CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1401 |
Resumo: | O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência tem como objetivo a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores, incluindo os graduandos no cotidiano escolar. Com o objetivo de investigar quais são as influencias do PIBID na formação inicial dos acadêmicos do curso de Licenciatura foi elaborado e aplicado um questionário composto por oito questões objetivas e anônimas. De acordo com os dados obtidos, pode-se observar que os bolsistas apontam a importância do PIBID em seu futuro profissional, e que o PIBID aumenta a vontade de ser professor. Concluindo assim que é importante que o discente experimente a realidade escolar que é obtida através do projeto de iniciação a docência, pois, a partir dele é possível colocar toda teoria estudada, em prática. |
id |
UNIVAP-1_a17cd02d2d71bc1fce1340e838fb332d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1401 |
network_acronym_str |
UNIVAP-1 |
network_name_str |
Revista UniVap (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTEPIBIDFormação inicial.O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência tem como objetivo a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores, incluindo os graduandos no cotidiano escolar. Com o objetivo de investigar quais são as influencias do PIBID na formação inicial dos acadêmicos do curso de Licenciatura foi elaborado e aplicado um questionário composto por oito questões objetivas e anônimas. De acordo com os dados obtidos, pode-se observar que os bolsistas apontam a importância do PIBID em seu futuro profissional, e que o PIBID aumenta a vontade de ser professor. Concluindo assim que é importante que o discente experimente a realidade escolar que é obtida através do projeto de iniciação a docência, pois, a partir dele é possível colocar toda teoria estudada, em prática.IBICT2017-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/140110.18066/revistaunivap.v22i40.1401Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 682Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 6822237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1401/1101Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarlos, Mayara CazadiniAmorim, Lucyelen CostaRodrigues, Rafael FonsecaThebas, Adriana de Medeiros Marcolano2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1401Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE |
title |
CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE Carlos, Mayara Cazadini PIBID Formação inicial. |
title_short |
CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full |
CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE |
title_sort |
CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE |
author |
Carlos, Mayara Cazadini |
author_facet |
Carlos, Mayara Cazadini Amorim, Lucyelen Costa Rodrigues, Rafael Fonseca Thebas, Adriana de Medeiros Marcolano |
author_role |
author |
author2 |
Amorim, Lucyelen Costa Rodrigues, Rafael Fonseca Thebas, Adriana de Medeiros Marcolano |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlos, Mayara Cazadini Amorim, Lucyelen Costa Rodrigues, Rafael Fonseca Thebas, Adriana de Medeiros Marcolano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PIBID Formação inicial. |
topic |
PIBID Formação inicial. |
description |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência tem como objetivo a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores, incluindo os graduandos no cotidiano escolar. Com o objetivo de investigar quais são as influencias do PIBID na formação inicial dos acadêmicos do curso de Licenciatura foi elaborado e aplicado um questionário composto por oito questões objetivas e anônimas. De acordo com os dados obtidos, pode-se observar que os bolsistas apontam a importância do PIBID em seu futuro profissional, e que o PIBID aumenta a vontade de ser professor. Concluindo assim que é importante que o discente experimente a realidade escolar que é obtida através do projeto de iniciação a docência, pois, a partir dele é possível colocar toda teoria estudada, em prática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1401 10.18066/revistaunivap.v22i40.1401 |
url |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1401 |
identifier_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v22i40.1401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1401/1101 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 682 Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 682 2237-1753 1517-3275 10.18066/revistaunivap.v22i40 reponame:Revista UniVap (online) instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap) instacron:UNIVAP |
instname_str |
Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
instacron_str |
UNIVAP |
institution |
UNIVAP |
reponame_str |
Revista UniVap (online) |
collection |
Revista UniVap (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@univap.br |
_version_ |
1797042289423417344 |