A ART ASKS FOR PASSAGE: IN SEARCH OF TH DE-MEDICALIZATION OF EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques Serrati, Camila Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa e Santos Peretta, Anabela Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5865
Resumo: Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com o objetivo de refletir a respeito da prática do psicólogo escolar junto a professores, frente ao contexto atual de medicalização da educação. Foram propostas atividades e oferecidas ferramentas com a arte, para que repensassem sua prática. Propusemos quatro encontros com professoras de uma Instituição Pública de Educação Infantil. Analisamos as potencialidades e limites do trabalho desenvolvido a partir de manifestações de uma professora que participou do estudo. Pudemos constatar os impactos e transformações gerados pela arte nas práticas de tal professora.
id UESB-7_e62634230e65a78f6a14250a9385c2e9
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5865
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A ART ASKS FOR PASSAGE: IN SEARCH OF TH DE-MEDICALIZATION OF EDUCATIONEL ARTE PIDE PASAJE: EM BUSCA DE LA DESMEDICALIZACIÓN DE LA EDUCACIÓNA ARTE PEDE PASSAGEM: EM BUSCA DA DESMEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃOArteMedicalização da EducaçãoPsicologia Educacional e EscolarPsicología educativa y escolarArteMedicalización de la educaciónEducational and School PsychologyArtMedicalization of Education Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com o objetivo de refletir a respeito da prática do psicólogo escolar junto a professores, frente ao contexto atual de medicalização da educação. Foram propostas atividades e oferecidas ferramentas com a arte, para que repensassem sua prática. Propusemos quatro encontros com professoras de uma Instituição Pública de Educação Infantil. Analisamos as potencialidades e limites do trabalho desenvolvido a partir de manifestações de uma professora que participou do estudo. Pudemos constatar os impactos e transformações gerados pela arte nas práticas de tal professora. Este artículo presenta resultados de investigación destinados a reflexionar sobre la práctica del psicólogo escolar con los docentes, en vista del contexto actual de medicalización de la educación. Se propusieron actividades y se ofrecieron herramientas con arte para repensar su práctica. Propusimos cuatro reuniones con docentes de una institución pública de educación de la primera infancia. Analizamos las potencialidades y los límites del trabajo desarrollado a partir de las manifestaciones de un maestro que participó en el estudio. Pudimos ver los impactos y las transformaciones generadas por el arte en las prácticas de este profesor. This article presents research results aimed at reflecting on the practice of the school psychologist with teachers, in view of the current medicalization context of education. Activities were proposed and tools offered with art to rethink its practice. We proposed four meetings with teachers of a Public Institution of Early Childhood Education. We analyzed the potentialities and limits of the work developed from the manifestations of a teacher who participated in the study. We could see the impacts and transformations generated by art in the practices of this teacher. Edições UESB2019-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/586510.22481/praxisedu.v15i36.5865Práxis Educacional; v. 15 n. 36 (2019): Edição Especial; 202-223Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 36 (2019): Edição Especial; 202-223Práxis Educacional; Vol. 15 No. 36 (2019): Edição Especial; 202-2232178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5865/4385Marques Serrati, Camila SilvaCosta e Santos Peretta, Anabela Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:20:00Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5865Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:20Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A ART ASKS FOR PASSAGE: IN SEARCH OF TH DE-MEDICALIZATION OF EDUCATION
EL ARTE PIDE PASAJE: EM BUSCA DE LA DESMEDICALIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN
A ARTE PEDE PASSAGEM: EM BUSCA DA DESMEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
title A ART ASKS FOR PASSAGE: IN SEARCH OF TH DE-MEDICALIZATION OF EDUCATION
spellingShingle A ART ASKS FOR PASSAGE: IN SEARCH OF TH DE-MEDICALIZATION OF EDUCATION
Marques Serrati, Camila Silva
Arte
Medicalização da Educação
Psicologia Educacional e Escolar
Psicología educativa y escolar
Arte
Medicalización de la educación
Educational and School Psychology
Art
Medicalization of Education
title_short A ART ASKS FOR PASSAGE: IN SEARCH OF TH DE-MEDICALIZATION OF EDUCATION
title_full A ART ASKS FOR PASSAGE: IN SEARCH OF TH DE-MEDICALIZATION OF EDUCATION
title_fullStr A ART ASKS FOR PASSAGE: IN SEARCH OF TH DE-MEDICALIZATION OF EDUCATION
title_full_unstemmed A ART ASKS FOR PASSAGE: IN SEARCH OF TH DE-MEDICALIZATION OF EDUCATION
title_sort A ART ASKS FOR PASSAGE: IN SEARCH OF TH DE-MEDICALIZATION OF EDUCATION
author Marques Serrati, Camila Silva
author_facet Marques Serrati, Camila Silva
Costa e Santos Peretta, Anabela Almeida
author_role author
author2 Costa e Santos Peretta, Anabela Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques Serrati, Camila Silva
Costa e Santos Peretta, Anabela Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Medicalização da Educação
Psicologia Educacional e Escolar
Psicología educativa y escolar
Arte
Medicalización de la educación
Educational and School Psychology
Art
Medicalization of Education
topic Arte
Medicalização da Educação
Psicologia Educacional e Escolar
Psicología educativa y escolar
Arte
Medicalización de la educación
Educational and School Psychology
Art
Medicalization of Education
description Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com o objetivo de refletir a respeito da prática do psicólogo escolar junto a professores, frente ao contexto atual de medicalização da educação. Foram propostas atividades e oferecidas ferramentas com a arte, para que repensassem sua prática. Propusemos quatro encontros com professoras de uma Instituição Pública de Educação Infantil. Analisamos as potencialidades e limites do trabalho desenvolvido a partir de manifestações de uma professora que participou do estudo. Pudemos constatar os impactos e transformações gerados pela arte nas práticas de tal professora.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5865
10.22481/praxisedu.v15i36.5865
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5865
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v15i36.5865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5865/4385
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 15 n. 36 (2019): Edição Especial; 202-223
Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 36 (2019): Edição Especial; 202-223
Práxis Educacional; Vol. 15 No. 36 (2019): Edição Especial; 202-223
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068818163433472