Compreensões acerca do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Química: revisão narrativa de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11303 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados obtidos através de uma pesquisa feita na literatura realizada nas bases de dados Google Acadêmico e SciELO. A busca foi realizada através dos termos: “supervised internship” or “initial training” or “teacher” and “teaching of chemistry” and “teacher training” and “teaching”. A partir da análise dos achados, se realizou uma revisão narrativa de literatura, para abranger estudos relevantes sobre a temática e compreender quais desafios podem interferir na formação adequada de professores de Química, bem como quais abordagens podem ser utilizadas para melhoria do processo de formação pedagógica. Além disso, foi possível observar que muitas das inseguranças dos discentes da licenciatura em Química, estão voltadas para o ensino de ciências no Ensino Fundamental, já que não é uma área de domínio deles. Também pode-se destacar, o modo como os Estágios Supervisionados são conduzidos, baseados na observação e com pouca prática , o que pode dificultar a formação. Dessa forma, o estudo contribui para provocar novas reflexões e diálogos de como os Estágios em Química podem ser conduzidos, provocando uma formação inicial adequada, através da prática docente significativa, fazendo dos estudantes protagonista do processo de aprendizagem e formando profissionais para atuar no ensino de Química. |
id |
UESB-8_b0d6b483466f8d44411b84b5fff8c159 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11303 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreensões acerca do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Química: revisão narrativa de literaturaUnderstandings about supervised internship in the initial training of chemistry teachers: literature narrative reviewEstágioFormação de ProfessoresLicenciatura em QuímicaPrática docenteInternshipTeacher TrainingDegree in ChemistryTeaching PracticeEste artigo apresenta os resultados obtidos através de uma pesquisa feita na literatura realizada nas bases de dados Google Acadêmico e SciELO. A busca foi realizada através dos termos: “supervised internship” or “initial training” or “teacher” and “teaching of chemistry” and “teacher training” and “teaching”. A partir da análise dos achados, se realizou uma revisão narrativa de literatura, para abranger estudos relevantes sobre a temática e compreender quais desafios podem interferir na formação adequada de professores de Química, bem como quais abordagens podem ser utilizadas para melhoria do processo de formação pedagógica. Além disso, foi possível observar que muitas das inseguranças dos discentes da licenciatura em Química, estão voltadas para o ensino de ciências no Ensino Fundamental, já que não é uma área de domínio deles. Também pode-se destacar, o modo como os Estágios Supervisionados são conduzidos, baseados na observação e com pouca prática , o que pode dificultar a formação. Dessa forma, o estudo contribui para provocar novas reflexões e diálogos de como os Estágios em Química podem ser conduzidos, provocando uma formação inicial adequada, através da prática docente significativa, fazendo dos estudantes protagonista do processo de aprendizagem e formando profissionais para atuar no ensino de Química.This article presents the results obtained through a literature search carried out in the Google Scholar and SciELO. The search was carried out using the terms: “supervised internship” or “initial training” or “teacher” and “teaching of chemistry” and “teacher training” and “teaching”. For the analysis, a narrative review of the literature was carried out, to cover relevant studies on the subject and to understand which challenges can interfere in the adequate training of Chemistry teachers, as well as which approaches can be used to improve the pedagogical training process . In addition, it was possible to observe that many of the insecurities of the students of the degree in Chemistry are related to the teaching of science in school, since it is not an area of their domain. It can also be highlighted the way in which the Supervised Internships are conducted, based on observation and with little practice , which can make training difficult. In this way, the study contributes to provoking new reflections and dialogues on how Internships in Chemistry can be conducted, provoking adequate initial training, through significant teaching practice, making students protagonists of the learning process and training professionals to work in teaching chemistry.Edições UESB2022-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1130310.22481/riduesb.v7i2.11303Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 2 (2022): v. 7 n. 2: (jul. - dez., 2022); 133-1472525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11303/7192Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Antonio Rony da Silva Pereira2022-12-27T00:35:08Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11303Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2022-12-27T00:35:08Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensões acerca do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Química: revisão narrativa de literatura Understandings about supervised internship in the initial training of chemistry teachers: literature narrative review |
title |
Compreensões acerca do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Química: revisão narrativa de literatura |
spellingShingle |
Compreensões acerca do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Química: revisão narrativa de literatura Rodrigues, Antonio Rony da Silva Pereira Estágio Formação de Professores Licenciatura em Química Prática docente Internship Teacher Training Degree in Chemistry Teaching Practice |
title_short |
Compreensões acerca do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Química: revisão narrativa de literatura |
title_full |
Compreensões acerca do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Química: revisão narrativa de literatura |
title_fullStr |
Compreensões acerca do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Química: revisão narrativa de literatura |
title_full_unstemmed |
Compreensões acerca do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Química: revisão narrativa de literatura |
title_sort |
Compreensões acerca do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Química: revisão narrativa de literatura |
author |
Rodrigues, Antonio Rony da Silva Pereira |
author_facet |
Rodrigues, Antonio Rony da Silva Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Antonio Rony da Silva Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Formação de Professores Licenciatura em Química Prática docente Internship Teacher Training Degree in Chemistry Teaching Practice |
topic |
Estágio Formação de Professores Licenciatura em Química Prática docente Internship Teacher Training Degree in Chemistry Teaching Practice |
description |
Este artigo apresenta os resultados obtidos através de uma pesquisa feita na literatura realizada nas bases de dados Google Acadêmico e SciELO. A busca foi realizada através dos termos: “supervised internship” or “initial training” or “teacher” and “teaching of chemistry” and “teacher training” and “teaching”. A partir da análise dos achados, se realizou uma revisão narrativa de literatura, para abranger estudos relevantes sobre a temática e compreender quais desafios podem interferir na formação adequada de professores de Química, bem como quais abordagens podem ser utilizadas para melhoria do processo de formação pedagógica. Além disso, foi possível observar que muitas das inseguranças dos discentes da licenciatura em Química, estão voltadas para o ensino de ciências no Ensino Fundamental, já que não é uma área de domínio deles. Também pode-se destacar, o modo como os Estágios Supervisionados são conduzidos, baseados na observação e com pouca prática , o que pode dificultar a formação. Dessa forma, o estudo contribui para provocar novas reflexões e diálogos de como os Estágios em Química podem ser conduzidos, provocando uma formação inicial adequada, através da prática docente significativa, fazendo dos estudantes protagonista do processo de aprendizagem e formando profissionais para atuar no ensino de Química. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11303 10.22481/riduesb.v7i2.11303 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11303 |
identifier_str_mv |
10.22481/riduesb.v7i2.11303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11303/7192 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 2 (2022): v. 7 n. 2: (jul. - dez., 2022); 133-147 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798188165791744 |