Estágio supervisionado em Matemática: mapeamento e reflexões da formação docente em tempos de pandemia da covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10703 |
Resumo: | Com a suspenção das aulas e atividades presenciais, devido à pandemia de covid-19, formas alternativas de estágio nos cursos de licenciatura têm possibilitado o desenvolvimento do saber por meio de metodologias que vão além do ambiente escolar formal. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi realizar uma análise das experiências vivenciadas por discentes de licenciatura em estágios supervisionados no ensino de Matemática no Brasil durante a pandemia da covid-19. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica das publicações de artigos científicos e/ou trabalhos completos publicados em eventos científicos, em 2021, sobre estágio supervisionados na pandemia. A pesquisa foi realizada por meio de buscas no repositório da base de dados Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: “estágio”, “ensino remoto” e “licenciatura em matemática”. Foram selecionados 9 artigos. A seleção dos artigos ocorreu com base na análise prévia do título e resumo, seguido de uma análise detalhada do trabalho completo. Com base nos relatos, notou-se que os estagiários de Licenciatura em Matemática puderam, durante o Ensino Remoto Emergencial, vivenciar a experiência e os desafios da prática docente e que o uso de diferentes Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação foi crucial para a realização das atividades. |
id |
UESB-8_a1a29f6f3d4a19b4893bab6a9e5c0650 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10703 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio supervisionado em Matemática: mapeamento e reflexões da formação docente em tempos de pandemia da covid-19Supervised internship in Mathematics: mapping and reflections on teacher training in times of the covid-19 pandemicEnsino RemotoEstágio DocenteTecnologias DigitaisLicenciatura em MatemáticaRemote TeachingTeaching InternshipDigital TechnologiesLicentiate degree in mathematicsCom a suspenção das aulas e atividades presenciais, devido à pandemia de covid-19, formas alternativas de estágio nos cursos de licenciatura têm possibilitado o desenvolvimento do saber por meio de metodologias que vão além do ambiente escolar formal. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi realizar uma análise das experiências vivenciadas por discentes de licenciatura em estágios supervisionados no ensino de Matemática no Brasil durante a pandemia da covid-19. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica das publicações de artigos científicos e/ou trabalhos completos publicados em eventos científicos, em 2021, sobre estágio supervisionados na pandemia. A pesquisa foi realizada por meio de buscas no repositório da base de dados Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: “estágio”, “ensino remoto” e “licenciatura em matemática”. Foram selecionados 9 artigos. A seleção dos artigos ocorreu com base na análise prévia do título e resumo, seguido de uma análise detalhada do trabalho completo. Com base nos relatos, notou-se que os estagiários de Licenciatura em Matemática puderam, durante o Ensino Remoto Emergencial, vivenciar a experiência e os desafios da prática docente e que o uso de diferentes Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação foi crucial para a realização das atividades.With the suspension of classes and face-to-face activities, alternative forms of internship in undergraduate courses have enabled the construction of knowledge through methodologies that go beyond the formal school environment. In this sense, the objective of this work was to carry out an analysis of the experiences lived by undergraduate students in supervised internships in mathematics teaching in Brazil during the covid-19 pandemic. As a methodology, bibliographic research was carried out on the publications of scientific articles and/or complete works published in scientific events, in 2021, on supervised internships during the pandemic. The research was carried out by searching the Google Scholar database repository, using the following descriptors: “internship”, “remote teaching” and “mathematics degree”. 9 articles were selected. The selection of articles was based on a previous analysis of the title and abstract, followed by a detailed analysis of the complete work. Based on the reports, it was noted that the Mathematics Degree interns were able, during Emergency Remote Teaching, to learn the teaching experience in different ways and experience the challenges of practice. And that the use of different Digital Information and Communication Technologies was crucial for carrying out the activities.Edições UESB2022-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1070310.22481/riduesb.v7i1.10703Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 1 (2022): V. 7 n. 1: (jan. - jun., 2022); 153-1692525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10703/6936Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Laís Alves Souza, Kellen CristinaDe Grandi, Alessandra Bueno2022-07-10T23:15:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10703Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2022-07-10T23:15:39Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio supervisionado em Matemática: mapeamento e reflexões da formação docente em tempos de pandemia da covid-19 Supervised internship in Mathematics: mapping and reflections on teacher training in times of the covid-19 pandemic |
title |
Estágio supervisionado em Matemática: mapeamento e reflexões da formação docente em tempos de pandemia da covid-19 |
spellingShingle |
Estágio supervisionado em Matemática: mapeamento e reflexões da formação docente em tempos de pandemia da covid-19 Silva, Laís Alves Ensino Remoto Estágio Docente Tecnologias Digitais Licenciatura em Matemática Remote Teaching Teaching Internship Digital Technologies Licentiate degree in mathematics |
title_short |
Estágio supervisionado em Matemática: mapeamento e reflexões da formação docente em tempos de pandemia da covid-19 |
title_full |
Estágio supervisionado em Matemática: mapeamento e reflexões da formação docente em tempos de pandemia da covid-19 |
title_fullStr |
Estágio supervisionado em Matemática: mapeamento e reflexões da formação docente em tempos de pandemia da covid-19 |
title_full_unstemmed |
Estágio supervisionado em Matemática: mapeamento e reflexões da formação docente em tempos de pandemia da covid-19 |
title_sort |
Estágio supervisionado em Matemática: mapeamento e reflexões da formação docente em tempos de pandemia da covid-19 |
author |
Silva, Laís Alves |
author_facet |
Silva, Laís Alves Souza, Kellen Cristina De Grandi, Alessandra Bueno |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Kellen Cristina De Grandi, Alessandra Bueno |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Laís Alves Souza, Kellen Cristina De Grandi, Alessandra Bueno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Remoto Estágio Docente Tecnologias Digitais Licenciatura em Matemática Remote Teaching Teaching Internship Digital Technologies Licentiate degree in mathematics |
topic |
Ensino Remoto Estágio Docente Tecnologias Digitais Licenciatura em Matemática Remote Teaching Teaching Internship Digital Technologies Licentiate degree in mathematics |
description |
Com a suspenção das aulas e atividades presenciais, devido à pandemia de covid-19, formas alternativas de estágio nos cursos de licenciatura têm possibilitado o desenvolvimento do saber por meio de metodologias que vão além do ambiente escolar formal. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi realizar uma análise das experiências vivenciadas por discentes de licenciatura em estágios supervisionados no ensino de Matemática no Brasil durante a pandemia da covid-19. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica das publicações de artigos científicos e/ou trabalhos completos publicados em eventos científicos, em 2021, sobre estágio supervisionados na pandemia. A pesquisa foi realizada por meio de buscas no repositório da base de dados Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: “estágio”, “ensino remoto” e “licenciatura em matemática”. Foram selecionados 9 artigos. A seleção dos artigos ocorreu com base na análise prévia do título e resumo, seguido de uma análise detalhada do trabalho completo. Com base nos relatos, notou-se que os estagiários de Licenciatura em Matemática puderam, durante o Ensino Remoto Emergencial, vivenciar a experiência e os desafios da prática docente e que o uso de diferentes Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação foi crucial para a realização das atividades. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10703 10.22481/riduesb.v7i1.10703 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10703 |
identifier_str_mv |
10.22481/riduesb.v7i1.10703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10703/6936 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 1 (2022): V. 7 n. 1: (jan. - jun., 2022); 153-169 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798188132237312 |