EXPRESSÕES DA “DOCÊNCIA COMPARTILHADA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felício, Helena
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Schiabel, Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4364
Resumo: Este texto objetiva problematizar a Docência Compartilhada enquanto estratégiametodológica/formativa, no interior da prática pedagógica, a partir dos significados atribuídos pelasacadêmicas do curso de Pedagogia à esta experiência. Deste modo, realizamos a coleta dasinformações a partir dos relatos em reuniões com acadêmicas que participam do ProgramaInstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e dos registros coletivos construídos no“google drive” de março a junho de 2017. Para a análise dos resultados, nos servimos dos pressupostosda epistemologia qualitativa construtiva interpretativa, buscando a apreensão de significados na falados sujeitos, interligados ao contexto em que eles se inserem. Assim, foi possível evidenciar elementosque apontam para tensões, como a desmotivação profissional, que se explicita na ausência de relaçõeshorizontais entre professor e acadêmica e na falta de autonomia do professor nas decisões pedagógicaspara sua sala de aula. Em contrapartida, identificamos possibilidades reverberadas no trabalhocoletivo/colaborativo e no diálogo. Deste modo, conscientes de que a profissionalidade docente seconstrói entre tensões e possibilidades, assumimos a Docência Compartilhada como uma importanteestratégia metodológica que contribui para a formação dos futuros professores, na medida em que elaoferece a possibilidade de, ainda na formação inicial, aproximar-se da complexidade que compreendea sala de aula, bem como fazer o exercício da integração dos elementos aprofundados no campoteórico.
id UESB-7_b43f6fd4ed8d19291a9c889073591864
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4364
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling EXPRESSÕES DA “DOCÊNCIA COMPARTILHADA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORESDocência Compartilhada; Formação Inicial de Professores; PIBID.Este texto objetiva problematizar a Docência Compartilhada enquanto estratégiametodológica/formativa, no interior da prática pedagógica, a partir dos significados atribuídos pelasacadêmicas do curso de Pedagogia à esta experiência. Deste modo, realizamos a coleta dasinformações a partir dos relatos em reuniões com acadêmicas que participam do ProgramaInstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e dos registros coletivos construídos no“google drive” de março a junho de 2017. Para a análise dos resultados, nos servimos dos pressupostosda epistemologia qualitativa construtiva interpretativa, buscando a apreensão de significados na falados sujeitos, interligados ao contexto em que eles se inserem. Assim, foi possível evidenciar elementosque apontam para tensões, como a desmotivação profissional, que se explicita na ausência de relaçõeshorizontais entre professor e acadêmica e na falta de autonomia do professor nas decisões pedagógicaspara sua sala de aula. Em contrapartida, identificamos possibilidades reverberadas no trabalhocoletivo/colaborativo e no diálogo. Deste modo, conscientes de que a profissionalidade docente seconstrói entre tensões e possibilidades, assumimos a Docência Compartilhada como uma importanteestratégia metodológica que contribui para a formação dos futuros professores, na medida em que elaoferece a possibilidade de, ainda na formação inicial, aproximar-se da complexidade que compreendea sala de aula, bem como fazer o exercício da integração dos elementos aprofundados no campoteórico.Edições UESB2018-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/436410.22481/praxis.v14i30.4364Práxis Educacional; v. 14 n. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 135-151Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 135-151Práxis Educacional; Vol. 14 No. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 135-1512178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4364/3499Felício, HelenaSchiabel, Danielainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:16:40Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4364Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:16:40Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPRESSÕES DA “DOCÊNCIA COMPARTILHADA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
title EXPRESSÕES DA “DOCÊNCIA COMPARTILHADA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
spellingShingle EXPRESSÕES DA “DOCÊNCIA COMPARTILHADA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Felício, Helena
Docência Compartilhada; Formação Inicial de Professores; PIBID.
title_short EXPRESSÕES DA “DOCÊNCIA COMPARTILHADA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
title_full EXPRESSÕES DA “DOCÊNCIA COMPARTILHADA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
title_fullStr EXPRESSÕES DA “DOCÊNCIA COMPARTILHADA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
title_full_unstemmed EXPRESSÕES DA “DOCÊNCIA COMPARTILHADA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
title_sort EXPRESSÕES DA “DOCÊNCIA COMPARTILHADA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
author Felício, Helena
author_facet Felício, Helena
Schiabel, Daniela
author_role author
author2 Schiabel, Daniela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felício, Helena
Schiabel, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Docência Compartilhada; Formação Inicial de Professores; PIBID.
topic Docência Compartilhada; Formação Inicial de Professores; PIBID.
description Este texto objetiva problematizar a Docência Compartilhada enquanto estratégiametodológica/formativa, no interior da prática pedagógica, a partir dos significados atribuídos pelasacadêmicas do curso de Pedagogia à esta experiência. Deste modo, realizamos a coleta dasinformações a partir dos relatos em reuniões com acadêmicas que participam do ProgramaInstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e dos registros coletivos construídos no“google drive” de março a junho de 2017. Para a análise dos resultados, nos servimos dos pressupostosda epistemologia qualitativa construtiva interpretativa, buscando a apreensão de significados na falados sujeitos, interligados ao contexto em que eles se inserem. Assim, foi possível evidenciar elementosque apontam para tensões, como a desmotivação profissional, que se explicita na ausência de relaçõeshorizontais entre professor e acadêmica e na falta de autonomia do professor nas decisões pedagógicaspara sua sala de aula. Em contrapartida, identificamos possibilidades reverberadas no trabalhocoletivo/colaborativo e no diálogo. Deste modo, conscientes de que a profissionalidade docente seconstrói entre tensões e possibilidades, assumimos a Docência Compartilhada como uma importanteestratégia metodológica que contribui para a formação dos futuros professores, na medida em que elaoferece a possibilidade de, ainda na formação inicial, aproximar-se da complexidade que compreendea sala de aula, bem como fazer o exercício da integração dos elementos aprofundados no campoteórico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4364
10.22481/praxis.v14i30.4364
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4364
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v14i30.4364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4364/3499
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 14 n. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 135-151
Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 135-151
Práxis Educacional; Vol. 14 No. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 135-151
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816965959680