ESTUDIO SOBRE LA VALORIZACIÓN DE LA ENSEÑANZA DE LA FORMACIÓN CONTINUA DE MAESTROS EN EDUCACIÓN PRIMARIA DE LA RED PÚBLICA Y PRIVADA DE SERGIPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luiz Anselmo Menezes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva Gomes, Sirleia Pereira, Luduvice, Jorge Luis Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6382
Resumo: A busca pela valorização do profissional docente compreende o enriquecimento de suas competências que se dá através da formação continuada, aumentando os atributos do professor em exercício bem como uma melhor qualidade de ensino no processo ensino-aprendizagem. O objetivo desse estudo foi obter um parâmetro entre os professores da rede pública e rede privada do estado de Sergipe sobre as dificuldades, impedimentos e as iniciativas pessoais para a busca da formação continuada. Para obter dados e resultados, optamos pelo método descritivo qualitativo e utilizamos como instrumento de pesquisa o questionário com perguntas objetivas e subjetivas, que alcançou sessenta docentes de ambas as redes de ensino. Os resultados apontaram que devido à falta de tempo disponível, à sobrecarga de responsabilidade, extensa jornada de trabalho, entre outros são as atuais provocações e impedimentos a superar. Os entrevistados em sua maioria apontaram que buscam por iniciativa própria atualizar-se principalmente através de palestras, cursos de capacitação, seminários, encontros, congressos e cursos de aperfeiçoamento; sendo os cursos a distância, colóquios e programas os menos procurados. As modalidades de formação continuada apontados como mais eficientes foram os cursos de aperfeiçoamento e os cursos de capacitação. É necessário, portanto a constante reflexão, a busca por novos conhecimentos e competências para melhor qualificar e valorizar o profissional docente, potencializando o ensino ao nível de qualidade na educação escolar.
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spelling ESTUDIO SOBRE LA VALORIZACIÓN DE LA ENSEÑANZA DE LA FORMACIÓN CONTINUA DE MAESTROS EN EDUCACIÓN PRIMARIA DE LA RED PÚBLICA Y PRIVADA DE SERGIPESTUDY ABOUT THE APPRECIATION OF TEACHING FROM THE CONTINUOUS TRAINING OF TEACHERS WHO WORK IN ELEMENTARY EDUCATION IN THE PUBLIC AND PRIVATE NETWORK OF SERGIPESTUDY ABOUT THE APPRECIATION OF TEACHING FROM THE CONTINUOUS TRAINING OF TEACHERS WHO WORK IN ELEMENTARY EDUCATION IN THE PUBLIC AND PRIVATE NETWORK OF SERGIPEEducação ContinuadaEducação BásicaEnsinoValorização ProfissionalEducación ContinuaEducación BásicaEnseñanzaValorización ProfesionalContinuing EducationBasic EducationTeachingProfessional AppreciationA busca pela valorização do profissional docente compreende o enriquecimento de suas competências que se dá através da formação continuada, aumentando os atributos do professor em exercício bem como uma melhor qualidade de ensino no processo ensino-aprendizagem. O objetivo desse estudo foi obter um parâmetro entre os professores da rede pública e rede privada do estado de Sergipe sobre as dificuldades, impedimentos e as iniciativas pessoais para a busca da formação continuada. Para obter dados e resultados, optamos pelo método descritivo qualitativo e utilizamos como instrumento de pesquisa o questionário com perguntas objetivas e subjetivas, que alcançou sessenta docentes de ambas as redes de ensino. Os resultados apontaram que devido à falta de tempo disponível, à sobrecarga de responsabilidade, extensa jornada de trabalho, entre outros são as atuais provocações e impedimentos a superar. Os entrevistados em sua maioria apontaram que buscam por iniciativa própria atualizar-se principalmente através de palestras, cursos de capacitação, seminários, encontros, congressos e cursos de aperfeiçoamento; sendo os cursos a distância, colóquios e programas os menos procurados. As modalidades de formação continuada apontados como mais eficientes foram os cursos de aperfeiçoamento e os cursos de capacitação. É necessário, portanto a constante reflexão, a busca por novos conhecimentos e competências para melhor qualificar e valorizar o profissional docente, potencializando o ensino ao nível de qualidade na educação escolar.Continuing education comprises the constant search for knowledge and training for the execution of teaching practice, and especially, it aims at reflection for the transformation of this practice, promoting the appreciation of the profession and the quality of teaching in the teaching-learning process. The purpose of this work1 was to identify and compare personal initiatives, difficulties and impediments to participation in refresher courses, among other issues of Continuing Education. As a methodology, descriptive qualitative research was applied, with the application of sixty questionnaires distributed to teachers in nine private and public schools in the State of Sergipe. We have observed that the overload of responsibilities and the long working days result in the lack of available time for a better professional preparation and teacher appreciation, making these difficulties one of the challenges to overcome in the present time. We elucidate that the majority interviewees have sought on their own initiative to update themselves mainly through lectures, training courses and seminars; as to the meetings, congresses and courses of improvement seem like a second option. Other types of continuing education such as distance courses, colloquiums and programs are the least sought after. With regard to the most efficient continuous training modalities, training courses. Therefore, it is necessary that the teacher can constantly seek to improve his profession, adding new knowledge, skills, new knowledge, new skills, always seeking for reflection on his pedagogical practice, among other elements that we characterize the appreciation of the teaching profession.La búsqueda por la valorización del profesional docente comprende el enriquecimiento de sus competencias que se da a través de la formación continuada, aumentando los atributos del profesor en ejercicio, así como una mejor calidad de enseñanza en el proceso enseñanza-aprendizaje. El objetivo de este estudio fue obtener un parámetro entre los profesores de la red pública y red privada del estado de Sergipe sobre las dificultades, impedimentos y las iniciativas personales para la búsqueda por la formación continuada. Para obtener datos y resultados, optamos por el método descriptivo cualitativo, y utilizamos como instrumento de investigación el cuestionario con preguntas objetivas y subjetivas, que alcanzó sesenta docentes de ambas redes de enseñanza. Los resultados apuntaron que, debido a la falta de tiempo disponible, a la sobrecarga de responsabilidad, la extensa jornada de trabajo, entre otros, son las actuales provocaciones e impedimentos a qué superar. Los entrevistados en su mayoría apuntaron que buscan por iniciativa propia actualizarse principalmente a través de charlas, talleres de capacitación, seminarios, encuentros, congresos y cursos de perfeccionamiento; siendo los cursos a distancia, coloquios y programas los menos buscados. Las modalidades de formación continuada apuntadas como más eficientes fueron los cursos de perfeccionamiento y los cursos de capacitación. Es necesario, por lo tanto, la constante reflexión, la búsqueda por nuevos conocimientos y competencias para mejor calificar y valorar al profesional docente, potenciando la enseñanza al nivel de calidad en la educación escolar.Edições UESB2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/638210.22481/praxisedu.v16i39.6382Práxis Educacional; v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 356-378Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 356-378Práxis Educacional; Vol. 16 No. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 356-3782178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBenghttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6382/4708Santos, Luiz Anselmo MenezesSilva Gomes, Sirleia PereiraLuduvice, Jorge Luis Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:21:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6382Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:21:41Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
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