O referencial freireano e as pesquisas sobre formação inicial de professores na área das ciências da natureza: considerações iniciais
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9289 |
Resumo: | Este trabalho consistiu na caracterização geral das inserções da perspectiva freireana em pesquisas sobre formação inicial de professores das ciências da natureza (EC), focalizada em 16 artigos publicados de 2010 a 2020, e 21 teses e dissertações publicadas entre 2015 e 2020. A partir da Análise de Conteúdo, as unidades foram levantadas e analisadas por três processos: quantificação das menções nos artigos; levantamento das seções de teses e dissertações com menções a Freire; e categorização das menções nas dimensões ontológica, gnosiológica, metodológica, e transformação da realidade. Como resultados, evidenciamos que metade dos artigos trouxe até 5 menções ao referencial. Para as teses e dissertações, observamos que 21 pesquisas mencionaram Freire nas seções introdutórias, enquanto 17 também utilizaram seu referencial em discussões e conclusões, e 9 também basearam suas metodologias na perspectiva freireana. Ademais, notamos que a dimensão ontológica apareceu em todos os trabalhos, seguida da dimensão de transformação da realidade (em 30 pesquisas), gnosiológica (24) e metodológica (19). Assim, concluímos ser urgente uma maior aproximação do referencial freireano à formação de professores do EC, principalmente em âmbito metodológico. |
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O referencial freireano e as pesquisas sobre formação inicial de professores na área das ciências da natureza: considerações iniciaisFreirean framework in science teacher education researches: early considerationsPaulo FreireEnsino de ciênciasFormação de professoresFormação inicial docenteRevisão bibliográficaPaulo FreireScience teachingTeacher educationPreservice teacher trainingLiterature surveyEste trabalho consistiu na caracterização geral das inserções da perspectiva freireana em pesquisas sobre formação inicial de professores das ciências da natureza (EC), focalizada em 16 artigos publicados de 2010 a 2020, e 21 teses e dissertações publicadas entre 2015 e 2020. A partir da Análise de Conteúdo, as unidades foram levantadas e analisadas por três processos: quantificação das menções nos artigos; levantamento das seções de teses e dissertações com menções a Freire; e categorização das menções nas dimensões ontológica, gnosiológica, metodológica, e transformação da realidade. Como resultados, evidenciamos que metade dos artigos trouxe até 5 menções ao referencial. Para as teses e dissertações, observamos que 21 pesquisas mencionaram Freire nas seções introdutórias, enquanto 17 também utilizaram seu referencial em discussões e conclusões, e 9 também basearam suas metodologias na perspectiva freireana. Ademais, notamos que a dimensão ontológica apareceu em todos os trabalhos, seguida da dimensão de transformação da realidade (em 30 pesquisas), gnosiológica (24) e metodológica (19). Assim, concluímos ser urgente uma maior aproximação do referencial freireano à formação de professores do EC, principalmente em âmbito metodológico.This paper consisted of a general characterization of the insertions of the Freirean perspective in research on natural science teacher’s initial training, focused on 16 articles published from 2010 to 2020, and 21 theses and dissertations published between 2015 and 2020. Based on Content Analysis, the units were analyzed by three processes: quantification of mentions in the articles; exploration of theses’ and dissertations’ sections with references to Freire; and categorization of mentions into ontological, gnosiological, methodological and reality transformation dimensions. As a result, we show that half of the articles brought up to 5 mentions to the framework. For theses and dissertations, we observed that 21 researches mentioned Freire in the introductory sections, while 17 also used his framework in discussions and conclusions, and 9 also based their methodologies on the Freirean perspective. Furthermore, we note that the ontological dimension appeared in all researches, followed by the dimensions of reality transformation (30 studies), gnosiological (24) and methodological (19). Thus, we conclude that it is to bring the Freirean framework closer to teacher training in the natural sciences, in its diversity of aspects, mainly in the methodological scope.Edições UESB2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/928910.22481/riduesb.v6i2.9289Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 507-5252525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9289/6440Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Pedro Neves daDiniz, Renato Eugênio da Silva2021-12-25T21:22:51Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9289Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-12-25T21:22:51Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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