Perspectivas para pensar a formação docente em matemática: algumas atividades desenvolvidas no Pibid (UESB – Jequié)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertani, Januária Araújo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Daiane de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1592
Resumo: O texto socializa algumas atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Matemática, Linha de Ação do Ensino Fundamental, tendo como objetivo destacar a importância e as interligações entre ensino e pesquisa para a formação docente. Os dados apresentados foram propiciados por observação dos encontros semanais e pela análise das produções textuais dos bolsistas (relatos, relatórios, planejamento de sequência didática e os resumos submetidos a eventos). Podemos destacar alguns resultados proporcionados por estas atividades, como por exemplo, a importância da pesquisa na atividade docente, o papel do planejamento para a orientação do fazer pedagógico e a difusão destas ideias em eventos. Desta forma, neste artigo apresentamos algumas atividades para alcançarmos uma formação docente que possibilite a reflexão sobre o ensino de Matemática, a pesquisa e a relevância do trabalho colaborativo.
id UESB-8_475602d6afd7e89b50f466d9f9624419
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1592
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Perspectivas para pensar a formação docente em matemática: algumas atividades desenvolvidas no Pibid (UESB – Jequié)O texto socializa algumas atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Matemática, Linha de Ação do Ensino Fundamental, tendo como objetivo destacar a importância e as interligações entre ensino e pesquisa para a formação docente. Os dados apresentados foram propiciados por observação dos encontros semanais e pela análise das produções textuais dos bolsistas (relatos, relatórios, planejamento de sequência didática e os resumos submetidos a eventos). Podemos destacar alguns resultados proporcionados por estas atividades, como por exemplo, a importância da pesquisa na atividade docente, o papel do planejamento para a orientação do fazer pedagógico e a difusão destas ideias em eventos. Desta forma, neste artigo apresentamos algumas atividades para alcançarmos uma formação docente que possibilite a reflexão sobre o ensino de Matemática, a pesquisa e a relevância do trabalho colaborativo.Edições UESB2016-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/159210.22481/rid-uesb.v1i1.1592Revista de Iniciação à Docência; v. 1 n. 1 (2016): v.1, n.1, jan./jun. 2016; 51-602525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1592/1373Bertani, Januária AraújoSantos, Daiane de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:48:46Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1592Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:48:46Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas para pensar a formação docente em matemática: algumas atividades desenvolvidas no Pibid (UESB – Jequié)
title Perspectivas para pensar a formação docente em matemática: algumas atividades desenvolvidas no Pibid (UESB – Jequié)
spellingShingle Perspectivas para pensar a formação docente em matemática: algumas atividades desenvolvidas no Pibid (UESB – Jequié)
Bertani, Januária Araújo
title_short Perspectivas para pensar a formação docente em matemática: algumas atividades desenvolvidas no Pibid (UESB – Jequié)
title_full Perspectivas para pensar a formação docente em matemática: algumas atividades desenvolvidas no Pibid (UESB – Jequié)
title_fullStr Perspectivas para pensar a formação docente em matemática: algumas atividades desenvolvidas no Pibid (UESB – Jequié)
title_full_unstemmed Perspectivas para pensar a formação docente em matemática: algumas atividades desenvolvidas no Pibid (UESB – Jequié)
title_sort Perspectivas para pensar a formação docente em matemática: algumas atividades desenvolvidas no Pibid (UESB – Jequié)
author Bertani, Januária Araújo
author_facet Bertani, Januária Araújo
Santos, Daiane de Jesus
author_role author
author2 Santos, Daiane de Jesus
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertani, Januária Araújo
Santos, Daiane de Jesus
description O texto socializa algumas atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Matemática, Linha de Ação do Ensino Fundamental, tendo como objetivo destacar a importância e as interligações entre ensino e pesquisa para a formação docente. Os dados apresentados foram propiciados por observação dos encontros semanais e pela análise das produções textuais dos bolsistas (relatos, relatórios, planejamento de sequência didática e os resumos submetidos a eventos). Podemos destacar alguns resultados proporcionados por estas atividades, como por exemplo, a importância da pesquisa na atividade docente, o papel do planejamento para a orientação do fazer pedagógico e a difusão destas ideias em eventos. Desta forma, neste artigo apresentamos algumas atividades para alcançarmos uma formação docente que possibilite a reflexão sobre o ensino de Matemática, a pesquisa e a relevância do trabalho colaborativo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1592
10.22481/rid-uesb.v1i1.1592
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1592
identifier_str_mv 10.22481/rid-uesb.v1i1.1592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1592/1373
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 1 n. 1 (2016): v.1, n.1, jan./jun. 2016; 51-60
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187168595968