O uso e a apropriação do Squeak Etoys por professores e alunos do projeto uca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa e Silva Neves, Yára Pereira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Leopoldo Mercado, Luis Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/727
Resumo: Este estudo apresenta o relato de uma experiência sobre a formação de professores do Programa um Computador por Aluno (PROUCA) através de um experimento que investigou o processo de aprendizagem que ocorre com o professor em sua prática pedagógica ao se apropriar e utilizar dos recursos do software Squeak Etoys, disponível no laptop educacional. Trata-se de pesquisa participante com abordagem construcionista em uma escola pública municipal, na cidade de Penedo/AL sobre o uso do Squeak. O Squeak Etoys é um ambiente de desenvolvimento e de execução da linguagem Smalltalk 80 e dopadrão ANSI, com características adicionais como som em tempo real, síntese de música, manipulação de imagens, acesso à internet caracterizando-se assim como um ambiente de autoria multimídia. Contempla maiores possibilidadespara que o professor proporcione um ambiente de aprendizagem no qual oaluno se envolva no processo de construir o seu próprio aprendizado de acordo com o seu limite, autonomia e ritmo próprios.
id UESB-7_f5ceb37bb066ed6c3486448e4ef409ac
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/727
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O uso e a apropriação do Squeak Etoys por professores e alunos do projeto ucaEste estudo apresenta o relato de uma experiência sobre a formação de professores do Programa um Computador por Aluno (PROUCA) através de um experimento que investigou o processo de aprendizagem que ocorre com o professor em sua prática pedagógica ao se apropriar e utilizar dos recursos do software Squeak Etoys, disponível no laptop educacional. Trata-se de pesquisa participante com abordagem construcionista em uma escola pública municipal, na cidade de Penedo/AL sobre o uso do Squeak. O Squeak Etoys é um ambiente de desenvolvimento e de execução da linguagem Smalltalk 80 e dopadrão ANSI, com características adicionais como som em tempo real, síntese de música, manipulação de imagens, acesso à internet caracterizando-se assim como um ambiente de autoria multimídia. Contempla maiores possibilidadespara que o professor proporcione um ambiente de aprendizagem no qual oaluno se envolva no processo de construir o seu próprio aprendizado de acordo com o seu limite, autonomia e ritmo próprios.Edições UESB2013-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/727Práxis Educacional; v. 9 n. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 33-59Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 33-59Práxis Educacional; Vol. 9 No. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 33-592178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/727/612da Costa e Silva Neves, Yára PereiraLeopoldo Mercado, Luis Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:02:29Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/727Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:02:29Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso e a apropriação do Squeak Etoys por professores e alunos do projeto uca
title O uso e a apropriação do Squeak Etoys por professores e alunos do projeto uca
spellingShingle O uso e a apropriação do Squeak Etoys por professores e alunos do projeto uca
da Costa e Silva Neves, Yára Pereira
title_short O uso e a apropriação do Squeak Etoys por professores e alunos do projeto uca
title_full O uso e a apropriação do Squeak Etoys por professores e alunos do projeto uca
title_fullStr O uso e a apropriação do Squeak Etoys por professores e alunos do projeto uca
title_full_unstemmed O uso e a apropriação do Squeak Etoys por professores e alunos do projeto uca
title_sort O uso e a apropriação do Squeak Etoys por professores e alunos do projeto uca
author da Costa e Silva Neves, Yára Pereira
author_facet da Costa e Silva Neves, Yára Pereira
Leopoldo Mercado, Luis Paulo
author_role author
author2 Leopoldo Mercado, Luis Paulo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Costa e Silva Neves, Yára Pereira
Leopoldo Mercado, Luis Paulo
description Este estudo apresenta o relato de uma experiência sobre a formação de professores do Programa um Computador por Aluno (PROUCA) através de um experimento que investigou o processo de aprendizagem que ocorre com o professor em sua prática pedagógica ao se apropriar e utilizar dos recursos do software Squeak Etoys, disponível no laptop educacional. Trata-se de pesquisa participante com abordagem construcionista em uma escola pública municipal, na cidade de Penedo/AL sobre o uso do Squeak. O Squeak Etoys é um ambiente de desenvolvimento e de execução da linguagem Smalltalk 80 e dopadrão ANSI, com características adicionais como som em tempo real, síntese de música, manipulação de imagens, acesso à internet caracterizando-se assim como um ambiente de autoria multimídia. Contempla maiores possibilidadespara que o professor proporcione um ambiente de aprendizagem no qual oaluno se envolva no processo de construir o seu próprio aprendizado de acordo com o seu limite, autonomia e ritmo próprios.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/727
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/727/612
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 9 n. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 33-59
Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 33-59
Práxis Educacional; Vol. 9 No. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 33-59
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815528361984