EXPRESSÕES DA “DOCÊNCIA COMPARTILHADA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4364 |
Resumo: | Este texto objetiva problematizar a Docência Compartilhada enquanto estratégiametodológica/formativa, no interior da prática pedagógica, a partir dos significados atribuídos pelasacadêmicas do curso de Pedagogia à esta experiência. Deste modo, realizamos a coleta dasinformações a partir dos relatos em reuniões com acadêmicas que participam do ProgramaInstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e dos registros coletivos construídos no“google drive” de março a junho de 2017. Para a análise dos resultados, nos servimos dos pressupostosda epistemologia qualitativa construtiva interpretativa, buscando a apreensão de significados na falados sujeitos, interligados ao contexto em que eles se inserem. Assim, foi possível evidenciar elementosque apontam para tensões, como a desmotivação profissional, que se explicita na ausência de relaçõeshorizontais entre professor e acadêmica e na falta de autonomia do professor nas decisões pedagógicaspara sua sala de aula. Em contrapartida, identificamos possibilidades reverberadas no trabalhocoletivo/colaborativo e no diálogo. Deste modo, conscientes de que a profissionalidade docente seconstrói entre tensões e possibilidades, assumimos a Docência Compartilhada como uma importanteestratégia metodológica que contribui para a formação dos futuros professores, na medida em que elaoferece a possibilidade de, ainda na formação inicial, aproximar-se da complexidade que compreendea sala de aula, bem como fazer o exercício da integração dos elementos aprofundados no campoteórico. |
id |
UESB-7_b43f6fd4ed8d19291a9c889073591864 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4364 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EXPRESSÕES DA “DOCÊNCIA COMPARTILHADA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORESDocência Compartilhada; Formação Inicial de Professores; PIBID.Este texto objetiva problematizar a Docência Compartilhada enquanto estratégiametodológica/formativa, no interior da prática pedagógica, a partir dos significados atribuídos pelasacadêmicas do curso de Pedagogia à esta experiência. Deste modo, realizamos a coleta dasinformações a partir dos relatos em reuniões com acadêmicas que participam do ProgramaInstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e dos registros coletivos construídos no“google drive” de março a junho de 2017. Para a análise dos resultados, nos servimos dos pressupostosda epistemologia qualitativa construtiva interpretativa, buscando a apreensão de significados na falados sujeitos, interligados ao contexto em que eles se inserem. Assim, foi possível evidenciar elementosque apontam para tensões, como a desmotivação profissional, que se explicita na ausência de relaçõeshorizontais entre professor e acadêmica e na falta de autonomia do professor nas decisões pedagógicaspara sua sala de aula. Em contrapartida, identificamos possibilidades reverberadas no trabalhocoletivo/colaborativo e no diálogo. Deste modo, conscientes de que a profissionalidade docente seconstrói entre tensões e possibilidades, assumimos a Docência Compartilhada como uma importanteestratégia metodológica que contribui para a formação dos futuros professores, na medida em que elaoferece a possibilidade de, ainda na formação inicial, aproximar-se da complexidade que compreendea sala de aula, bem como fazer o exercício da integração dos elementos aprofundados no campoteórico.Edições UESB2018-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/436410.22481/praxis.v14i30.4364Práxis Educacional; v. 14 n. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 135-151Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 135-151Práxis Educacional; Vol. 14 No. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 135-1512178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4364/3499Felício, HelenaSchiabel, Danielainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:16:40Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4364Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:16:40Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPRESSÕES DA “DOCÊNCIA COMPARTILHADA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
title |
EXPRESSÕES DA “DOCÊNCIA COMPARTILHADA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
spellingShingle |
EXPRESSÕES DA “DOCÊNCIA COMPARTILHADA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Felício, Helena Docência Compartilhada; Formação Inicial de Professores; PIBID. |
title_short |
EXPRESSÕES DA “DOCÊNCIA COMPARTILHADA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
title_full |
EXPRESSÕES DA “DOCÊNCIA COMPARTILHADA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
title_fullStr |
EXPRESSÕES DA “DOCÊNCIA COMPARTILHADA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
EXPRESSÕES DA “DOCÊNCIA COMPARTILHADA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
title_sort |
EXPRESSÕES DA “DOCÊNCIA COMPARTILHADA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
author |
Felício, Helena |
author_facet |
Felício, Helena Schiabel, Daniela |
author_role |
author |
author2 |
Schiabel, Daniela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felício, Helena Schiabel, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Compartilhada; Formação Inicial de Professores; PIBID. |
topic |
Docência Compartilhada; Formação Inicial de Professores; PIBID. |
description |
Este texto objetiva problematizar a Docência Compartilhada enquanto estratégiametodológica/formativa, no interior da prática pedagógica, a partir dos significados atribuídos pelasacadêmicas do curso de Pedagogia à esta experiência. Deste modo, realizamos a coleta dasinformações a partir dos relatos em reuniões com acadêmicas que participam do ProgramaInstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e dos registros coletivos construídos no“google drive” de março a junho de 2017. Para a análise dos resultados, nos servimos dos pressupostosda epistemologia qualitativa construtiva interpretativa, buscando a apreensão de significados na falados sujeitos, interligados ao contexto em que eles se inserem. Assim, foi possível evidenciar elementosque apontam para tensões, como a desmotivação profissional, que se explicita na ausência de relaçõeshorizontais entre professor e acadêmica e na falta de autonomia do professor nas decisões pedagógicaspara sua sala de aula. Em contrapartida, identificamos possibilidades reverberadas no trabalhocoletivo/colaborativo e no diálogo. Deste modo, conscientes de que a profissionalidade docente seconstrói entre tensões e possibilidades, assumimos a Docência Compartilhada como uma importanteestratégia metodológica que contribui para a formação dos futuros professores, na medida em que elaoferece a possibilidade de, ainda na formação inicial, aproximar-se da complexidade que compreendea sala de aula, bem como fazer o exercício da integração dos elementos aprofundados no campoteórico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4364 10.22481/praxis.v14i30.4364 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4364 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxis.v14i30.4364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4364/3499 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 14 n. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 135-151 Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 135-151 Práxis Educacional; Vol. 14 No. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 135-151 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816965959680 |