Estágio supervisionado em Matemática: mapeamento e reflexões da formação docente em tempos de pandemia da covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Laís Alves
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza, Kellen Cristina, De Grandi, Alessandra Bueno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10703
Resumo: Com a suspenção das aulas e atividades presenciais, devido à pandemia de covid-19, formas alternativas de estágio nos cursos de licenciatura têm possibilitado o desenvolvimento do saber por meio de metodologias que vão além do ambiente escolar formal. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi realizar uma análise das experiências vivenciadas por discentes de licenciatura em estágios supervisionados no ensino de Matemática no Brasil durante a pandemia da covid-19. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica das publicações de artigos científicos e/ou trabalhos completos publicados em eventos científicos, em 2021, sobre estágio supervisionados na pandemia. A pesquisa foi realizada por meio de buscas no repositório da base de dados Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: “estágio”, “ensino remoto” e “licenciatura em matemática”. Foram selecionados 9 artigos. A seleção dos artigos ocorreu com base na análise prévia do título e resumo, seguido de uma análise detalhada do trabalho completo. Com base nos relatos, notou-se que os estagiários de Licenciatura em Matemática puderam, durante o Ensino Remoto Emergencial, vivenciar a experiência e os desafios da prática docente e que o uso de diferentes Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação foi crucial para a realização das atividades.
id UESB-8_a1a29f6f3d4a19b4893bab6a9e5c0650
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10703
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Estágio supervisionado em Matemática: mapeamento e reflexões da formação docente em tempos de pandemia da covid-19Supervised internship in Mathematics: mapping and reflections on teacher training in times of the covid-19 pandemicEnsino RemotoEstágio DocenteTecnologias DigitaisLicenciatura em MatemáticaRemote TeachingTeaching InternshipDigital TechnologiesLicentiate degree in mathematicsCom a suspenção das aulas e atividades presenciais, devido à pandemia de covid-19, formas alternativas de estágio nos cursos de licenciatura têm possibilitado o desenvolvimento do saber por meio de metodologias que vão além do ambiente escolar formal. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi realizar uma análise das experiências vivenciadas por discentes de licenciatura em estágios supervisionados no ensino de Matemática no Brasil durante a pandemia da covid-19. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica das publicações de artigos científicos e/ou trabalhos completos publicados em eventos científicos, em 2021, sobre estágio supervisionados na pandemia. A pesquisa foi realizada por meio de buscas no repositório da base de dados Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: “estágio”, “ensino remoto” e “licenciatura em matemática”. Foram selecionados 9 artigos. A seleção dos artigos ocorreu com base na análise prévia do título e resumo, seguido de uma análise detalhada do trabalho completo. Com base nos relatos, notou-se que os estagiários de Licenciatura em Matemática puderam, durante o Ensino Remoto Emergencial, vivenciar a experiência e os desafios da prática docente e que o uso de diferentes Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação foi crucial para a realização das atividades.With the suspension of classes and face-to-face activities, alternative forms of internship in undergraduate courses have enabled the construction of knowledge through methodologies that go beyond the formal school environment. In this sense, the objective of this work was to carry out an analysis of the experiences lived by undergraduate students in supervised internships in mathematics teaching in Brazil during the covid-19 pandemic. As a methodology, bibliographic research was carried out on the publications of scientific articles and/or complete works published in scientific events, in 2021, on supervised internships during the pandemic. The research was carried out by searching the Google Scholar database repository, using the following descriptors: “internship”, “remote teaching” and “mathematics degree”. 9 articles were selected. The selection of articles was based on a previous analysis of the title and abstract, followed by a detailed analysis of the complete work. Based on the reports, it was noted that the Mathematics Degree interns were able, during Emergency Remote Teaching, to learn the teaching experience in different ways and experience the challenges of practice. And that the use of different Digital Information and Communication Technologies was crucial for carrying out the activities.Edições UESB2022-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1070310.22481/riduesb.v7i1.10703Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 1 (2022): V. 7 n. 1: (jan. - jun., 2022); 153-1692525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10703/6936Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Laís Alves Souza, Kellen CristinaDe Grandi, Alessandra Bueno2022-07-10T23:15:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10703Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2022-07-10T23:15:39Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio supervisionado em Matemática: mapeamento e reflexões da formação docente em tempos de pandemia da covid-19
Supervised internship in Mathematics: mapping and reflections on teacher training in times of the covid-19 pandemic
title Estágio supervisionado em Matemática: mapeamento e reflexões da formação docente em tempos de pandemia da covid-19
spellingShingle Estágio supervisionado em Matemática: mapeamento e reflexões da formação docente em tempos de pandemia da covid-19
Silva, Laís Alves
Ensino Remoto
Estágio Docente
Tecnologias Digitais
Licenciatura em Matemática
Remote Teaching
Teaching Internship
Digital Technologies
Licentiate degree in mathematics
title_short Estágio supervisionado em Matemática: mapeamento e reflexões da formação docente em tempos de pandemia da covid-19
title_full Estágio supervisionado em Matemática: mapeamento e reflexões da formação docente em tempos de pandemia da covid-19
title_fullStr Estágio supervisionado em Matemática: mapeamento e reflexões da formação docente em tempos de pandemia da covid-19
title_full_unstemmed Estágio supervisionado em Matemática: mapeamento e reflexões da formação docente em tempos de pandemia da covid-19
title_sort Estágio supervisionado em Matemática: mapeamento e reflexões da formação docente em tempos de pandemia da covid-19
author Silva, Laís Alves
author_facet Silva, Laís Alves
Souza, Kellen Cristina
De Grandi, Alessandra Bueno
author_role author
author2 Souza, Kellen Cristina
De Grandi, Alessandra Bueno
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Laís Alves
Souza, Kellen Cristina
De Grandi, Alessandra Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Remoto
Estágio Docente
Tecnologias Digitais
Licenciatura em Matemática
Remote Teaching
Teaching Internship
Digital Technologies
Licentiate degree in mathematics
topic Ensino Remoto
Estágio Docente
Tecnologias Digitais
Licenciatura em Matemática
Remote Teaching
Teaching Internship
Digital Technologies
Licentiate degree in mathematics
description Com a suspenção das aulas e atividades presenciais, devido à pandemia de covid-19, formas alternativas de estágio nos cursos de licenciatura têm possibilitado o desenvolvimento do saber por meio de metodologias que vão além do ambiente escolar formal. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi realizar uma análise das experiências vivenciadas por discentes de licenciatura em estágios supervisionados no ensino de Matemática no Brasil durante a pandemia da covid-19. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica das publicações de artigos científicos e/ou trabalhos completos publicados em eventos científicos, em 2021, sobre estágio supervisionados na pandemia. A pesquisa foi realizada por meio de buscas no repositório da base de dados Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: “estágio”, “ensino remoto” e “licenciatura em matemática”. Foram selecionados 9 artigos. A seleção dos artigos ocorreu com base na análise prévia do título e resumo, seguido de uma análise detalhada do trabalho completo. Com base nos relatos, notou-se que os estagiários de Licenciatura em Matemática puderam, durante o Ensino Remoto Emergencial, vivenciar a experiência e os desafios da prática docente e que o uso de diferentes Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação foi crucial para a realização das atividades.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10703
10.22481/riduesb.v7i1.10703
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10703
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v7i1.10703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10703/6936
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 1 (2022): V. 7 n. 1: (jan. - jun., 2022); 153-169
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188132237312