O uso e a apropriação do Squeak Etoys por professores e alunos do projeto uca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/727 |
Resumo: | Este estudo apresenta o relato de uma experiência sobre a formação de professores do Programa um Computador por Aluno (PROUCA) através de um experimento que investigou o processo de aprendizagem que ocorre com o professor em sua prática pedagógica ao se apropriar e utilizar dos recursos do software Squeak Etoys, disponível no laptop educacional. Trata-se de pesquisa participante com abordagem construcionista em uma escola pública municipal, na cidade de Penedo/AL sobre o uso do Squeak. O Squeak Etoys é um ambiente de desenvolvimento e de execução da linguagem Smalltalk 80 e dopadrão ANSI, com características adicionais como som em tempo real, síntese de música, manipulação de imagens, acesso à internet caracterizando-se assim como um ambiente de autoria multimídia. Contempla maiores possibilidadespara que o professor proporcione um ambiente de aprendizagem no qual oaluno se envolva no processo de construir o seu próprio aprendizado de acordo com o seu limite, autonomia e ritmo próprios. |
id |
UESB-7_f5ceb37bb066ed6c3486448e4ef409ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/727 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso e a apropriação do Squeak Etoys por professores e alunos do projeto ucaEste estudo apresenta o relato de uma experiência sobre a formação de professores do Programa um Computador por Aluno (PROUCA) através de um experimento que investigou o processo de aprendizagem que ocorre com o professor em sua prática pedagógica ao se apropriar e utilizar dos recursos do software Squeak Etoys, disponível no laptop educacional. Trata-se de pesquisa participante com abordagem construcionista em uma escola pública municipal, na cidade de Penedo/AL sobre o uso do Squeak. O Squeak Etoys é um ambiente de desenvolvimento e de execução da linguagem Smalltalk 80 e dopadrão ANSI, com características adicionais como som em tempo real, síntese de música, manipulação de imagens, acesso à internet caracterizando-se assim como um ambiente de autoria multimídia. Contempla maiores possibilidadespara que o professor proporcione um ambiente de aprendizagem no qual oaluno se envolva no processo de construir o seu próprio aprendizado de acordo com o seu limite, autonomia e ritmo próprios.Edições UESB2013-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/727Práxis Educacional; v. 9 n. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 33-59Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 33-59Práxis Educacional; Vol. 9 No. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 33-592178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/727/612da Costa e Silva Neves, Yára PereiraLeopoldo Mercado, Luis Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:02:29Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/727Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:02:29Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso e a apropriação do Squeak Etoys por professores e alunos do projeto uca |
title |
O uso e a apropriação do Squeak Etoys por professores e alunos do projeto uca |
spellingShingle |
O uso e a apropriação do Squeak Etoys por professores e alunos do projeto uca da Costa e Silva Neves, Yára Pereira |
title_short |
O uso e a apropriação do Squeak Etoys por professores e alunos do projeto uca |
title_full |
O uso e a apropriação do Squeak Etoys por professores e alunos do projeto uca |
title_fullStr |
O uso e a apropriação do Squeak Etoys por professores e alunos do projeto uca |
title_full_unstemmed |
O uso e a apropriação do Squeak Etoys por professores e alunos do projeto uca |
title_sort |
O uso e a apropriação do Squeak Etoys por professores e alunos do projeto uca |
author |
da Costa e Silva Neves, Yára Pereira |
author_facet |
da Costa e Silva Neves, Yára Pereira Leopoldo Mercado, Luis Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Leopoldo Mercado, Luis Paulo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Costa e Silva Neves, Yára Pereira Leopoldo Mercado, Luis Paulo |
description |
Este estudo apresenta o relato de uma experiência sobre a formação de professores do Programa um Computador por Aluno (PROUCA) através de um experimento que investigou o processo de aprendizagem que ocorre com o professor em sua prática pedagógica ao se apropriar e utilizar dos recursos do software Squeak Etoys, disponível no laptop educacional. Trata-se de pesquisa participante com abordagem construcionista em uma escola pública municipal, na cidade de Penedo/AL sobre o uso do Squeak. O Squeak Etoys é um ambiente de desenvolvimento e de execução da linguagem Smalltalk 80 e dopadrão ANSI, com características adicionais como som em tempo real, síntese de música, manipulação de imagens, acesso à internet caracterizando-se assim como um ambiente de autoria multimídia. Contempla maiores possibilidadespara que o professor proporcione um ambiente de aprendizagem no qual oaluno se envolva no processo de construir o seu próprio aprendizado de acordo com o seu limite, autonomia e ritmo próprios. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/727 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/727/612 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 9 n. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 33-59 Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 33-59 Práxis Educacional; Vol. 9 No. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 33-59 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815528361984 |