PARA PENSAR E MOVIMENTAR A FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS ENTRE O PERÍODO 2015-2016
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5305 |
Resumo: | O presente trabalho busca refletir a respeito da formação docente na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para fornecer maiores subsídios a discussão, realizamos um levantamento de trabalhos através do banco de dissertações e teses da Capes online seguindo os seguintes critérios de pesquisa; dissertações e teses apresentadas nos anos de 2015 e 2016 no Brasil, com sua área de concentração na Educação, em Programas de Pós-graduação em Educação, que possuem as temáticas “formação de professores” e “EJA”. A partir das leituras estabelecemos eixos de convergência entre os trabalhos para aprofundamento da discussão. Foram analisados o total de nove dissertações e duas teses. Conclui-se que a formação de professores destinada a EJA é uma área incipiente e em construção, tanto em pesquisas acadêmicas quanto em políticas públicas, educacionais e na realidade das salas de aula dos cursos de licenciatura. |
id |
UESB-7_7415d7d9c9573a1d383312be97124dc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5305 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PARA PENSAR E MOVIMENTAR A FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS ENTRE O PERÍODO 2015-2016Educação de Jovens e AdultosFormação de professoresFormação inicialO presente trabalho busca refletir a respeito da formação docente na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para fornecer maiores subsídios a discussão, realizamos um levantamento de trabalhos através do banco de dissertações e teses da Capes online seguindo os seguintes critérios de pesquisa; dissertações e teses apresentadas nos anos de 2015 e 2016 no Brasil, com sua área de concentração na Educação, em Programas de Pós-graduação em Educação, que possuem as temáticas “formação de professores” e “EJA”. A partir das leituras estabelecemos eixos de convergência entre os trabalhos para aprofundamento da discussão. Foram analisados o total de nove dissertações e duas teses. Conclui-se que a formação de professores destinada a EJA é uma área incipiente e em construção, tanto em pesquisas acadêmicas quanto em políticas públicas, educacionais e na realidade das salas de aula dos cursos de licenciatura.Edições UESB2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/530510.22481/praxisedu.v15i33.5305Práxis Educacional; v. 15 n. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 555-573Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 555-573Práxis Educacional; Vol. 15 No. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 555-5732178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5305/3989Mauricio, Suelen SantosJunior, Luiz MartinsMartins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynskiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:18:26Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5305Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:18:26Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PARA PENSAR E MOVIMENTAR A FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS ENTRE O PERÍODO 2015-2016 |
title |
PARA PENSAR E MOVIMENTAR A FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS ENTRE O PERÍODO 2015-2016 |
spellingShingle |
PARA PENSAR E MOVIMENTAR A FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS ENTRE O PERÍODO 2015-2016 Mauricio, Suelen Santos Educação de Jovens e Adultos Formação de professores Formação inicial |
title_short |
PARA PENSAR E MOVIMENTAR A FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS ENTRE O PERÍODO 2015-2016 |
title_full |
PARA PENSAR E MOVIMENTAR A FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS ENTRE O PERÍODO 2015-2016 |
title_fullStr |
PARA PENSAR E MOVIMENTAR A FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS ENTRE O PERÍODO 2015-2016 |
title_full_unstemmed |
PARA PENSAR E MOVIMENTAR A FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS ENTRE O PERÍODO 2015-2016 |
title_sort |
PARA PENSAR E MOVIMENTAR A FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS ENTRE O PERÍODO 2015-2016 |
author |
Mauricio, Suelen Santos |
author_facet |
Mauricio, Suelen Santos Junior, Luiz Martins Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski |
author_role |
author |
author2 |
Junior, Luiz Martins Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mauricio, Suelen Santos Junior, Luiz Martins Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Formação de professores Formação inicial |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Formação de professores Formação inicial |
description |
O presente trabalho busca refletir a respeito da formação docente na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para fornecer maiores subsídios a discussão, realizamos um levantamento de trabalhos através do banco de dissertações e teses da Capes online seguindo os seguintes critérios de pesquisa; dissertações e teses apresentadas nos anos de 2015 e 2016 no Brasil, com sua área de concentração na Educação, em Programas de Pós-graduação em Educação, que possuem as temáticas “formação de professores” e “EJA”. A partir das leituras estabelecemos eixos de convergência entre os trabalhos para aprofundamento da discussão. Foram analisados o total de nove dissertações e duas teses. Conclui-se que a formação de professores destinada a EJA é uma área incipiente e em construção, tanto em pesquisas acadêmicas quanto em políticas públicas, educacionais e na realidade das salas de aula dos cursos de licenciatura. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5305 10.22481/praxisedu.v15i33.5305 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5305 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v15i33.5305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5305/3989 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 15 n. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 555-573 Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 555-573 Práxis Educacional; Vol. 15 No. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 555-573 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068817557356544 |