As condições de formação do professor-discente do PARFOR na Bahia
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/121 |
Resumo: | ResumoEste artigo discute a relação entre a formação em serviço e as condições de formação dos professores-discentes dos cursos do Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR. Baseia-se em resultados de pesquisa cujo objetivo foi o de avaliar a implantação e o desenvolvimento do PARFOR na Bahia. A pesquisa utilizou instrumentos de coleta de dados como a análise dos documentos produzidos nas diversas instâncias responsáveis pela estruturação da política estadual de formação de professores e a realização de entrevistas semi-estruturadascom os coordenadores institucionais do PARFOR nas instituições públicas de ensino superior - IPES. Dentre os resultados destacam-se a ausência de uma política de formação que se efetive a partir do regime de colaboração entre os entes federados (como propõe a legislação pertinente), recaindo totalmente sobre os professores o ônus de sua formação; e há no interior das IPES uma dualidade de modelos de formação.Palavras-chave: PARFOR; política de formação de professores; formação em serviço; trabalho docente. Conditions of formation of “PARFOR's” teacher-student in Bahia AbstractThis article discusses the relationship between in-service training and the training of teachers-students of the courses of the National Plan for Teacher Education - PARFOR. It is based on research results whose aim was to evaluate the implementation and development of PARFOR in Bahia. The research used the data collection instruments and the analysis of the documents produced in the various instances responsible for structuring the state policy of teacher training and conducting semi-structured interviews with institutional coordinators PARFOR in public higher education institutions - IPES. Among the results is highlighted the absence of a training policy which becomes effective from the regime of collaboration among federal agencies (as is proposedin the relevant legislation), totally falling upon teachers the burden of his training, and what's inside IPES of a duality of training models.Key-Words: PARFOR; teacher training policy; in-service training; teaching. |
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As condições de formação do professor-discente do PARFOR na BahiaPARFORpolítica de formação de professoresformação em serviçotrabalho docente.ResumoEste artigo discute a relação entre a formação em serviço e as condições de formação dos professores-discentes dos cursos do Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR. Baseia-se em resultados de pesquisa cujo objetivo foi o de avaliar a implantação e o desenvolvimento do PARFOR na Bahia. A pesquisa utilizou instrumentos de coleta de dados como a análise dos documentos produzidos nas diversas instâncias responsáveis pela estruturação da política estadual de formação de professores e a realização de entrevistas semi-estruturadascom os coordenadores institucionais do PARFOR nas instituições públicas de ensino superior - IPES. Dentre os resultados destacam-se a ausência de uma política de formação que se efetive a partir do regime de colaboração entre os entes federados (como propõe a legislação pertinente), recaindo totalmente sobre os professores o ônus de sua formação; e há no interior das IPES uma dualidade de modelos de formação.Palavras-chave: PARFOR; política de formação de professores; formação em serviço; trabalho docente. Conditions of formation of “PARFOR's” teacher-student in Bahia AbstractThis article discusses the relationship between in-service training and the training of teachers-students of the courses of the National Plan for Teacher Education - PARFOR. It is based on research results whose aim was to evaluate the implementation and development of PARFOR in Bahia. The research used the data collection instruments and the analysis of the documents produced in the various instances responsible for structuring the state policy of teacher training and conducting semi-structured interviews with institutional coordinators PARFOR in public higher education institutions - IPES. Among the results is highlighted the absence of a training policy which becomes effective from the regime of collaboration among federal agencies (as is proposedin the relevant legislation), totally falling upon teachers the burden of his training, and what's inside IPES of a duality of training models.Key-Words: PARFOR; teacher training policy; in-service training; teaching. Universidade São Francisco2015-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/12110.24933/horizontes.v33i1.121Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v33i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/121/76mororo, leila pioCouto, Maria Elizabete Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:32Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/121Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:58.856464Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
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