O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português / The role of didactic games on learning: a survey on economics teaching in portuguese high school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mucharreira, Pedro Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cerdeira, Luísa, Cabrito, Belmiro Gil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40685
Resumo: A investigação proposta situa-se num paradigma de aprendizagem construtivista, onde se perspetiva que as aprendizagens possam ser construídas pelas vivências (Piaget & Inhelder, 1995; Kolb & Kolb, 2008). Neste enquadramento, será realizada a revisão da literatura respeitante ao papel que a formação docente, no âmbito do ensino das ciências económicas e sociais ao nível do ensino secundário, poderá ter na possível valoração e recurso a determinados jogos didáticos e de simulação no seu reportório de práticas. Complementarmente, procurar-se-á compreender se o recurso a estas metodologias ativas pode contribuir para um incremento da motivação e aprendizagens dos alunos. Quanto à metodologia, a investigação é de natureza qualitativa, na linha de um paradigma interpretativo, embora recorrendo a técnicas quantitativas de recolha e análise dos dados. Pretende-se apresentar resultados parciais resultantes da aplicação de um questionário desenvolvido pelos autores, utilizando-se uma amostra por conveniência constituída por 400 docentes do grupo de recrutamento “430 – Economia e Contabilidade” com qualificação profissional, do território português. O recurso à aplicação dos questionários teve em vista avaliar as diferentes dimensões de um esquema relacional proposto para a investigação, através do desenvolvimento de equações estruturais, recorrendo-se, para este efeito, ao programa SPSS para tratamento dos dados. Esta investigação visa contribuir para uma maior reflexão e estudo destas temáticas, perspetivadas segundo as especificidades da didática da Economia no ensino secundário em Portugal.
id VERACRUZ-0_fcd82800072cab72e70c76dead435a86
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40685
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português / The role of didactic games on learning: a survey on economics teaching in portuguese high schoolFormação docenteDidática da economiaJogos didáticosAprendizagemMotivação.A investigação proposta situa-se num paradigma de aprendizagem construtivista, onde se perspetiva que as aprendizagens possam ser construídas pelas vivências (Piaget & Inhelder, 1995; Kolb & Kolb, 2008). Neste enquadramento, será realizada a revisão da literatura respeitante ao papel que a formação docente, no âmbito do ensino das ciências económicas e sociais ao nível do ensino secundário, poderá ter na possível valoração e recurso a determinados jogos didáticos e de simulação no seu reportório de práticas. Complementarmente, procurar-se-á compreender se o recurso a estas metodologias ativas pode contribuir para um incremento da motivação e aprendizagens dos alunos. Quanto à metodologia, a investigação é de natureza qualitativa, na linha de um paradigma interpretativo, embora recorrendo a técnicas quantitativas de recolha e análise dos dados. Pretende-se apresentar resultados parciais resultantes da aplicação de um questionário desenvolvido pelos autores, utilizando-se uma amostra por conveniência constituída por 400 docentes do grupo de recrutamento “430 – Economia e Contabilidade” com qualificação profissional, do território português. O recurso à aplicação dos questionários teve em vista avaliar as diferentes dimensões de um esquema relacional proposto para a investigação, através do desenvolvimento de equações estruturais, recorrendo-se, para este efeito, ao programa SPSS para tratamento dos dados. Esta investigação visa contribuir para uma maior reflexão e estudo destas temáticas, perspetivadas segundo as especificidades da didática da Economia no ensino secundário em Portugal.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4068510.34117/bjdv7n12-128Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 111913-111926Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 111913-111926Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 111913-1119262525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40685/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMucharreira, Pedro RibeiroCerdeira, LuísaCabrito, Belmiro Gil2022-04-12T00:05:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40685Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:10.239649Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português / The role of didactic games on learning: a survey on economics teaching in portuguese high school
title O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português / The role of didactic games on learning: a survey on economics teaching in portuguese high school
spellingShingle O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português / The role of didactic games on learning: a survey on economics teaching in portuguese high school
Mucharreira, Pedro Ribeiro
Formação docente
Didática da economia
Jogos didáticos
Aprendizagem
Motivação.
title_short O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português / The role of didactic games on learning: a survey on economics teaching in portuguese high school
title_full O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português / The role of didactic games on learning: a survey on economics teaching in portuguese high school
title_fullStr O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português / The role of didactic games on learning: a survey on economics teaching in portuguese high school
title_full_unstemmed O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português / The role of didactic games on learning: a survey on economics teaching in portuguese high school
title_sort O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português / The role of didactic games on learning: a survey on economics teaching in portuguese high school
author Mucharreira, Pedro Ribeiro
author_facet Mucharreira, Pedro Ribeiro
Cerdeira, Luísa
Cabrito, Belmiro Gil
author_role author
author2 Cerdeira, Luísa
Cabrito, Belmiro Gil
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mucharreira, Pedro Ribeiro
Cerdeira, Luísa
Cabrito, Belmiro Gil
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Didática da economia
Jogos didáticos
Aprendizagem
Motivação.
topic Formação docente
Didática da economia
Jogos didáticos
Aprendizagem
Motivação.
description A investigação proposta situa-se num paradigma de aprendizagem construtivista, onde se perspetiva que as aprendizagens possam ser construídas pelas vivências (Piaget & Inhelder, 1995; Kolb & Kolb, 2008). Neste enquadramento, será realizada a revisão da literatura respeitante ao papel que a formação docente, no âmbito do ensino das ciências económicas e sociais ao nível do ensino secundário, poderá ter na possível valoração e recurso a determinados jogos didáticos e de simulação no seu reportório de práticas. Complementarmente, procurar-se-á compreender se o recurso a estas metodologias ativas pode contribuir para um incremento da motivação e aprendizagens dos alunos. Quanto à metodologia, a investigação é de natureza qualitativa, na linha de um paradigma interpretativo, embora recorrendo a técnicas quantitativas de recolha e análise dos dados. Pretende-se apresentar resultados parciais resultantes da aplicação de um questionário desenvolvido pelos autores, utilizando-se uma amostra por conveniência constituída por 400 docentes do grupo de recrutamento “430 – Economia e Contabilidade” com qualificação profissional, do território português. O recurso à aplicação dos questionários teve em vista avaliar as diferentes dimensões de um esquema relacional proposto para a investigação, através do desenvolvimento de equações estruturais, recorrendo-se, para este efeito, ao programa SPSS para tratamento dos dados. Esta investigação visa contribuir para uma maior reflexão e estudo destas temáticas, perspetivadas segundo as especificidades da didática da Economia no ensino secundário em Portugal.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40685
10.34117/bjdv7n12-128
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40685
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n12-128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40685/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 111913-111926
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 111913-111926
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 111913-111926
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645571016097792