3 A aplicação de metodologias ativas no ensino de Física em uma turma da EJA do Centro Noturno de Educação da Bahia (CENEB/VCA-BAHIA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2298 |
Resumo: | O artigo apresenta um relato do trabalho que vem sendo realizado no Centro de Educação Noturno da Bahia (CENEB) como parte do PIBID, dentro do subprojeto de Física, na linha de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma turma do turno noturno, cujo perfil do alunado apresenta-se diferenciado daquele de ensino médio regular. Nesse sentido, optou-se por utilizar metodologias e estratégias de ensino, que levassem em consideração os conhecimentos cotidianos dos alunos numa aproximação com as ideias freireanas de educação. Para tanto, após o levantamento dos dados relativos aos aspectos econômicos e sociais da turma por meio de um questionário, foi aplicada uma sequência didática envolvendo os recursos das aulas expositivas tradicionais, com o uso slides e vídeos e atividades experimentais abordando os conteúdos de óptica, eletricidade e termodinâmica. Os resultados mostraram que as atividades realizadas atingiram os objetivos propostos, tornando o ensino de tópicos de Física dinâmico, divertido e atrativo. Vale ressaltar também que o PIBID tem exercido importante papel na formação dos licenciandos ao propiciar um contato mais breve dos mesmos com as redes de ensino, futuro local de trabalho desses profissionais. |
id |
UESB-8_8edc5ef9492e4a01fed1e72df06dc333 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2298 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
3 A aplicação de metodologias ativas no ensino de Física em uma turma da EJA do Centro Noturno de Educação da Bahia (CENEB/VCA-BAHIA)EJA; Ensino de Física; Experimentos; Didática.O artigo apresenta um relato do trabalho que vem sendo realizado no Centro de Educação Noturno da Bahia (CENEB) como parte do PIBID, dentro do subprojeto de Física, na linha de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma turma do turno noturno, cujo perfil do alunado apresenta-se diferenciado daquele de ensino médio regular. Nesse sentido, optou-se por utilizar metodologias e estratégias de ensino, que levassem em consideração os conhecimentos cotidianos dos alunos numa aproximação com as ideias freireanas de educação. Para tanto, após o levantamento dos dados relativos aos aspectos econômicos e sociais da turma por meio de um questionário, foi aplicada uma sequência didática envolvendo os recursos das aulas expositivas tradicionais, com o uso slides e vídeos e atividades experimentais abordando os conteúdos de óptica, eletricidade e termodinâmica. Os resultados mostraram que as atividades realizadas atingiram os objetivos propostos, tornando o ensino de tópicos de Física dinâmico, divertido e atrativo. Vale ressaltar também que o PIBID tem exercido importante papel na formação dos licenciandos ao propiciar um contato mais breve dos mesmos com as redes de ensino, futuro local de trabalho desses profissionais.Edições UESB2017-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/229810.22481/rid.v2i1.2298Revista de Iniciação à Docência; v. 2 n. 1 (2017): v.2, n.1, jan./jun. 20172525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2298/1920Souza, Carolina BritoJanuário, Clenivaldo FerreiraSilva, Ferdinand Martins daSantos, Gabriel AlvesJesus, Geovana Brito de Oliveira deFerraz, Henrique MeloSantos, Jacqueline TeixeiraOliveira, Luana Prates deOliveira, Stela Almeida deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:49:27Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2298Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:49:27Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
3 A aplicação de metodologias ativas no ensino de Física em uma turma da EJA do Centro Noturno de Educação da Bahia (CENEB/VCA-BAHIA) |
title |
3 A aplicação de metodologias ativas no ensino de Física em uma turma da EJA do Centro Noturno de Educação da Bahia (CENEB/VCA-BAHIA) |
spellingShingle |
3 A aplicação de metodologias ativas no ensino de Física em uma turma da EJA do Centro Noturno de Educação da Bahia (CENEB/VCA-BAHIA) Souza, Carolina Brito EJA; Ensino de Física; Experimentos; Didática. |
title_short |
3 A aplicação de metodologias ativas no ensino de Física em uma turma da EJA do Centro Noturno de Educação da Bahia (CENEB/VCA-BAHIA) |
title_full |
3 A aplicação de metodologias ativas no ensino de Física em uma turma da EJA do Centro Noturno de Educação da Bahia (CENEB/VCA-BAHIA) |
title_fullStr |
3 A aplicação de metodologias ativas no ensino de Física em uma turma da EJA do Centro Noturno de Educação da Bahia (CENEB/VCA-BAHIA) |
title_full_unstemmed |
3 A aplicação de metodologias ativas no ensino de Física em uma turma da EJA do Centro Noturno de Educação da Bahia (CENEB/VCA-BAHIA) |
title_sort |
3 A aplicação de metodologias ativas no ensino de Física em uma turma da EJA do Centro Noturno de Educação da Bahia (CENEB/VCA-BAHIA) |
author |
Souza, Carolina Brito |
author_facet |
Souza, Carolina Brito Januário, Clenivaldo Ferreira Silva, Ferdinand Martins da Santos, Gabriel Alves Jesus, Geovana Brito de Oliveira de Ferraz, Henrique Melo Santos, Jacqueline Teixeira Oliveira, Luana Prates de Oliveira, Stela Almeida de |
author_role |
author |
author2 |
Januário, Clenivaldo Ferreira Silva, Ferdinand Martins da Santos, Gabriel Alves Jesus, Geovana Brito de Oliveira de Ferraz, Henrique Melo Santos, Jacqueline Teixeira Oliveira, Luana Prates de Oliveira, Stela Almeida de |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Carolina Brito Januário, Clenivaldo Ferreira Silva, Ferdinand Martins da Santos, Gabriel Alves Jesus, Geovana Brito de Oliveira de Ferraz, Henrique Melo Santos, Jacqueline Teixeira Oliveira, Luana Prates de Oliveira, Stela Almeida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA; Ensino de Física; Experimentos; Didática. |
topic |
EJA; Ensino de Física; Experimentos; Didática. |
description |
O artigo apresenta um relato do trabalho que vem sendo realizado no Centro de Educação Noturno da Bahia (CENEB) como parte do PIBID, dentro do subprojeto de Física, na linha de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma turma do turno noturno, cujo perfil do alunado apresenta-se diferenciado daquele de ensino médio regular. Nesse sentido, optou-se por utilizar metodologias e estratégias de ensino, que levassem em consideração os conhecimentos cotidianos dos alunos numa aproximação com as ideias freireanas de educação. Para tanto, após o levantamento dos dados relativos aos aspectos econômicos e sociais da turma por meio de um questionário, foi aplicada uma sequência didática envolvendo os recursos das aulas expositivas tradicionais, com o uso slides e vídeos e atividades experimentais abordando os conteúdos de óptica, eletricidade e termodinâmica. Os resultados mostraram que as atividades realizadas atingiram os objetivos propostos, tornando o ensino de tópicos de Física dinâmico, divertido e atrativo. Vale ressaltar também que o PIBID tem exercido importante papel na formação dos licenciandos ao propiciar um contato mais breve dos mesmos com as redes de ensino, futuro local de trabalho desses profissionais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2298 10.22481/rid.v2i1.2298 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2298 |
identifier_str_mv |
10.22481/rid.v2i1.2298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2298/1920 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 2 n. 1 (2017): v.2, n.1, jan./jun. 2017 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798187186421760 |