Um estudo sobre o ensino superior noturno na perspectiva de estudantes trabalhadores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UESB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6219 |
Resumo: | O artigo analisa as dificuldades enfrentadas pelos discentes trabalhadores no turno noturno, considerando o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié/BA. Trata-se uma pesquisa descritiva, qualitativa, desenvolvida com 30 discentes do curso noturno dos 7º e 9º semestres. O instrumento para obtenção de dados foi o questionário e os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, a partir das seguintes categorias estabelecidas após a obtenção das informações junto aos licenciandos: perfil dos participantes; aspectos estruturais e acadêmicos; dificuldades dos estudantes trabalhadores durante a formação acadêmica; e, fatores motivacionais durante a formação acadêmica. Os resultados apontam como principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes trabalhadores durante a graduação, a estrutura da universidade, dificuldades no transporte, e ter que trabalhar durante o dia e estudar a noite, provocando cansaço físico e mental proporcionado pela jornada dupla diária. As inquirições justapostas neste trabalho podem auxiliar nas reflexões sobre o ensino superior noturno. |
id |
UESB-8_44b388a701feebe3db99fd045b7a361d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6219 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo sobre o ensino superior noturno na perspectiva de estudantes trabalhadores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UESBGraduação; Estudante Trabalhador; Licenciatura; Ensino Noturno.O artigo analisa as dificuldades enfrentadas pelos discentes trabalhadores no turno noturno, considerando o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié/BA. Trata-se uma pesquisa descritiva, qualitativa, desenvolvida com 30 discentes do curso noturno dos 7º e 9º semestres. O instrumento para obtenção de dados foi o questionário e os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, a partir das seguintes categorias estabelecidas após a obtenção das informações junto aos licenciandos: perfil dos participantes; aspectos estruturais e acadêmicos; dificuldades dos estudantes trabalhadores durante a formação acadêmica; e, fatores motivacionais durante a formação acadêmica. Os resultados apontam como principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes trabalhadores durante a graduação, a estrutura da universidade, dificuldades no transporte, e ter que trabalhar durante o dia e estudar a noite, provocando cansaço físico e mental proporcionado pela jornada dupla diária. As inquirições justapostas neste trabalho podem auxiliar nas reflexões sobre o ensino superior noturno.Edições UESB2020-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/621910.22481/rid-uesb.v4i2.6219Revista de Iniciação à Docência; v. 4 n. 2 (2019): v. 4, n. 2 (2019): (jul. - dez., 2019); 25-402525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6219/4648SANTOS, DIÓGENES SOUZADUARTE, ANA CRISTINA SANTOSSANTOS, DANIELA SOUZAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:51:06Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6219Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:51:06Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo sobre o ensino superior noturno na perspectiva de estudantes trabalhadores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UESB |
title |
Um estudo sobre o ensino superior noturno na perspectiva de estudantes trabalhadores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UESB |
spellingShingle |
Um estudo sobre o ensino superior noturno na perspectiva de estudantes trabalhadores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UESB SANTOS, DIÓGENES SOUZA Graduação; Estudante Trabalhador; Licenciatura; Ensino Noturno. |
title_short |
Um estudo sobre o ensino superior noturno na perspectiva de estudantes trabalhadores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UESB |
title_full |
Um estudo sobre o ensino superior noturno na perspectiva de estudantes trabalhadores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UESB |
title_fullStr |
Um estudo sobre o ensino superior noturno na perspectiva de estudantes trabalhadores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UESB |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre o ensino superior noturno na perspectiva de estudantes trabalhadores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UESB |
title_sort |
Um estudo sobre o ensino superior noturno na perspectiva de estudantes trabalhadores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UESB |
author |
SANTOS, DIÓGENES SOUZA |
author_facet |
SANTOS, DIÓGENES SOUZA DUARTE, ANA CRISTINA SANTOS SANTOS, DANIELA SOUZA |
author_role |
author |
author2 |
DUARTE, ANA CRISTINA SANTOS SANTOS, DANIELA SOUZA |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, DIÓGENES SOUZA DUARTE, ANA CRISTINA SANTOS SANTOS, DANIELA SOUZA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Graduação; Estudante Trabalhador; Licenciatura; Ensino Noturno. |
topic |
Graduação; Estudante Trabalhador; Licenciatura; Ensino Noturno. |
description |
O artigo analisa as dificuldades enfrentadas pelos discentes trabalhadores no turno noturno, considerando o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié/BA. Trata-se uma pesquisa descritiva, qualitativa, desenvolvida com 30 discentes do curso noturno dos 7º e 9º semestres. O instrumento para obtenção de dados foi o questionário e os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, a partir das seguintes categorias estabelecidas após a obtenção das informações junto aos licenciandos: perfil dos participantes; aspectos estruturais e acadêmicos; dificuldades dos estudantes trabalhadores durante a formação acadêmica; e, fatores motivacionais durante a formação acadêmica. Os resultados apontam como principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes trabalhadores durante a graduação, a estrutura da universidade, dificuldades no transporte, e ter que trabalhar durante o dia e estudar a noite, provocando cansaço físico e mental proporcionado pela jornada dupla diária. As inquirições justapostas neste trabalho podem auxiliar nas reflexões sobre o ensino superior noturno. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6219 10.22481/rid-uesb.v4i2.6219 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6219 |
identifier_str_mv |
10.22481/rid-uesb.v4i2.6219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6219/4648 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 4 n. 2 (2019): v. 4, n. 2 (2019): (jul. - dez., 2019); 25-40 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798187235704832 |