Tecnologia da informação e da comunicação na formação de professores: os desafios da pós modernidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/937 |
Resumo: | Um desafio na formação de professores na pós-modernidade é incluir as Tecnologias de Comunicação e Informação como elemento proponente de modificações em várias dimensões no binômio ensino-aprendizagem. Este artigo tem como objetivo geral: discutir o perfil da formação dos docentes do Ensino básico, através do uso das TICs na pós modernidade. Como objetivos específicos, pretendem-se: situar a educação na pós modernidade buscando estabelecer os desafios da sociedade informacional e contextualizar a educação na perspectiva da educação transdisciplinar, discriminando seus princípios na formação de professores. A opção metodológica foi a da pesquisa bibliográfica. Constatamos que a pós-modernidade trouxe novos desafios à sociedade informacional, através das mudanças de paradigmas que precisam ser incorporadas à educação como forma de responder as demandas da pós-globalização. Concluímos que é preciso proporcionar uma formação pedagógica aos docentes que os empodere culminando, assim, numa ação educativa, aos estudantes, promotora do acesso ao conhecimento através das TIC. |
id |
UESB-7_bc7ba8dcda175c0d1902110b9a2caf67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/937 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologia da informação e da comunicação na formação de professores: os desafios da pós modernidadeEducaçãoFormação de professoresTecnologiasUm desafio na formação de professores na pós-modernidade é incluir as Tecnologias de Comunicação e Informação como elemento proponente de modificações em várias dimensões no binômio ensino-aprendizagem. Este artigo tem como objetivo geral: discutir o perfil da formação dos docentes do Ensino básico, através do uso das TICs na pós modernidade. Como objetivos específicos, pretendem-se: situar a educação na pós modernidade buscando estabelecer os desafios da sociedade informacional e contextualizar a educação na perspectiva da educação transdisciplinar, discriminando seus princípios na formação de professores. A opção metodológica foi a da pesquisa bibliográfica. Constatamos que a pós-modernidade trouxe novos desafios à sociedade informacional, através das mudanças de paradigmas que precisam ser incorporadas à educação como forma de responder as demandas da pós-globalização. Concluímos que é preciso proporcionar uma formação pedagógica aos docentes que os empodere culminando, assim, numa ação educativa, aos estudantes, promotora do acesso ao conhecimento através das TIC.Edições UESB2015-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/93710.22481/praxis.v13i24.937Práxis Educacional; v. 13 n. 24 (2017): jan./abr. 2017; 184-201Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 24 (2017): jan./abr. 2017; 184-201Práxis Educacional; Vol. 13 No. 24 (2017): jan./abr. 2017; 184-2012178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/937/798dos Santos Neves, Marinalva BatistaFraga Rocha, Nívea Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:07:15Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/937Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:07:15Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia da informação e da comunicação na formação de professores: os desafios da pós modernidade |
title |
Tecnologia da informação e da comunicação na formação de professores: os desafios da pós modernidade |
spellingShingle |
Tecnologia da informação e da comunicação na formação de professores: os desafios da pós modernidade dos Santos Neves, Marinalva Batista Educação Formação de professores Tecnologias |
title_short |
Tecnologia da informação e da comunicação na formação de professores: os desafios da pós modernidade |
title_full |
Tecnologia da informação e da comunicação na formação de professores: os desafios da pós modernidade |
title_fullStr |
Tecnologia da informação e da comunicação na formação de professores: os desafios da pós modernidade |
title_full_unstemmed |
Tecnologia da informação e da comunicação na formação de professores: os desafios da pós modernidade |
title_sort |
Tecnologia da informação e da comunicação na formação de professores: os desafios da pós modernidade |
author |
dos Santos Neves, Marinalva Batista |
author_facet |
dos Santos Neves, Marinalva Batista Fraga Rocha, Nívea Maria |
author_role |
author |
author2 |
Fraga Rocha, Nívea Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos Neves, Marinalva Batista Fraga Rocha, Nívea Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação de professores Tecnologias |
topic |
Educação Formação de professores Tecnologias |
description |
Um desafio na formação de professores na pós-modernidade é incluir as Tecnologias de Comunicação e Informação como elemento proponente de modificações em várias dimensões no binômio ensino-aprendizagem. Este artigo tem como objetivo geral: discutir o perfil da formação dos docentes do Ensino básico, através do uso das TICs na pós modernidade. Como objetivos específicos, pretendem-se: situar a educação na pós modernidade buscando estabelecer os desafios da sociedade informacional e contextualizar a educação na perspectiva da educação transdisciplinar, discriminando seus princípios na formação de professores. A opção metodológica foi a da pesquisa bibliográfica. Constatamos que a pós-modernidade trouxe novos desafios à sociedade informacional, através das mudanças de paradigmas que precisam ser incorporadas à educação como forma de responder as demandas da pós-globalização. Concluímos que é preciso proporcionar uma formação pedagógica aos docentes que os empodere culminando, assim, numa ação educativa, aos estudantes, promotora do acesso ao conhecimento através das TIC. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/937 10.22481/praxis.v13i24.937 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/937 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxis.v13i24.937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/937/798 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 13 n. 24 (2017): jan./abr. 2017; 184-201 Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 24 (2017): jan./abr. 2017; 184-201 Práxis Educacional; Vol. 13 No. 24 (2017): jan./abr. 2017; 184-201 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816497246208 |