O REGIME DE COLABORAÇÃO NA EXECUÇÃO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2918 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar os limites e desafios de se efetivar, no bojo da política nacional de formação de professores da educação básica no Brasil, o regime de colaboração entre os entes federados a partir de uma pesquisa que teve como objetivo investigar a operacionalização do regime de colaboração na implementação do PARFOR Presencial, no estado da Bahia. Apresenta alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida durante o Doutorado em Educação que teve como orientação metodológica a pesquisa qualitativa e como principal instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e a entrevista. Inicialmente, tece algumas considerações sobre o federalismo brasileiro, a conceituação do regime de colaboração e as lacunas existentes no cenário nacional por conta da sua não regulamentação. Em seguida, discute os desafios na materialização do regime de colaboração a partir da análise da experiência do PARFOR Presencial na Bahia. Finalmente constata, através dos resultados da pesquisa, a necessidade urgente de que sejam feitos os ajustes necessários na Política estudada, assim como a regulamentação prevista no Artigo 23 da Constituição Federal de 1988 e na institucionalização do Sistema Nacional da Educação, de modo a que os planos, programas e projetos que tenham como premissa a participação compartilhada das instâncias federativas na sua execução obtenham os resultados almejados. |
id |
UESB-7_812b12f502de2b15f3ec8daa50fc72dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2918 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O REGIME DE COLABORAÇÃO NA EXECUÇÃO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICAPalavras-chave: Formação de professores. PARFOR.Regime de colaboração.Este artigo tem como objetivo analisar os limites e desafios de se efetivar, no bojo da política nacional de formação de professores da educação básica no Brasil, o regime de colaboração entre os entes federados a partir de uma pesquisa que teve como objetivo investigar a operacionalização do regime de colaboração na implementação do PARFOR Presencial, no estado da Bahia. Apresenta alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida durante o Doutorado em Educação que teve como orientação metodológica a pesquisa qualitativa e como principal instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e a entrevista. Inicialmente, tece algumas considerações sobre o federalismo brasileiro, a conceituação do regime de colaboração e as lacunas existentes no cenário nacional por conta da sua não regulamentação. Em seguida, discute os desafios na materialização do regime de colaboração a partir da análise da experiência do PARFOR Presencial na Bahia. Finalmente constata, através dos resultados da pesquisa, a necessidade urgente de que sejam feitos os ajustes necessários na Política estudada, assim como a regulamentação prevista no Artigo 23 da Constituição Federal de 1988 e na institucionalização do Sistema Nacional da Educação, de modo a que os planos, programas e projetos que tenham como premissa a participação compartilhada das instâncias federativas na sua execução obtenham os resultados almejados. Edições UESB2018-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/291810.22481/praxis.v14i27.2918Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2918/2426Copyright (c) 2018 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Cristiane BritoCunha, Maria Coutoda Silva Musial, Gilvanice Barbosa2021-09-28T20:48:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2918Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-09-28T20:48:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O REGIME DE COLABORAÇÃO NA EXECUÇÃO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
O REGIME DE COLABORAÇÃO NA EXECUÇÃO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
O REGIME DE COLABORAÇÃO NA EXECUÇÃO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Machado, Cristiane Brito Palavras-chave: Formação de professores. PARFOR.Regime de colaboração. |
title_short |
O REGIME DE COLABORAÇÃO NA EXECUÇÃO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
O REGIME DE COLABORAÇÃO NA EXECUÇÃO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
O REGIME DE COLABORAÇÃO NA EXECUÇÃO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
O REGIME DE COLABORAÇÃO NA EXECUÇÃO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
O REGIME DE COLABORAÇÃO NA EXECUÇÃO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
Machado, Cristiane Brito |
author_facet |
Machado, Cristiane Brito Cunha, Maria Couto da Silva Musial, Gilvanice Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Maria Couto da Silva Musial, Gilvanice Barbosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Cristiane Brito Cunha, Maria Couto da Silva Musial, Gilvanice Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave: Formação de professores. PARFOR.Regime de colaboração. |
topic |
Palavras-chave: Formação de professores. PARFOR.Regime de colaboração. |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar os limites e desafios de se efetivar, no bojo da política nacional de formação de professores da educação básica no Brasil, o regime de colaboração entre os entes federados a partir de uma pesquisa que teve como objetivo investigar a operacionalização do regime de colaboração na implementação do PARFOR Presencial, no estado da Bahia. Apresenta alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida durante o Doutorado em Educação que teve como orientação metodológica a pesquisa qualitativa e como principal instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e a entrevista. Inicialmente, tece algumas considerações sobre o federalismo brasileiro, a conceituação do regime de colaboração e as lacunas existentes no cenário nacional por conta da sua não regulamentação. Em seguida, discute os desafios na materialização do regime de colaboração a partir da análise da experiência do PARFOR Presencial na Bahia. Finalmente constata, através dos resultados da pesquisa, a necessidade urgente de que sejam feitos os ajustes necessários na Política estudada, assim como a regulamentação prevista no Artigo 23 da Constituição Federal de 1988 e na institucionalização do Sistema Nacional da Educação, de modo a que os planos, programas e projetos que tenham como premissa a participação compartilhada das instâncias federativas na sua execução obtenham os resultados almejados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2918 10.22481/praxis.v14i27.2918 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2918 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxis.v14i27.2918 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2918/2426 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Práxis Educacional info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Práxis Educacional |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MAR Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MAR Práxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816854810624 |