Perspectivas para pensar a formação docente em matemática: algumas atividades desenvolvidas no Pibid (UESB – Jequié)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1592 |
Resumo: | O texto socializa algumas atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Matemática, Linha de Ação do Ensino Fundamental, tendo como objetivo destacar a importância e as interligações entre ensino e pesquisa para a formação docente. Os dados apresentados foram propiciados por observação dos encontros semanais e pela análise das produções textuais dos bolsistas (relatos, relatórios, planejamento de sequência didática e os resumos submetidos a eventos). Podemos destacar alguns resultados proporcionados por estas atividades, como por exemplo, a importância da pesquisa na atividade docente, o papel do planejamento para a orientação do fazer pedagógico e a difusão destas ideias em eventos. Desta forma, neste artigo apresentamos algumas atividades para alcançarmos uma formação docente que possibilite a reflexão sobre o ensino de Matemática, a pesquisa e a relevância do trabalho colaborativo. |
id |
UESB-8_475602d6afd7e89b50f466d9f9624419 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1592 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectivas para pensar a formação docente em matemática: algumas atividades desenvolvidas no Pibid (UESB – Jequié)O texto socializa algumas atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Matemática, Linha de Ação do Ensino Fundamental, tendo como objetivo destacar a importância e as interligações entre ensino e pesquisa para a formação docente. Os dados apresentados foram propiciados por observação dos encontros semanais e pela análise das produções textuais dos bolsistas (relatos, relatórios, planejamento de sequência didática e os resumos submetidos a eventos). Podemos destacar alguns resultados proporcionados por estas atividades, como por exemplo, a importância da pesquisa na atividade docente, o papel do planejamento para a orientação do fazer pedagógico e a difusão destas ideias em eventos. Desta forma, neste artigo apresentamos algumas atividades para alcançarmos uma formação docente que possibilite a reflexão sobre o ensino de Matemática, a pesquisa e a relevância do trabalho colaborativo.Edições UESB2016-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/159210.22481/rid-uesb.v1i1.1592Revista de Iniciação à Docência; v. 1 n. 1 (2016): v.1, n.1, jan./jun. 2016; 51-602525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1592/1373Bertani, Januária AraújoSantos, Daiane de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:48:46Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1592Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:48:46Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas para pensar a formação docente em matemática: algumas atividades desenvolvidas no Pibid (UESB – Jequié) |
title |
Perspectivas para pensar a formação docente em matemática: algumas atividades desenvolvidas no Pibid (UESB – Jequié) |
spellingShingle |
Perspectivas para pensar a formação docente em matemática: algumas atividades desenvolvidas no Pibid (UESB – Jequié) Bertani, Januária Araújo |
title_short |
Perspectivas para pensar a formação docente em matemática: algumas atividades desenvolvidas no Pibid (UESB – Jequié) |
title_full |
Perspectivas para pensar a formação docente em matemática: algumas atividades desenvolvidas no Pibid (UESB – Jequié) |
title_fullStr |
Perspectivas para pensar a formação docente em matemática: algumas atividades desenvolvidas no Pibid (UESB – Jequié) |
title_full_unstemmed |
Perspectivas para pensar a formação docente em matemática: algumas atividades desenvolvidas no Pibid (UESB – Jequié) |
title_sort |
Perspectivas para pensar a formação docente em matemática: algumas atividades desenvolvidas no Pibid (UESB – Jequié) |
author |
Bertani, Januária Araújo |
author_facet |
Bertani, Januária Araújo Santos, Daiane de Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Daiane de Jesus |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertani, Januária Araújo Santos, Daiane de Jesus |
description |
O texto socializa algumas atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Matemática, Linha de Ação do Ensino Fundamental, tendo como objetivo destacar a importância e as interligações entre ensino e pesquisa para a formação docente. Os dados apresentados foram propiciados por observação dos encontros semanais e pela análise das produções textuais dos bolsistas (relatos, relatórios, planejamento de sequência didática e os resumos submetidos a eventos). Podemos destacar alguns resultados proporcionados por estas atividades, como por exemplo, a importância da pesquisa na atividade docente, o papel do planejamento para a orientação do fazer pedagógico e a difusão destas ideias em eventos. Desta forma, neste artigo apresentamos algumas atividades para alcançarmos uma formação docente que possibilite a reflexão sobre o ensino de Matemática, a pesquisa e a relevância do trabalho colaborativo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1592 10.22481/rid-uesb.v1i1.1592 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1592 |
identifier_str_mv |
10.22481/rid-uesb.v1i1.1592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1592/1373 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 1 n. 1 (2016): v.1, n.1, jan./jun. 2016; 51-60 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798187168595968 |