O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português / The role of didactic games on learning: a survey on economics teaching in portuguese high school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40685 |
Resumo: | A investigação proposta situa-se num paradigma de aprendizagem construtivista, onde se perspetiva que as aprendizagens possam ser construídas pelas vivências (Piaget & Inhelder, 1995; Kolb & Kolb, 2008). Neste enquadramento, será realizada a revisão da literatura respeitante ao papel que a formação docente, no âmbito do ensino das ciências económicas e sociais ao nível do ensino secundário, poderá ter na possível valoração e recurso a determinados jogos didáticos e de simulação no seu reportório de práticas. Complementarmente, procurar-se-á compreender se o recurso a estas metodologias ativas pode contribuir para um incremento da motivação e aprendizagens dos alunos. Quanto à metodologia, a investigação é de natureza qualitativa, na linha de um paradigma interpretativo, embora recorrendo a técnicas quantitativas de recolha e análise dos dados. Pretende-se apresentar resultados parciais resultantes da aplicação de um questionário desenvolvido pelos autores, utilizando-se uma amostra por conveniência constituída por 400 docentes do grupo de recrutamento “430 – Economia e Contabilidade” com qualificação profissional, do território português. O recurso à aplicação dos questionários teve em vista avaliar as diferentes dimensões de um esquema relacional proposto para a investigação, através do desenvolvimento de equações estruturais, recorrendo-se, para este efeito, ao programa SPSS para tratamento dos dados. Esta investigação visa contribuir para uma maior reflexão e estudo destas temáticas, perspetivadas segundo as especificidades da didática da Economia no ensino secundário em Portugal. |
id |
VERACRUZ-0_fcd82800072cab72e70c76dead435a86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40685 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português / The role of didactic games on learning: a survey on economics teaching in portuguese high schoolFormação docenteDidática da economiaJogos didáticosAprendizagemMotivação.A investigação proposta situa-se num paradigma de aprendizagem construtivista, onde se perspetiva que as aprendizagens possam ser construídas pelas vivências (Piaget & Inhelder, 1995; Kolb & Kolb, 2008). Neste enquadramento, será realizada a revisão da literatura respeitante ao papel que a formação docente, no âmbito do ensino das ciências económicas e sociais ao nível do ensino secundário, poderá ter na possível valoração e recurso a determinados jogos didáticos e de simulação no seu reportório de práticas. Complementarmente, procurar-se-á compreender se o recurso a estas metodologias ativas pode contribuir para um incremento da motivação e aprendizagens dos alunos. Quanto à metodologia, a investigação é de natureza qualitativa, na linha de um paradigma interpretativo, embora recorrendo a técnicas quantitativas de recolha e análise dos dados. Pretende-se apresentar resultados parciais resultantes da aplicação de um questionário desenvolvido pelos autores, utilizando-se uma amostra por conveniência constituída por 400 docentes do grupo de recrutamento “430 – Economia e Contabilidade” com qualificação profissional, do território português. O recurso à aplicação dos questionários teve em vista avaliar as diferentes dimensões de um esquema relacional proposto para a investigação, através do desenvolvimento de equações estruturais, recorrendo-se, para este efeito, ao programa SPSS para tratamento dos dados. Esta investigação visa contribuir para uma maior reflexão e estudo destas temáticas, perspetivadas segundo as especificidades da didática da Economia no ensino secundário em Portugal.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4068510.34117/bjdv7n12-128Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 111913-111926Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 111913-111926Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 111913-1119262525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40685/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMucharreira, Pedro RibeiroCerdeira, LuísaCabrito, Belmiro Gil2022-04-12T00:05:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40685Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:10.239649Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português / The role of didactic games on learning: a survey on economics teaching in portuguese high school |
title |
O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português / The role of didactic games on learning: a survey on economics teaching in portuguese high school |
spellingShingle |
O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português / The role of didactic games on learning: a survey on economics teaching in portuguese high school Mucharreira, Pedro Ribeiro Formação docente Didática da economia Jogos didáticos Aprendizagem Motivação. |
title_short |
O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português / The role of didactic games on learning: a survey on economics teaching in portuguese high school |
title_full |
O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português / The role of didactic games on learning: a survey on economics teaching in portuguese high school |
title_fullStr |
O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português / The role of didactic games on learning: a survey on economics teaching in portuguese high school |
title_full_unstemmed |
O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português / The role of didactic games on learning: a survey on economics teaching in portuguese high school |
title_sort |
O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português / The role of didactic games on learning: a survey on economics teaching in portuguese high school |
author |
Mucharreira, Pedro Ribeiro |
author_facet |
Mucharreira, Pedro Ribeiro Cerdeira, Luísa Cabrito, Belmiro Gil |
author_role |
author |
author2 |
Cerdeira, Luísa Cabrito, Belmiro Gil |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mucharreira, Pedro Ribeiro Cerdeira, Luísa Cabrito, Belmiro Gil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Didática da economia Jogos didáticos Aprendizagem Motivação. |
topic |
Formação docente Didática da economia Jogos didáticos Aprendizagem Motivação. |
description |
A investigação proposta situa-se num paradigma de aprendizagem construtivista, onde se perspetiva que as aprendizagens possam ser construídas pelas vivências (Piaget & Inhelder, 1995; Kolb & Kolb, 2008). Neste enquadramento, será realizada a revisão da literatura respeitante ao papel que a formação docente, no âmbito do ensino das ciências económicas e sociais ao nível do ensino secundário, poderá ter na possível valoração e recurso a determinados jogos didáticos e de simulação no seu reportório de práticas. Complementarmente, procurar-se-á compreender se o recurso a estas metodologias ativas pode contribuir para um incremento da motivação e aprendizagens dos alunos. Quanto à metodologia, a investigação é de natureza qualitativa, na linha de um paradigma interpretativo, embora recorrendo a técnicas quantitativas de recolha e análise dos dados. Pretende-se apresentar resultados parciais resultantes da aplicação de um questionário desenvolvido pelos autores, utilizando-se uma amostra por conveniência constituída por 400 docentes do grupo de recrutamento “430 – Economia e Contabilidade” com qualificação profissional, do território português. O recurso à aplicação dos questionários teve em vista avaliar as diferentes dimensões de um esquema relacional proposto para a investigação, através do desenvolvimento de equações estruturais, recorrendo-se, para este efeito, ao programa SPSS para tratamento dos dados. Esta investigação visa contribuir para uma maior reflexão e estudo destas temáticas, perspetivadas segundo as especificidades da didática da Economia no ensino secundário em Portugal. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40685 10.34117/bjdv7n12-128 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40685 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n12-128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40685/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 111913-111926 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 111913-111926 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 111913-111926 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645571016097792 |