Teoria freiriana de educação e trabalho docente conscientizador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus Ferreira, Juliana Battistus
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Mesquida, Peri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/811
Resumo: As contribuições de Paulo Freire para a Educação não se restringem a alfabetização de jovens e adultos, mas avançam para o campo da didática aplicável a qualquer modalidade de ensino, em quaisquer contextos, pois as suas ideias pedagógicas fornecem elementos teórico/práticos para o processo de ensino/aprendizagem comprovadamente eficazes. A partir desta constatação, a presente pesquisa dedicou-se a analisar, sob o enfoque histórico, o cunho conscientizador do pensamento pedagógico de Freire, tornado prática no método de alfabetização que leva o seu nome e ao analisar a prática pedagógica freireana percebe-se que esta se desenvolve basicamente por meio do diálogo e da ação reflexiva. Cabe, então, pensar na sua eficácia enquanto propulsoras do processo de conscientização, fazendo uso de elementos teórico/práticos e de recursos didáticos que favoreçam a aproximação da realidade do educando ao processo de ensino. Portanto, tais elementos, juntamente com a exposição das fases do método, são, nesta pesquisa, analisados quanto a sua relevância num ambiente escolar cujo objetivo é alfabetizar, conscientizando.
id UESB-7_bae9ada703396390c02f4c0f16686211
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/811
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Teoria freiriana de educação e trabalho docente conscientizadorAlfabetização de jovens e adultosConscientizaçãoPaulo FreireTrabalho docenteAs contribuições de Paulo Freire para a Educação não se restringem a alfabetização de jovens e adultos, mas avançam para o campo da didática aplicável a qualquer modalidade de ensino, em quaisquer contextos, pois as suas ideias pedagógicas fornecem elementos teórico/práticos para o processo de ensino/aprendizagem comprovadamente eficazes. A partir desta constatação, a presente pesquisa dedicou-se a analisar, sob o enfoque histórico, o cunho conscientizador do pensamento pedagógico de Freire, tornado prática no método de alfabetização que leva o seu nome e ao analisar a prática pedagógica freireana percebe-se que esta se desenvolve basicamente por meio do diálogo e da ação reflexiva. Cabe, então, pensar na sua eficácia enquanto propulsoras do processo de conscientização, fazendo uso de elementos teórico/práticos e de recursos didáticos que favoreçam a aproximação da realidade do educando ao processo de ensino. Portanto, tais elementos, juntamente com a exposição das fases do método, são, nesta pesquisa, analisados quanto a sua relevância num ambiente escolar cujo objetivo é alfabetizar, conscientizando.Edições UESB2014-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/811Práxis Educacional; v. 11 n. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 259-274Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 259-274Práxis Educacional; Vol. 11 No. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 259-2742178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/811/687Mateus Ferreira, Juliana BattistusMesquida, Periinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:03:50Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/811Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:03:50Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria freiriana de educação e trabalho docente conscientizador
title Teoria freiriana de educação e trabalho docente conscientizador
spellingShingle Teoria freiriana de educação e trabalho docente conscientizador
Mateus Ferreira, Juliana Battistus
Alfabetização de jovens e adultos
Conscientização
Paulo Freire
Trabalho docente
title_short Teoria freiriana de educação e trabalho docente conscientizador
title_full Teoria freiriana de educação e trabalho docente conscientizador
title_fullStr Teoria freiriana de educação e trabalho docente conscientizador
title_full_unstemmed Teoria freiriana de educação e trabalho docente conscientizador
title_sort Teoria freiriana de educação e trabalho docente conscientizador
author Mateus Ferreira, Juliana Battistus
author_facet Mateus Ferreira, Juliana Battistus
Mesquida, Peri
author_role author
author2 Mesquida, Peri
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus Ferreira, Juliana Battistus
Mesquida, Peri
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização de jovens e adultos
Conscientização
Paulo Freire
Trabalho docente
topic Alfabetização de jovens e adultos
Conscientização
Paulo Freire
Trabalho docente
description As contribuições de Paulo Freire para a Educação não se restringem a alfabetização de jovens e adultos, mas avançam para o campo da didática aplicável a qualquer modalidade de ensino, em quaisquer contextos, pois as suas ideias pedagógicas fornecem elementos teórico/práticos para o processo de ensino/aprendizagem comprovadamente eficazes. A partir desta constatação, a presente pesquisa dedicou-se a analisar, sob o enfoque histórico, o cunho conscientizador do pensamento pedagógico de Freire, tornado prática no método de alfabetização que leva o seu nome e ao analisar a prática pedagógica freireana percebe-se que esta se desenvolve basicamente por meio do diálogo e da ação reflexiva. Cabe, então, pensar na sua eficácia enquanto propulsoras do processo de conscientização, fazendo uso de elementos teórico/práticos e de recursos didáticos que favoreçam a aproximação da realidade do educando ao processo de ensino. Portanto, tais elementos, juntamente com a exposição das fases do método, são, nesta pesquisa, analisados quanto a sua relevância num ambiente escolar cujo objetivo é alfabetizar, conscientizando.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/811
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/811/687
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 11 n. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 259-274
Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 259-274
Práxis Educacional; Vol. 11 No. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 259-274
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815966666752