Tecnologia da informação e da comunicação na formação de professores: os desafios da pós modernidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Neves, Marinalva Batista
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fraga Rocha, Nívea Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/937
Resumo: Um desafio na formação de professores na pós-modernidade é incluir as Tecnologias de Comunicação e Informação como elemento proponente de modificações em várias dimensões no binômio ensino-aprendizagem. Este artigo tem como objetivo geral: discutir o perfil da formação dos docentes do Ensino básico, através do uso das TICs na pós modernidade. Como objetivos específicos, pretendem-se: situar a educação na pós modernidade buscando estabelecer os desafios da sociedade informacional e contextualizar a educação na perspectiva da educação transdisciplinar, discriminando seus princípios na formação de professores. A opção metodológica foi a da pesquisa bibliográfica. Constatamos que a pós-modernidade trouxe novos desafios à sociedade informacional, através das mudanças de paradigmas que precisam ser incorporadas à educação como forma de responder as demandas da pós-globalização. Concluímos que é preciso proporcionar uma formação pedagógica aos docentes que os empodere culminando, assim, numa ação educativa, aos estudantes, promotora do acesso ao conhecimento através das TIC.
id UESB-7_bc7ba8dcda175c0d1902110b9a2caf67
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/937
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Tecnologia da informação e da comunicação na formação de professores: os desafios da pós modernidadeEducaçãoFormação de professoresTecnologiasUm desafio na formação de professores na pós-modernidade é incluir as Tecnologias de Comunicação e Informação como elemento proponente de modificações em várias dimensões no binômio ensino-aprendizagem. Este artigo tem como objetivo geral: discutir o perfil da formação dos docentes do Ensino básico, através do uso das TICs na pós modernidade. Como objetivos específicos, pretendem-se: situar a educação na pós modernidade buscando estabelecer os desafios da sociedade informacional e contextualizar a educação na perspectiva da educação transdisciplinar, discriminando seus princípios na formação de professores. A opção metodológica foi a da pesquisa bibliográfica. Constatamos que a pós-modernidade trouxe novos desafios à sociedade informacional, através das mudanças de paradigmas que precisam ser incorporadas à educação como forma de responder as demandas da pós-globalização. Concluímos que é preciso proporcionar uma formação pedagógica aos docentes que os empodere culminando, assim, numa ação educativa, aos estudantes, promotora do acesso ao conhecimento através das TIC.Edições UESB2015-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/93710.22481/praxis.v13i24.937Práxis Educacional; v. 13 n. 24 (2017): jan./abr. 2017; 184-201Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 24 (2017): jan./abr. 2017; 184-201Práxis Educacional; Vol. 13 No. 24 (2017): jan./abr. 2017; 184-2012178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/937/798dos Santos Neves, Marinalva BatistaFraga Rocha, Nívea Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:07:15Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/937Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:07:15Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia da informação e da comunicação na formação de professores: os desafios da pós modernidade
title Tecnologia da informação e da comunicação na formação de professores: os desafios da pós modernidade
spellingShingle Tecnologia da informação e da comunicação na formação de professores: os desafios da pós modernidade
dos Santos Neves, Marinalva Batista
Educação
Formação de professores
Tecnologias
title_short Tecnologia da informação e da comunicação na formação de professores: os desafios da pós modernidade
title_full Tecnologia da informação e da comunicação na formação de professores: os desafios da pós modernidade
title_fullStr Tecnologia da informação e da comunicação na formação de professores: os desafios da pós modernidade
title_full_unstemmed Tecnologia da informação e da comunicação na formação de professores: os desafios da pós modernidade
title_sort Tecnologia da informação e da comunicação na formação de professores: os desafios da pós modernidade
author dos Santos Neves, Marinalva Batista
author_facet dos Santos Neves, Marinalva Batista
Fraga Rocha, Nívea Maria
author_role author
author2 Fraga Rocha, Nívea Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos Neves, Marinalva Batista
Fraga Rocha, Nívea Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação de professores
Tecnologias
topic Educação
Formação de professores
Tecnologias
description Um desafio na formação de professores na pós-modernidade é incluir as Tecnologias de Comunicação e Informação como elemento proponente de modificações em várias dimensões no binômio ensino-aprendizagem. Este artigo tem como objetivo geral: discutir o perfil da formação dos docentes do Ensino básico, através do uso das TICs na pós modernidade. Como objetivos específicos, pretendem-se: situar a educação na pós modernidade buscando estabelecer os desafios da sociedade informacional e contextualizar a educação na perspectiva da educação transdisciplinar, discriminando seus princípios na formação de professores. A opção metodológica foi a da pesquisa bibliográfica. Constatamos que a pós-modernidade trouxe novos desafios à sociedade informacional, através das mudanças de paradigmas que precisam ser incorporadas à educação como forma de responder as demandas da pós-globalização. Concluímos que é preciso proporcionar uma formação pedagógica aos docentes que os empodere culminando, assim, numa ação educativa, aos estudantes, promotora do acesso ao conhecimento através das TIC.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/937
10.22481/praxis.v13i24.937
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/937
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v13i24.937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/937/798
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 13 n. 24 (2017): jan./abr. 2017; 184-201
Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 24 (2017): jan./abr. 2017; 184-201
Práxis Educacional; Vol. 13 No. 24 (2017): jan./abr. 2017; 184-201
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816497246208