O referencial freireano e as pesquisas sobre formação inicial de professores na área das ciências da natureza: considerações iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Pedro Neves da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Diniz, Renato Eugênio da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9289
Resumo: Este trabalho consistiu na caracterização geral das inserções da perspectiva freireana em pesquisas sobre formação inicial de professores das ciências da natureza (EC), focalizada em 16 artigos publicados de 2010 a 2020, e 21 teses e dissertações publicadas entre 2015 e 2020. A partir da Análise de Conteúdo, as unidades foram levantadas e analisadas por três processos: quantificação das menções nos artigos; levantamento das seções de teses e dissertações com menções a Freire; e categorização das menções nas dimensões ontológica, gnosiológica, metodológica, e transformação da realidade. Como resultados, evidenciamos que metade dos artigos trouxe até 5 menções ao referencial. Para as teses e dissertações, observamos que 21 pesquisas mencionaram Freire nas seções introdutórias, enquanto 17 também utilizaram seu referencial em discussões e conclusões, e 9 também basearam suas metodologias na perspectiva freireana. Ademais, notamos que a dimensão ontológica apareceu em todos os trabalhos, seguida da dimensão de transformação da realidade (em 30 pesquisas), gnosiológica (24) e metodológica (19). Assim, concluímos ser urgente uma maior aproximação do referencial freireano à formação de professores do EC, principalmente em âmbito metodológico.
id UESB-8_517e2edc0e41f79c848fd99aebd7abb1
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9289
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling O referencial freireano e as pesquisas sobre formação inicial de professores na área das ciências da natureza: considerações iniciaisFreirean framework in science teacher education researches: early considerationsPaulo FreireEnsino de ciênciasFormação de professoresFormação inicial docenteRevisão bibliográficaPaulo FreireScience teachingTeacher educationPreservice teacher trainingLiterature surveyEste trabalho consistiu na caracterização geral das inserções da perspectiva freireana em pesquisas sobre formação inicial de professores das ciências da natureza (EC), focalizada em 16 artigos publicados de 2010 a 2020, e 21 teses e dissertações publicadas entre 2015 e 2020. A partir da Análise de Conteúdo, as unidades foram levantadas e analisadas por três processos: quantificação das menções nos artigos; levantamento das seções de teses e dissertações com menções a Freire; e categorização das menções nas dimensões ontológica, gnosiológica, metodológica, e transformação da realidade. Como resultados, evidenciamos que metade dos artigos trouxe até 5 menções ao referencial. Para as teses e dissertações, observamos que 21 pesquisas mencionaram Freire nas seções introdutórias, enquanto 17 também utilizaram seu referencial em discussões e conclusões, e 9 também basearam suas metodologias na perspectiva freireana. Ademais, notamos que a dimensão ontológica apareceu em todos os trabalhos, seguida da dimensão de transformação da realidade (em 30 pesquisas), gnosiológica (24) e metodológica (19). Assim, concluímos ser urgente uma maior aproximação do referencial freireano à formação de professores do EC, principalmente em âmbito metodológico.This paper consisted of a general characterization of the insertions of the Freirean perspective in research on natural science teacher’s initial training, focused on 16 articles published from 2010 to 2020, and 21 theses and dissertations published between 2015 and 2020. Based on Content Analysis, the units were analyzed by three processes: quantification of mentions in the articles; exploration of theses’ and dissertations’ sections with references to Freire; and categorization of mentions into ontological, gnosiological, methodological and reality transformation dimensions. As a result, we show that half of the articles brought up to 5 mentions to the framework. For theses and dissertations, we observed that 21 researches mentioned Freire in the introductory sections, while 17 also used his framework in discussions and conclusions, and 9 also based their methodologies on the Freirean perspective. Furthermore, we note that the ontological dimension appeared in all researches, followed by the dimensions of reality transformation (30 studies), gnosiological (24) and methodological (19). Thus, we conclude that it is to bring the Freirean framework closer to teacher training in the natural sciences, in its diversity of aspects, mainly in the methodological scope.Edições UESB2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/928910.22481/riduesb.v6i2.9289Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 507-5252525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9289/6440Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Pedro Neves daDiniz, Renato Eugênio da Silva2021-12-25T21:22:51Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9289Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-12-25T21:22:51Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O referencial freireano e as pesquisas sobre formação inicial de professores na área das ciências da natureza: considerações iniciais
Freirean framework in science teacher education researches: early considerations
title O referencial freireano e as pesquisas sobre formação inicial de professores na área das ciências da natureza: considerações iniciais
spellingShingle O referencial freireano e as pesquisas sobre formação inicial de professores na área das ciências da natureza: considerações iniciais
Rocha, Pedro Neves da
Paulo Freire
Ensino de ciências
Formação de professores
Formação inicial docente
Revisão bibliográfica
Paulo Freire
Science teaching
Teacher education
Preservice teacher training
Literature survey
title_short O referencial freireano e as pesquisas sobre formação inicial de professores na área das ciências da natureza: considerações iniciais
title_full O referencial freireano e as pesquisas sobre formação inicial de professores na área das ciências da natureza: considerações iniciais
title_fullStr O referencial freireano e as pesquisas sobre formação inicial de professores na área das ciências da natureza: considerações iniciais
title_full_unstemmed O referencial freireano e as pesquisas sobre formação inicial de professores na área das ciências da natureza: considerações iniciais
title_sort O referencial freireano e as pesquisas sobre formação inicial de professores na área das ciências da natureza: considerações iniciais
author Rocha, Pedro Neves da
author_facet Rocha, Pedro Neves da
Diniz, Renato Eugênio da Silva
author_role author
author2 Diniz, Renato Eugênio da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Pedro Neves da
Diniz, Renato Eugênio da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Freire
Ensino de ciências
Formação de professores
Formação inicial docente
Revisão bibliográfica
Paulo Freire
Science teaching
Teacher education
Preservice teacher training
Literature survey
topic Paulo Freire
Ensino de ciências
Formação de professores
Formação inicial docente
Revisão bibliográfica
Paulo Freire
Science teaching
Teacher education
Preservice teacher training
Literature survey
description Este trabalho consistiu na caracterização geral das inserções da perspectiva freireana em pesquisas sobre formação inicial de professores das ciências da natureza (EC), focalizada em 16 artigos publicados de 2010 a 2020, e 21 teses e dissertações publicadas entre 2015 e 2020. A partir da Análise de Conteúdo, as unidades foram levantadas e analisadas por três processos: quantificação das menções nos artigos; levantamento das seções de teses e dissertações com menções a Freire; e categorização das menções nas dimensões ontológica, gnosiológica, metodológica, e transformação da realidade. Como resultados, evidenciamos que metade dos artigos trouxe até 5 menções ao referencial. Para as teses e dissertações, observamos que 21 pesquisas mencionaram Freire nas seções introdutórias, enquanto 17 também utilizaram seu referencial em discussões e conclusões, e 9 também basearam suas metodologias na perspectiva freireana. Ademais, notamos que a dimensão ontológica apareceu em todos os trabalhos, seguida da dimensão de transformação da realidade (em 30 pesquisas), gnosiológica (24) e metodológica (19). Assim, concluímos ser urgente uma maior aproximação do referencial freireano à formação de professores do EC, principalmente em âmbito metodológico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9289
10.22481/riduesb.v6i2.9289
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9289
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v6i2.9289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9289/6440
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 507-525
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188055691264