Teoria freiriana de educação e trabalho docente conscientizador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/811 |
Resumo: | As contribuições de Paulo Freire para a Educação não se restringem a alfabetização de jovens e adultos, mas avançam para o campo da didática aplicável a qualquer modalidade de ensino, em quaisquer contextos, pois as suas ideias pedagógicas fornecem elementos teórico/práticos para o processo de ensino/aprendizagem comprovadamente eficazes. A partir desta constatação, a presente pesquisa dedicou-se a analisar, sob o enfoque histórico, o cunho conscientizador do pensamento pedagógico de Freire, tornado prática no método de alfabetização que leva o seu nome e ao analisar a prática pedagógica freireana percebe-se que esta se desenvolve basicamente por meio do diálogo e da ação reflexiva. Cabe, então, pensar na sua eficácia enquanto propulsoras do processo de conscientização, fazendo uso de elementos teórico/práticos e de recursos didáticos que favoreçam a aproximação da realidade do educando ao processo de ensino. Portanto, tais elementos, juntamente com a exposição das fases do método, são, nesta pesquisa, analisados quanto a sua relevância num ambiente escolar cujo objetivo é alfabetizar, conscientizando. |
id |
UESB-7_bae9ada703396390c02f4c0f16686211 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/811 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Teoria freiriana de educação e trabalho docente conscientizadorAlfabetização de jovens e adultosConscientizaçãoPaulo FreireTrabalho docenteAs contribuições de Paulo Freire para a Educação não se restringem a alfabetização de jovens e adultos, mas avançam para o campo da didática aplicável a qualquer modalidade de ensino, em quaisquer contextos, pois as suas ideias pedagógicas fornecem elementos teórico/práticos para o processo de ensino/aprendizagem comprovadamente eficazes. A partir desta constatação, a presente pesquisa dedicou-se a analisar, sob o enfoque histórico, o cunho conscientizador do pensamento pedagógico de Freire, tornado prática no método de alfabetização que leva o seu nome e ao analisar a prática pedagógica freireana percebe-se que esta se desenvolve basicamente por meio do diálogo e da ação reflexiva. Cabe, então, pensar na sua eficácia enquanto propulsoras do processo de conscientização, fazendo uso de elementos teórico/práticos e de recursos didáticos que favoreçam a aproximação da realidade do educando ao processo de ensino. Portanto, tais elementos, juntamente com a exposição das fases do método, são, nesta pesquisa, analisados quanto a sua relevância num ambiente escolar cujo objetivo é alfabetizar, conscientizando.Edições UESB2014-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/811Práxis Educacional; v. 11 n. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 259-274Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 259-274Práxis Educacional; Vol. 11 No. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 259-2742178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/811/687Mateus Ferreira, Juliana BattistusMesquida, Periinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:03:50Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/811Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:03:50Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria freiriana de educação e trabalho docente conscientizador |
title |
Teoria freiriana de educação e trabalho docente conscientizador |
spellingShingle |
Teoria freiriana de educação e trabalho docente conscientizador Mateus Ferreira, Juliana Battistus Alfabetização de jovens e adultos Conscientização Paulo Freire Trabalho docente |
title_short |
Teoria freiriana de educação e trabalho docente conscientizador |
title_full |
Teoria freiriana de educação e trabalho docente conscientizador |
title_fullStr |
Teoria freiriana de educação e trabalho docente conscientizador |
title_full_unstemmed |
Teoria freiriana de educação e trabalho docente conscientizador |
title_sort |
Teoria freiriana de educação e trabalho docente conscientizador |
author |
Mateus Ferreira, Juliana Battistus |
author_facet |
Mateus Ferreira, Juliana Battistus Mesquida, Peri |
author_role |
author |
author2 |
Mesquida, Peri |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mateus Ferreira, Juliana Battistus Mesquida, Peri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização de jovens e adultos Conscientização Paulo Freire Trabalho docente |
topic |
Alfabetização de jovens e adultos Conscientização Paulo Freire Trabalho docente |
description |
As contribuições de Paulo Freire para a Educação não se restringem a alfabetização de jovens e adultos, mas avançam para o campo da didática aplicável a qualquer modalidade de ensino, em quaisquer contextos, pois as suas ideias pedagógicas fornecem elementos teórico/práticos para o processo de ensino/aprendizagem comprovadamente eficazes. A partir desta constatação, a presente pesquisa dedicou-se a analisar, sob o enfoque histórico, o cunho conscientizador do pensamento pedagógico de Freire, tornado prática no método de alfabetização que leva o seu nome e ao analisar a prática pedagógica freireana percebe-se que esta se desenvolve basicamente por meio do diálogo e da ação reflexiva. Cabe, então, pensar na sua eficácia enquanto propulsoras do processo de conscientização, fazendo uso de elementos teórico/práticos e de recursos didáticos que favoreçam a aproximação da realidade do educando ao processo de ensino. Portanto, tais elementos, juntamente com a exposição das fases do método, são, nesta pesquisa, analisados quanto a sua relevância num ambiente escolar cujo objetivo é alfabetizar, conscientizando. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/811 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/811 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/811/687 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 11 n. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 259-274 Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 259-274 Práxis Educacional; Vol. 11 No. 18 (2015): Currículo e Diversidade; 259-274 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815966666752 |