EDUCATIONAL PRODUCT AS A PEDAGOGICAL RESOURCE TO VALUE AFRICAN AND AFRO-BRAZILIAN CULTURE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sérgio Teixeira da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Soares, Alexandre Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6999
Resumo: O presente texto é um recorte ampliado de uma dissertação de mestrado profissional em educação que analisou os sentidos subjetivos que educandos da Educação de Jovens e Adultos, pertencentes às religiões de matrizes africanas, possuem sobre a escola. O objetivo deste artigo é refletir sobre a produção de um material didático denominado Mala Temática Mojubá como requisito básico na formação strictu-sensu. Tal proposta caminha na direção de identificação e na possibilidade de apropriação deste artefato cultural a ser utilizado para valorização das culturas africanas e afro- brasileiras. A proposta metodológica utilizada para a confecção do produto educacional foi a pesquisa- ação pedagógica apresentada por Franco (2016) para reconfigurar ações pedagógicas coletivas e colaborativas que envolvem a produção de conhecimento no e com os educadores e não apenas para eles, inclusive com o intuito de alcançar uma formação humanística na perspectiva freireana. A elaboração de um artefato cultural como recurso pedagógico que possa contribuir com a implementação da lei 10.639/03 em escolas brasileiras indica uma ação complexa e desafiadora. Um dos desafios consiste em despertar nos educadores a possibilidade de criação, apropriação pedagógica e o uso da Mala Temática Mojubá. Os resultados obtidos demonstraram que o produto confeccionado contribui para a descolonização religiosa nas escolas em que foi destinado. O artefato cultural elaborado é resultado de ações inovadoras no campo educacional, bem como amplia o contexto de atuação pedagógica da docência na educação básica e propicia o reconhecimento da diversidade de sujeitos e saberes no escola.
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Tal proposta caminha na direção de identificação e na possibilidade de apropriação deste artefato cultural a ser utilizado para valorização das culturas africanas e afro- brasileiras. A proposta metodológica utilizada para a confecção do produto educacional foi a pesquisa- ação pedagógica apresentada por Franco (2016) para reconfigurar ações pedagógicas coletivas e colaborativas que envolvem a produção de conhecimento no e com os educadores e não apenas para eles, inclusive com o intuito de alcançar uma formação humanística na perspectiva freireana. A elaboração de um artefato cultural como recurso pedagógico que possa contribuir com a implementação da lei 10.639/03 em escolas brasileiras indica uma ação complexa e desafiadora. Um dos desafios consiste em despertar nos educadores a possibilidade de criação, apropriação pedagógica e o uso da Mala Temática Mojubá. Os resultados obtidos demonstraram que o produto confeccionado contribui para a descolonização religiosa nas escolas em que foi destinado. O artefato cultural elaborado é resultado de ações inovadoras no campo educacional, bem como amplia o contexto de atuação pedagógica da docência na educação básica e propicia o reconhecimento da diversidade de sujeitos e saberes no escola. Este texto es un extracto ampliado de una disertación de maestría profesional en educación que analizó los significados subjetivos que los estudiantes de Educación de Jóvenes y Adultos, pertenecientes a religiones africanas, tienen sobre la escuela. El propósito de este artículo es reflexionar sobre la producción de un material didáctico llamado Mala Tematica Mojubá como requisito básico en el entrenamiento estricto-sensu. Dicha propuesta va en la dirección de la identificación y la posibilidad de apropiación de este artefacto cultural para ser usado para valorar las culturas africanas y afrobrasileñas. La propuesta metodológica utilizada para elaborar el producto educativo fue la investigación de acción pedagógica presentada por Franco (2016) para reconfigurar acciones pedagógicas colectivas y colaborativas que implican la producción de conocimiento en y con los educadores y no solo para ellos, incluso con la intención lograr una formación humanista en la perspectiva freireana. La elaboración de un artefacto cultural como recurso pedagógico que puede contribuir a la implementación de la ley 10.639 /03 en las escuelas brasileñas indica una acción compleja y desafiante. Uno de los desafíos es despertar en los educadores la posibilidad de creación, apropiación pedagógica y el uso de la bolsa temática Mojubá. Los resultados obtenidos demostraron que el producto fabricado contribuye a la descolonización religiosa en las escuelas donde fue destinado. El artefacto cultural elaborado es el resultado de acciones innovadoras en el campo educativo, así como de expandir el contexto de la enseñanza de la enseñanza en la educación básica y proporcionar reconocimiento de la diversidad de asignaturas y conocimientos en la escuela. This text is an expanded excerpt from a professional master's dissertation in education that analyzed the subjective meanings that students of Youth and Adult Education, belonging to African- based religions, have about the school. The purpose of this article is to reflect on the production of a teaching material called Mala Tematica Mojubá as a basic requirement in strictu-sensu training. Such proposal goes in the direction of identification and the possibility of appropriation of this cultural artifact to be used to value African and Afro-Brazilian cultures. The methodological proposal used to make the educational product was the pedagogical action research presented by Franco (2016) to reconfigure collective and collaborative pedagogical actions that involve the production of knowledge in and with educators and not only for them, including with the intention to achieve a humanistic formation in the freirean perspective. The elaboration of a cultural artifact as a pedagogical resource that can contribute to the implementation of law 10.639/ 03 in brazilian schools indicates a complex and challenging action. One of the challenges is to awaken in educators the possibility of creation, pedagogical appropriation and the use of the Mojubá Theme Bag. The results obtained demonstrated that the manufactured product contributes to the religious decolonization in the schools where it was destined. The cultural artifact elaborated is the result of innovative actions in the educational field, as well as expanding the context of teaching teaching in basic education and providing recognition of the diversity of subjects and knowledge in school. 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