A ART ASKS FOR PASSAGE: IN SEARCH OF TH DE-MEDICALIZATION OF EDUCATION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5865 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com o objetivo de refletir a respeito da prática do psicólogo escolar junto a professores, frente ao contexto atual de medicalização da educação. Foram propostas atividades e oferecidas ferramentas com a arte, para que repensassem sua prática. Propusemos quatro encontros com professoras de uma Instituição Pública de Educação Infantil. Analisamos as potencialidades e limites do trabalho desenvolvido a partir de manifestações de uma professora que participou do estudo. Pudemos constatar os impactos e transformações gerados pela arte nas práticas de tal professora. |
id |
UESB-7_e62634230e65a78f6a14250a9385c2e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5865 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ART ASKS FOR PASSAGE: IN SEARCH OF TH DE-MEDICALIZATION OF EDUCATIONEL ARTE PIDE PASAJE: EM BUSCA DE LA DESMEDICALIZACIÓN DE LA EDUCACIÓNA ARTE PEDE PASSAGEM: EM BUSCA DA DESMEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃOArteMedicalização da EducaçãoPsicologia Educacional e EscolarPsicología educativa y escolarArteMedicalización de la educaciónEducational and School PsychologyArtMedicalization of Education Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com o objetivo de refletir a respeito da prática do psicólogo escolar junto a professores, frente ao contexto atual de medicalização da educação. Foram propostas atividades e oferecidas ferramentas com a arte, para que repensassem sua prática. Propusemos quatro encontros com professoras de uma Instituição Pública de Educação Infantil. Analisamos as potencialidades e limites do trabalho desenvolvido a partir de manifestações de uma professora que participou do estudo. Pudemos constatar os impactos e transformações gerados pela arte nas práticas de tal professora. Este artículo presenta resultados de investigación destinados a reflexionar sobre la práctica del psicólogo escolar con los docentes, en vista del contexto actual de medicalización de la educación. Se propusieron actividades y se ofrecieron herramientas con arte para repensar su práctica. Propusimos cuatro reuniones con docentes de una institución pública de educación de la primera infancia. Analizamos las potencialidades y los límites del trabajo desarrollado a partir de las manifestaciones de un maestro que participó en el estudio. Pudimos ver los impactos y las transformaciones generadas por el arte en las prácticas de este profesor. This article presents research results aimed at reflecting on the practice of the school psychologist with teachers, in view of the current medicalization context of education. Activities were proposed and tools offered with art to rethink its practice. We proposed four meetings with teachers of a Public Institution of Early Childhood Education. We analyzed the potentialities and limits of the work developed from the manifestations of a teacher who participated in the study. We could see the impacts and transformations generated by art in the practices of this teacher. Edições UESB2019-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/586510.22481/praxisedu.v15i36.5865Práxis Educacional; v. 15 n. 36 (2019): Edição Especial; 202-223Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 36 (2019): Edição Especial; 202-223Práxis Educacional; Vol. 15 No. 36 (2019): Edição Especial; 202-2232178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5865/4385Marques Serrati, Camila SilvaCosta e Santos Peretta, Anabela Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:20:00Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5865Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:20Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ART ASKS FOR PASSAGE: IN SEARCH OF TH DE-MEDICALIZATION OF EDUCATION EL ARTE PIDE PASAJE: EM BUSCA DE LA DESMEDICALIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN A ARTE PEDE PASSAGEM: EM BUSCA DA DESMEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO |
title |
A ART ASKS FOR PASSAGE: IN SEARCH OF TH DE-MEDICALIZATION OF EDUCATION |
spellingShingle |
A ART ASKS FOR PASSAGE: IN SEARCH OF TH DE-MEDICALIZATION OF EDUCATION Marques Serrati, Camila Silva Arte Medicalização da Educação Psicologia Educacional e Escolar Psicología educativa y escolar Arte Medicalización de la educación Educational and School Psychology Art Medicalization of Education |
title_short |
A ART ASKS FOR PASSAGE: IN SEARCH OF TH DE-MEDICALIZATION OF EDUCATION |
title_full |
A ART ASKS FOR PASSAGE: IN SEARCH OF TH DE-MEDICALIZATION OF EDUCATION |
title_fullStr |
A ART ASKS FOR PASSAGE: IN SEARCH OF TH DE-MEDICALIZATION OF EDUCATION |
title_full_unstemmed |
A ART ASKS FOR PASSAGE: IN SEARCH OF TH DE-MEDICALIZATION OF EDUCATION |
title_sort |
A ART ASKS FOR PASSAGE: IN SEARCH OF TH DE-MEDICALIZATION OF EDUCATION |
author |
Marques Serrati, Camila Silva |
author_facet |
Marques Serrati, Camila Silva Costa e Santos Peretta, Anabela Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Costa e Santos Peretta, Anabela Almeida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques Serrati, Camila Silva Costa e Santos Peretta, Anabela Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Medicalização da Educação Psicologia Educacional e Escolar Psicología educativa y escolar Arte Medicalización de la educación Educational and School Psychology Art Medicalization of Education |
topic |
Arte Medicalização da Educação Psicologia Educacional e Escolar Psicología educativa y escolar Arte Medicalización de la educación Educational and School Psychology Art Medicalization of Education |
description |
Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com o objetivo de refletir a respeito da prática do psicólogo escolar junto a professores, frente ao contexto atual de medicalização da educação. Foram propostas atividades e oferecidas ferramentas com a arte, para que repensassem sua prática. Propusemos quatro encontros com professoras de uma Instituição Pública de Educação Infantil. Analisamos as potencialidades e limites do trabalho desenvolvido a partir de manifestações de uma professora que participou do estudo. Pudemos constatar os impactos e transformações gerados pela arte nas práticas de tal professora. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5865 10.22481/praxisedu.v15i36.5865 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5865 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v15i36.5865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5865/4385 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 15 n. 36 (2019): Edição Especial; 202-223 Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 36 (2019): Edição Especial; 202-223 Práxis Educacional; Vol. 15 No. 36 (2019): Edição Especial; 202-223 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068818163433472 |