grande número de professores, embora haja professores que procuram realizar um trabalho diversificado. Porém, a problemática verificada é que nossos informantes não conseguem trabalhar com a leitura e produção de textos na diversidade dos gêneros textuais necessários, como também, encontram dificuldades em realizar um trabalho interdisciplinar.Edições UESB2020-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/562Práxis Educacional; v. 4 n. 4 (2008): Formação Docente; 83-102Práxis Educacional; Vol. 4 Núm. 4 (2008): Formação Docente; 83-102Práxis Educacional; Vol. 4 No. 4 (2008): Formação Docente; 83-1022178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/562/456http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVerceze, Rosa Maria Aparecida Nechi Silvino, Eliziane França Moreira 2021-03-22T22:57:54Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/562Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:57:54Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O livro didático e suas implicações na prática do professor nas escolas públicas de Guajará-mirim
title O livro didático e suas implicações na prática do professor nas escolas públicas de Guajará-mirim
spellingShingle O livro didático e suas implicações na prática do professor nas escolas públicas de Guajará-mirim
Verceze, Rosa Maria Aparecida Nechi
Construção de conhecimento
Escola pública
Gêneros textuais
Livro didático
Pensamento crítico
title_short O livro didático e suas implicações na prática do professor nas escolas públicas de Guajará-mirim
title_full O livro didático e suas implicações na prática do professor nas escolas públicas de Guajará-mirim
title_fullStr O livro didático e suas implicações na prática do professor nas escolas públicas de Guajará-mirim
title_full_unstemmed O livro didático e suas implicações na prática do professor nas escolas públicas de Guajará-mirim
title_sort O livro didático e suas implicações na prática do professor nas escolas públicas de Guajará-mirim
author Verceze, Rosa Maria Aparecida Nechi
author_facet Verceze, Rosa Maria Aparecida Nechi
Silvino, Eliziane França Moreira
author_role author
author2 Silvino, Eliziane França Moreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Verceze, Rosa Maria Aparecida Nechi
Silvino, Eliziane França Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Construção de conhecimento
Escola pública
Gêneros textuais
Livro didático
Pensamento crítico
topic Construção de conhecimento
Escola pública
Gêneros textuais
Livro didático
Pensamento crítico
description A pesquisa visa à análise dos livros didáticos utilizados nas Escolas Municipais da cidade de Guajará-Mirim, a partir da perspectiva de Língua como sistema de representação do mundo que está presente em todas as outras áreas do conhecimento. Embasado nesse pressuposto, procura verificar se o livro didático contém informações e conceitos capazes de conduzirem à aprendizagem para construção de conhecimentos, levando em consideração o conhecimento do aluno ao ingressar na escola e a realidade que o cerca. Trata-se de uma pesquisa empírico-interpretativa através de entrevistas orais e questionários dirigidos a professores. Os resultados mostram que, dos 30 professores entrevistados, 70% deles ainda se mantêm tradicionalistas, utilizando apenas o livro didático como material pedagógico, além de sua prática ter revelado um distanciamento entre a análise dos textos para o ensino da língua e o estudo sistemático da língua. Os exercícios que valorizam a memorização de regras gramaticais ainda abrangem grande número de professores, embora haja professores que procuram realizar um trabalho diversificado. Porém, a problemática verificada é que nossos informantes não conseguem trabalhar com a leitura e produção de textos na diversidade dos gêneros textuais necessários, como também, encontram dificuldades em realizar um trabalho interdisciplinar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/562
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/562/456
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 4 n. 4 (2008): Formação Docente; 83-102
Práxis Educacional; Vol. 4 Núm. 4 (2008): Formação Docente; 83-102
Práxis Educacional; Vol. 4 No. 4 (2008): Formação Docente; 83-102
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068814999879680