A presença feminina na formação de docentes para o ensino superior: o perfil formativo de um curso de pós-graduação em Educação para a Ciência
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6808 |
Resumo: | A docência no Ensino Superior tem sido foco de interesse de pesquisadores da área de Ensino e Educação. Este artigo discute o perfil feminino em um curso de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a empregabilidade deste público no ensino superior, analisando os dados à luz de outras pesquisas na área. Para tanto foi feito um levantamento em quatro revistas da área, com o intuito de identificar discussões relativas a essa temática. Usando descritores com foco na docência no ensino superior, 39 foram os trabalhos localizados e, após uma leitura mais aprofundada, apenas seis deles atendiam aos critérios estabelecidos. A seguir, foi feito um recorte nos dados apresentados em uma pesquisa realizada por Audi (2018), visando identificar qual o perfil profissional das mulheres formadas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências, da Unesp-Bauru/SP, de 1997 a 2016, além de um levantamentos junto à Plataforma Lattes buscando saber onde estas mulheres trabalham hoje. Durante o período analisado foram formados 524 novos pesquisadores, sendo 357 no mestrado (224 mulheres) e 167 no doutorado (52 mulheres). Os dados obtidos apontam que 88,58% delas atuam na área educacional, sendo que 75% das egressas trabalham em instituições de ensino superior públicas, como docentes/pesquisadoras. Conclui-se, entre outros pontos, que o programa analisado propicia uma formação de qualidade e que isso possibilita a inserção dos formandos no mercado de trabalho. Também apontamos que o quadro de docentes do programa (40) é composto por 21 mulheres (52,5%) de mulheres, sendo que oito delas (38,09%) foram formadas no próprio programa. |
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A presença feminina na formação de docentes para o ensino superior: o perfil formativo de um curso de pós-graduação em Educação para a CiênciaPós-Graduação; Docência; Ensino Superior; Gênero; Mulheres.A docência no Ensino Superior tem sido foco de interesse de pesquisadores da área de Ensino e Educação. Este artigo discute o perfil feminino em um curso de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a empregabilidade deste público no ensino superior, analisando os dados à luz de outras pesquisas na área. Para tanto foi feito um levantamento em quatro revistas da área, com o intuito de identificar discussões relativas a essa temática. Usando descritores com foco na docência no ensino superior, 39 foram os trabalhos localizados e, após uma leitura mais aprofundada, apenas seis deles atendiam aos critérios estabelecidos. A seguir, foi feito um recorte nos dados apresentados em uma pesquisa realizada por Audi (2018), visando identificar qual o perfil profissional das mulheres formadas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências, da Unesp-Bauru/SP, de 1997 a 2016, além de um levantamentos junto à Plataforma Lattes buscando saber onde estas mulheres trabalham hoje. Durante o período analisado foram formados 524 novos pesquisadores, sendo 357 no mestrado (224 mulheres) e 167 no doutorado (52 mulheres). Os dados obtidos apontam que 88,58% delas atuam na área educacional, sendo que 75% das egressas trabalham em instituições de ensino superior públicas, como docentes/pesquisadoras. Conclui-se, entre outros pontos, que o programa analisado propicia uma formação de qualidade e que isso possibilita a inserção dos formandos no mercado de trabalho. Também apontamos que o quadro de docentes do programa (40) é composto por 21 mulheres (52,5%) de mulheres, sendo que oito delas (38,09%) foram formadas no próprio programa.Edições UESB2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/680810.22481/rid-uesb.v5i1.6808Revista de Iniciação à Docência; v. 5 n. 1 (2020): v. 5, n. 1 (2020): (Dossiê Especial: Docência Universitária); 56-692525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6808/4792Audi, Amanda GodoiCortela, Beatriz Salemme C.info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:51:32Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6808Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:51:32Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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