As condições de formação do professor-discente do PARFOR na Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: mororo, leila pio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Couto, Maria Elizabete Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/121
Resumo: ResumoEste artigo discute a relação entre a formação em serviço e as condições de formação dos professores-discentes dos cursos do Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR. Baseia-se em resultados de pesquisa cujo objetivo foi o de avaliar a implantação e o desenvolvimento do PARFOR na Bahia. A pesquisa utilizou instrumentos de coleta de dados como a análise dos documentos produzidos nas diversas instâncias responsáveis pela estruturação da política estadual de formação de professores e a realização de entrevistas semi-estruturadascom os coordenadores institucionais do PARFOR nas instituições públicas de ensino superior - IPES. Dentre os resultados destacam-se a ausência de uma política de formação que se efetive a partir do regime de colaboração entre os entes federados (como propõe a legislação pertinente), recaindo totalmente sobre os professores o ônus de sua formação; e há no interior das IPES uma dualidade de modelos de formação.Palavras-chave: PARFOR; política de formação de professores; formação em serviço; trabalho docente.  Conditions of formation of “PARFOR's” teacher-student in Bahia AbstractThis article discusses the relationship between in-service training and the training of teachers-students of the courses of the National Plan for Teacher Education - PARFOR. It is based on research results whose aim was to evaluate the implementation and development of PARFOR in Bahia. The research used the data collection instruments and the analysis of the documents produced in the various instances responsible for structuring the state policy of teacher training and conducting semi-structured interviews with institutional coordinators PARFOR in public higher education institutions - IPES. Among the results is highlighted the absence of a training policy which becomes effective from the regime of collaboration among federal agencies (as is proposedin the relevant legislation), totally falling upon teachers the burden of his training, and what's inside IPES of a duality of training models.Key-Words: PARFOR; teacher training policy; in-service training; teaching.
id USF_8833d0c1fc3ded550f2177b9e8829c49
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/121
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling As condições de formação do professor-discente do PARFOR na BahiaPARFORpolítica de formação de professoresformação em serviçotrabalho docente.ResumoEste artigo discute a relação entre a formação em serviço e as condições de formação dos professores-discentes dos cursos do Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR. Baseia-se em resultados de pesquisa cujo objetivo foi o de avaliar a implantação e o desenvolvimento do PARFOR na Bahia. A pesquisa utilizou instrumentos de coleta de dados como a análise dos documentos produzidos nas diversas instâncias responsáveis pela estruturação da política estadual de formação de professores e a realização de entrevistas semi-estruturadascom os coordenadores institucionais do PARFOR nas instituições públicas de ensino superior - IPES. Dentre os resultados destacam-se a ausência de uma política de formação que se efetive a partir do regime de colaboração entre os entes federados (como propõe a legislação pertinente), recaindo totalmente sobre os professores o ônus de sua formação; e há no interior das IPES uma dualidade de modelos de formação.Palavras-chave: PARFOR; política de formação de professores; formação em serviço; trabalho docente.  Conditions of formation of “PARFOR's” teacher-student in Bahia AbstractThis article discusses the relationship between in-service training and the training of teachers-students of the courses of the National Plan for Teacher Education - PARFOR. It is based on research results whose aim was to evaluate the implementation and development of PARFOR in Bahia. The research used the data collection instruments and the analysis of the documents produced in the various instances responsible for structuring the state policy of teacher training and conducting semi-structured interviews with institutional coordinators PARFOR in public higher education institutions - IPES. Among the results is highlighted the absence of a training policy which becomes effective from the regime of collaboration among federal agencies (as is proposedin the relevant legislation), totally falling upon teachers the burden of his training, and what's inside IPES of a duality of training models.Key-Words: PARFOR; teacher training policy; in-service training; teaching. Universidade São Francisco2015-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/12110.24933/horizontes.v33i1.121Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v33i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/121/76mororo, leila pioCouto, Maria Elizabete Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:32Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/121Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:58.856464Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv As condições de formação do professor-discente do PARFOR na Bahia
title As condições de formação do professor-discente do PARFOR na Bahia
spellingShingle As condições de formação do professor-discente do PARFOR na Bahia
mororo, leila pio
PARFOR
política de formação de professores
formação em serviço
trabalho docente.
title_short As condições de formação do professor-discente do PARFOR na Bahia
title_full As condições de formação do professor-discente do PARFOR na Bahia
title_fullStr As condições de formação do professor-discente do PARFOR na Bahia
title_full_unstemmed As condições de formação do professor-discente do PARFOR na Bahia
title_sort As condições de formação do professor-discente do PARFOR na Bahia
author mororo, leila pio
author_facet mororo, leila pio
Couto, Maria Elizabete Souza
author_role author
author2 Couto, Maria Elizabete Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv mororo, leila pio
Couto, Maria Elizabete Souza
dc.subject.por.fl_str_mv PARFOR
política de formação de professores
formação em serviço
trabalho docente.
topic PARFOR
política de formação de professores
formação em serviço
trabalho docente.
description ResumoEste artigo discute a relação entre a formação em serviço e as condições de formação dos professores-discentes dos cursos do Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR. Baseia-se em resultados de pesquisa cujo objetivo foi o de avaliar a implantação e o desenvolvimento do PARFOR na Bahia. A pesquisa utilizou instrumentos de coleta de dados como a análise dos documentos produzidos nas diversas instâncias responsáveis pela estruturação da política estadual de formação de professores e a realização de entrevistas semi-estruturadascom os coordenadores institucionais do PARFOR nas instituições públicas de ensino superior - IPES. Dentre os resultados destacam-se a ausência de uma política de formação que se efetive a partir do regime de colaboração entre os entes federados (como propõe a legislação pertinente), recaindo totalmente sobre os professores o ônus de sua formação; e há no interior das IPES uma dualidade de modelos de formação.Palavras-chave: PARFOR; política de formação de professores; formação em serviço; trabalho docente.  Conditions of formation of “PARFOR's” teacher-student in Bahia AbstractThis article discusses the relationship between in-service training and the training of teachers-students of the courses of the National Plan for Teacher Education - PARFOR. It is based on research results whose aim was to evaluate the implementation and development of PARFOR in Bahia. The research used the data collection instruments and the analysis of the documents produced in the various instances responsible for structuring the state policy of teacher training and conducting semi-structured interviews with institutional coordinators PARFOR in public higher education institutions - IPES. Among the results is highlighted the absence of a training policy which becomes effective from the regime of collaboration among federal agencies (as is proposedin the relevant legislation), totally falling upon teachers the burden of his training, and what's inside IPES of a duality of training models.Key-Words: PARFOR; teacher training policy; in-service training; teaching.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/121
10.24933/horizontes.v33i1.121
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/121
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v33i1.121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/121/76
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v33i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438920105984