A utilização de jogos educativos no contexto de uma melhor aprendizagem: relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7162 |
Resumo: | Employing recreational activities in the teaching field, such as playing educational games in class, is nowadays a common practice. In this paper, an experience that took place in a state college in Paraná, as part of the PIBID program, will be presented. Considerations about the use and the contribution of Maths games in the teaching-learning process, together with a reflection on the importance of these resources and didactic strategies as learning object and reinforcement, will also be proposed. |
id |
UESB-8_9c74d9884be5915ed1d1037c347c4e9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7162 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização de jogos educativos no contexto de uma melhor aprendizagem: relato de experiênciaEnsino-Aprendizagem; Jogos Matemáticos; Práticas de Ensino.Maths Games; Teaching Practices; Teaching-Learning Process.Employing recreational activities in the teaching field, such as playing educational games in class, is nowadays a common practice. In this paper, an experience that took place in a state college in Paraná, as part of the PIBID program, will be presented. Considerations about the use and the contribution of Maths games in the teaching-learning process, together with a reflection on the importance of these resources and didactic strategies as learning object and reinforcement, will also be proposed.Recorrer a atividades lúdicas na área do ensino, como por exemplo utilizar jogos em sala de aula, é hoje em dia uma prática cada vez mais comum. Neste artigo é relatada uma experiência realizada no âmbito do PIBID em um colégio estadual do interior do Paraná, derivando algumas conclusões sobre a utilização e a contribuição dos jogos matemáticos nas práticas de ensino e aprendizagem de crianças e jovens, assim como sobre a importância desses recursos e estratégias didáticas como objeto de aprendizagem e fixação do conhecimento. Edições UESB2020-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/716210.22481/rid-uesb.v5i2.7162Revista de Iniciação à Docência; v. 5 n. 2 (2020): v. 5, n. 2 (2020): (jan. - jun., 2020); 85-932525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7162/5052Biazon, Amanda CarolineGava, Alessioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:52:07Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7162Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:52:07Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de jogos educativos no contexto de uma melhor aprendizagem: relato de experiência |
title |
A utilização de jogos educativos no contexto de uma melhor aprendizagem: relato de experiência |
spellingShingle |
A utilização de jogos educativos no contexto de uma melhor aprendizagem: relato de experiência Biazon, Amanda Caroline Ensino-Aprendizagem; Jogos Matemáticos; Práticas de Ensino. Maths Games; Teaching Practices; Teaching-Learning Process. |
title_short |
A utilização de jogos educativos no contexto de uma melhor aprendizagem: relato de experiência |
title_full |
A utilização de jogos educativos no contexto de uma melhor aprendizagem: relato de experiência |
title_fullStr |
A utilização de jogos educativos no contexto de uma melhor aprendizagem: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
A utilização de jogos educativos no contexto de uma melhor aprendizagem: relato de experiência |
title_sort |
A utilização de jogos educativos no contexto de uma melhor aprendizagem: relato de experiência |
author |
Biazon, Amanda Caroline |
author_facet |
Biazon, Amanda Caroline Gava, Alessio |
author_role |
author |
author2 |
Gava, Alessio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Biazon, Amanda Caroline Gava, Alessio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-Aprendizagem; Jogos Matemáticos; Práticas de Ensino. Maths Games; Teaching Practices; Teaching-Learning Process. |
topic |
Ensino-Aprendizagem; Jogos Matemáticos; Práticas de Ensino. Maths Games; Teaching Practices; Teaching-Learning Process. |
description |
Employing recreational activities in the teaching field, such as playing educational games in class, is nowadays a common practice. In this paper, an experience that took place in a state college in Paraná, as part of the PIBID program, will be presented. Considerations about the use and the contribution of Maths games in the teaching-learning process, together with a reflection on the importance of these resources and didactic strategies as learning object and reinforcement, will also be proposed. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7162 10.22481/rid-uesb.v5i2.7162 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7162 |
identifier_str_mv |
10.22481/rid-uesb.v5i2.7162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7162/5052 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 5 n. 2 (2020): v. 5, n. 2 (2020): (jan. - jun., 2020); 85-93 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798187311202304 |