A expansão da formação de professores na Bahia: a avaliação do Parfor por universidades e municípios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mororó, Leila Pio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, René
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/846
Resumo: Este artigo discute os resultados de duas pesquisas que, ao se proporem examinar a expansão da formação em serviço no Brasil e tomando como foco de análise o estado da Bahia no processo de implantação e desenvolvimento do PARFOR, buscaram identificar e analisar os principais desafios e dificuldades enfrentados por instituições de ensino superior (IPES) envolvidas com os cursos em andamento e por municípios. Para tanto, e com base dos pressupostos da pesquisa tipo avaliativa, com abordagem qualitativa, analisou-se os documentos produzidos e realizou-se entrevistas com coordenadores do PARFOR nas IPES e com dirigentes e ex-dirigentes municipais de educação. Os dados demonstram que as principais dificuldades enfrentadas estão relacionadas, principalmente, a ausência de sintonia entre o Ministério da educação, o governo estadual e os municípios. Os desafios a serem enfrentados por todos os entes envolvidos com a formação de professores em serviço, assim, são muitos. Dentre eles, a necessidade de se obter dados mais precisos sobre a demanda de formação de professores no estado e estabelecer estratégias de fortalecimento do diálogo entre municípios, IPES e governo do estado.
id UESB-7_f3043bf135b27ffcbcb57591befc22c9
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/846
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A expansão da formação de professores na Bahia: a avaliação do Parfor por universidades e municípiosFormação de professores em serviçoPlano Nacional de Formação de Professores - PARFORPolítica de formação de professoresEste artigo discute os resultados de duas pesquisas que, ao se proporem examinar a expansão da formação em serviço no Brasil e tomando como foco de análise o estado da Bahia no processo de implantação e desenvolvimento do PARFOR, buscaram identificar e analisar os principais desafios e dificuldades enfrentados por instituições de ensino superior (IPES) envolvidas com os cursos em andamento e por municípios. Para tanto, e com base dos pressupostos da pesquisa tipo avaliativa, com abordagem qualitativa, analisou-se os documentos produzidos e realizou-se entrevistas com coordenadores do PARFOR nas IPES e com dirigentes e ex-dirigentes municipais de educação. Os dados demonstram que as principais dificuldades enfrentadas estão relacionadas, principalmente, a ausência de sintonia entre o Ministério da educação, o governo estadual e os municípios. Os desafios a serem enfrentados por todos os entes envolvidos com a formação de professores em serviço, assim, são muitos. Dentre eles, a necessidade de se obter dados mais precisos sobre a demanda de formação de professores no estado e estabelecer estratégias de fortalecimento do diálogo entre municípios, IPES e governo do estado.Edições UESB2015-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/846Práxis Educacional; v. 11 n. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 189-208Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 189-208Práxis Educacional; Vol. 11 No. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 189-2082178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/846/718Mororó, Leila PioSilva, Renéinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:05:03Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/846Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:05:03Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A expansão da formação de professores na Bahia: a avaliação do Parfor por universidades e municípios
title A expansão da formação de professores na Bahia: a avaliação do Parfor por universidades e municípios
spellingShingle A expansão da formação de professores na Bahia: a avaliação do Parfor por universidades e municípios
Mororó, Leila Pio
Formação de professores em serviço
Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR
Política de formação de professores
title_short A expansão da formação de professores na Bahia: a avaliação do Parfor por universidades e municípios
title_full A expansão da formação de professores na Bahia: a avaliação do Parfor por universidades e municípios
title_fullStr A expansão da formação de professores na Bahia: a avaliação do Parfor por universidades e municípios
title_full_unstemmed A expansão da formação de professores na Bahia: a avaliação do Parfor por universidades e municípios
title_sort A expansão da formação de professores na Bahia: a avaliação do Parfor por universidades e municípios
author Mororó, Leila Pio
author_facet Mororó, Leila Pio
Silva, René
author_role author
author2 Silva, René
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mororó, Leila Pio
Silva, René
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores em serviço
Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR
Política de formação de professores
topic Formação de professores em serviço
Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR
Política de formação de professores
description Este artigo discute os resultados de duas pesquisas que, ao se proporem examinar a expansão da formação em serviço no Brasil e tomando como foco de análise o estado da Bahia no processo de implantação e desenvolvimento do PARFOR, buscaram identificar e analisar os principais desafios e dificuldades enfrentados por instituições de ensino superior (IPES) envolvidas com os cursos em andamento e por municípios. Para tanto, e com base dos pressupostos da pesquisa tipo avaliativa, com abordagem qualitativa, analisou-se os documentos produzidos e realizou-se entrevistas com coordenadores do PARFOR nas IPES e com dirigentes e ex-dirigentes municipais de educação. Os dados demonstram que as principais dificuldades enfrentadas estão relacionadas, principalmente, a ausência de sintonia entre o Ministério da educação, o governo estadual e os municípios. Os desafios a serem enfrentados por todos os entes envolvidos com a formação de professores em serviço, assim, são muitos. Dentre eles, a necessidade de se obter dados mais precisos sobre a demanda de formação de professores no estado e estabelecer estratégias de fortalecimento do diálogo entre municípios, IPES e governo do estado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/846
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/846/718
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 11 n. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 189-208
Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 189-208
Práxis Educacional; Vol. 11 No. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 189-208
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816007561216