A utilização de jogos educativos no contexto de uma melhor aprendizagem: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biazon, Amanda Caroline
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gava, Alessio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7162
Resumo: Employing recreational activities in the teaching field, such as playing educational games in class, is nowadays a common practice. In this paper, an experience that took place in a state college in Paraná, as part of the PIBID program, will be presented. Considerations about the use and the contribution of Maths games in the teaching-learning process, together with a reflection on the importance of these resources and didactic strategies as learning object and reinforcement, will also be proposed.
id UESB-8_9c74d9884be5915ed1d1037c347c4e9a
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7162
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling A utilização de jogos educativos no contexto de uma melhor aprendizagem: relato de experiênciaEnsino-Aprendizagem; Jogos Matemáticos; Práticas de Ensino.Maths Games; Teaching Practices; Teaching-Learning Process.Employing recreational activities in the teaching field, such as playing educational games in class, is nowadays a common practice. In this paper, an experience that took place in a state college in Paraná, as part of the PIBID program, will be presented. Considerations about the use and the contribution of Maths games in the teaching-learning process, together with a reflection on the importance of these resources and didactic strategies as learning object and reinforcement, will also be proposed.Recorrer a atividades lúdicas na área do ensino, como por exemplo utilizar jogos em sala de aula, é hoje em dia uma prática cada vez mais comum. Neste artigo é relatada uma experiência realizada no âmbito do PIBID em um colégio estadual do interior do Paraná, derivando algumas conclusões sobre a utilização e a contribuição dos jogos matemáticos nas práticas de ensino e aprendizagem de crianças e jovens, assim como sobre a importância desses recursos e estratégias didáticas como objeto de aprendizagem e fixação do conhecimento.  Edições UESB2020-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/716210.22481/rid-uesb.v5i2.7162Revista de Iniciação à Docência; v. 5 n. 2 (2020): v. 5, n. 2 (2020): (jan. - jun., 2020); 85-932525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7162/5052Biazon, Amanda CarolineGava, Alessioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:52:07Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7162Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:52:07Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de jogos educativos no contexto de uma melhor aprendizagem: relato de experiência
title A utilização de jogos educativos no contexto de uma melhor aprendizagem: relato de experiência
spellingShingle A utilização de jogos educativos no contexto de uma melhor aprendizagem: relato de experiência
Biazon, Amanda Caroline
Ensino-Aprendizagem; Jogos Matemáticos; Práticas de Ensino.
Maths Games; Teaching Practices; Teaching-Learning Process.
title_short A utilização de jogos educativos no contexto de uma melhor aprendizagem: relato de experiência
title_full A utilização de jogos educativos no contexto de uma melhor aprendizagem: relato de experiência
title_fullStr A utilização de jogos educativos no contexto de uma melhor aprendizagem: relato de experiência
title_full_unstemmed A utilização de jogos educativos no contexto de uma melhor aprendizagem: relato de experiência
title_sort A utilização de jogos educativos no contexto de uma melhor aprendizagem: relato de experiência
author Biazon, Amanda Caroline
author_facet Biazon, Amanda Caroline
Gava, Alessio
author_role author
author2 Gava, Alessio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Biazon, Amanda Caroline
Gava, Alessio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-Aprendizagem; Jogos Matemáticos; Práticas de Ensino.
Maths Games; Teaching Practices; Teaching-Learning Process.
topic Ensino-Aprendizagem; Jogos Matemáticos; Práticas de Ensino.
Maths Games; Teaching Practices; Teaching-Learning Process.
description Employing recreational activities in the teaching field, such as playing educational games in class, is nowadays a common practice. In this paper, an experience that took place in a state college in Paraná, as part of the PIBID program, will be presented. Considerations about the use and the contribution of Maths games in the teaching-learning process, together with a reflection on the importance of these resources and didactic strategies as learning object and reinforcement, will also be proposed.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7162
10.22481/rid-uesb.v5i2.7162
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7162
identifier_str_mv 10.22481/rid-uesb.v5i2.7162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7162/5052
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 5 n. 2 (2020): v. 5, n. 2 (2020): (jan. - jun., 2020); 85-93
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187311202304