A expansão da formação de professores na Bahia: a avaliação do Parfor por universidades e municípios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/846 |
Resumo: | Este artigo discute os resultados de duas pesquisas que, ao se proporem examinar a expansão da formação em serviço no Brasil e tomando como foco de análise o estado da Bahia no processo de implantação e desenvolvimento do PARFOR, buscaram identificar e analisar os principais desafios e dificuldades enfrentados por instituições de ensino superior (IPES) envolvidas com os cursos em andamento e por municípios. Para tanto, e com base dos pressupostos da pesquisa tipo avaliativa, com abordagem qualitativa, analisou-se os documentos produzidos e realizou-se entrevistas com coordenadores do PARFOR nas IPES e com dirigentes e ex-dirigentes municipais de educação. Os dados demonstram que as principais dificuldades enfrentadas estão relacionadas, principalmente, a ausência de sintonia entre o Ministério da educação, o governo estadual e os municípios. Os desafios a serem enfrentados por todos os entes envolvidos com a formação de professores em serviço, assim, são muitos. Dentre eles, a necessidade de se obter dados mais precisos sobre a demanda de formação de professores no estado e estabelecer estratégias de fortalecimento do diálogo entre municípios, IPES e governo do estado. |
id |
UESB-7_f3043bf135b27ffcbcb57591befc22c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/846 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A expansão da formação de professores na Bahia: a avaliação do Parfor por universidades e municípiosFormação de professores em serviçoPlano Nacional de Formação de Professores - PARFORPolítica de formação de professoresEste artigo discute os resultados de duas pesquisas que, ao se proporem examinar a expansão da formação em serviço no Brasil e tomando como foco de análise o estado da Bahia no processo de implantação e desenvolvimento do PARFOR, buscaram identificar e analisar os principais desafios e dificuldades enfrentados por instituições de ensino superior (IPES) envolvidas com os cursos em andamento e por municípios. Para tanto, e com base dos pressupostos da pesquisa tipo avaliativa, com abordagem qualitativa, analisou-se os documentos produzidos e realizou-se entrevistas com coordenadores do PARFOR nas IPES e com dirigentes e ex-dirigentes municipais de educação. Os dados demonstram que as principais dificuldades enfrentadas estão relacionadas, principalmente, a ausência de sintonia entre o Ministério da educação, o governo estadual e os municípios. Os desafios a serem enfrentados por todos os entes envolvidos com a formação de professores em serviço, assim, são muitos. Dentre eles, a necessidade de se obter dados mais precisos sobre a demanda de formação de professores no estado e estabelecer estratégias de fortalecimento do diálogo entre municípios, IPES e governo do estado.Edições UESB2015-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/846Práxis Educacional; v. 11 n. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 189-208Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 189-208Práxis Educacional; Vol. 11 No. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 189-2082178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/846/718Mororó, Leila PioSilva, Renéinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:05:03Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/846Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:05:03Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A expansão da formação de professores na Bahia: a avaliação do Parfor por universidades e municípios |
title |
A expansão da formação de professores na Bahia: a avaliação do Parfor por universidades e municípios |
spellingShingle |
A expansão da formação de professores na Bahia: a avaliação do Parfor por universidades e municípios Mororó, Leila Pio Formação de professores em serviço Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR Política de formação de professores |
title_short |
A expansão da formação de professores na Bahia: a avaliação do Parfor por universidades e municípios |
title_full |
A expansão da formação de professores na Bahia: a avaliação do Parfor por universidades e municípios |
title_fullStr |
A expansão da formação de professores na Bahia: a avaliação do Parfor por universidades e municípios |
title_full_unstemmed |
A expansão da formação de professores na Bahia: a avaliação do Parfor por universidades e municípios |
title_sort |
A expansão da formação de professores na Bahia: a avaliação do Parfor por universidades e municípios |
author |
Mororó, Leila Pio |
author_facet |
Mororó, Leila Pio Silva, René |
author_role |
author |
author2 |
Silva, René |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mororó, Leila Pio Silva, René |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores em serviço Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR Política de formação de professores |
topic |
Formação de professores em serviço Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR Política de formação de professores |
description |
Este artigo discute os resultados de duas pesquisas que, ao se proporem examinar a expansão da formação em serviço no Brasil e tomando como foco de análise o estado da Bahia no processo de implantação e desenvolvimento do PARFOR, buscaram identificar e analisar os principais desafios e dificuldades enfrentados por instituições de ensino superior (IPES) envolvidas com os cursos em andamento e por municípios. Para tanto, e com base dos pressupostos da pesquisa tipo avaliativa, com abordagem qualitativa, analisou-se os documentos produzidos e realizou-se entrevistas com coordenadores do PARFOR nas IPES e com dirigentes e ex-dirigentes municipais de educação. Os dados demonstram que as principais dificuldades enfrentadas estão relacionadas, principalmente, a ausência de sintonia entre o Ministério da educação, o governo estadual e os municípios. Os desafios a serem enfrentados por todos os entes envolvidos com a formação de professores em serviço, assim, são muitos. Dentre eles, a necessidade de se obter dados mais precisos sobre a demanda de formação de professores no estado e estabelecer estratégias de fortalecimento do diálogo entre municípios, IPES e governo do estado. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/846 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/846/718 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 11 n. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 189-208 Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 189-208 Práxis Educacional; Vol. 11 No. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 189-208 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816007561216 |