Compreensões acerca do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Química: revisão narrativa de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Antonio Rony da Silva Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11303
Resumo: Este artigo apresenta os resultados obtidos através de uma pesquisa feita na literatura realizada nas bases de dados Google Acadêmico e SciELO. A busca foi realizada através dos termos: “supervised internship” or “initial training” or “teacher” and “teaching of chemistry” and “teacher training” and “teaching”. A partir da análise dos achados, se realizou uma revisão narrativa de literatura, para abranger estudos relevantes sobre a temática e compreender quais desafios podem interferir na formação adequada de professores de Química, bem como quais abordagens podem ser utilizadas para melhoria do processo de formação pedagógica. Além disso, foi possível observar que muitas das inseguranças dos discentes da licenciatura em Química, estão voltadas para o ensino de ciências no Ensino Fundamental, já que não é uma área de domínio deles. Também pode-se destacar, o modo como os Estágios Supervisionados são conduzidos, baseados na observação e com pouca prática , o que pode dificultar a formação. Dessa forma, o estudo contribui para provocar novas reflexões e diálogos de como os Estágios em Química podem ser conduzidos, provocando uma formação inicial adequada, através da prática docente significativa, fazendo dos estudantes protagonista do processo de aprendizagem e formando profissionais para atuar no ensino de Química.
id UESB-8_b0d6b483466f8d44411b84b5fff8c159
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11303
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Compreensões acerca do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Química: revisão narrativa de literaturaUnderstandings about supervised internship in the initial training of chemistry teachers: literature narrative reviewEstágioFormação de ProfessoresLicenciatura em QuímicaPrática docenteInternshipTeacher TrainingDegree in ChemistryTeaching PracticeEste artigo apresenta os resultados obtidos através de uma pesquisa feita na literatura realizada nas bases de dados Google Acadêmico e SciELO. A busca foi realizada através dos termos: “supervised internship” or “initial training” or “teacher” and “teaching of chemistry” and “teacher training” and “teaching”. A partir da análise dos achados, se realizou uma revisão narrativa de literatura, para abranger estudos relevantes sobre a temática e compreender quais desafios podem interferir na formação adequada de professores de Química, bem como quais abordagens podem ser utilizadas para melhoria do processo de formação pedagógica. Além disso, foi possível observar que muitas das inseguranças dos discentes da licenciatura em Química, estão voltadas para o ensino de ciências no Ensino Fundamental, já que não é uma área de domínio deles. Também pode-se destacar, o modo como os Estágios Supervisionados são conduzidos, baseados na observação e com pouca prática , o que pode dificultar a formação. Dessa forma, o estudo contribui para provocar novas reflexões e diálogos de como os Estágios em Química podem ser conduzidos, provocando uma formação inicial adequada, através da prática docente significativa, fazendo dos estudantes protagonista do processo de aprendizagem e formando profissionais para atuar no ensino de Química.This article presents the results obtained through a literature search carried out in the Google Scholar and SciELO. The search was carried out using the terms: “supervised internship” or “initial training” or “teacher” and “teaching of chemistry” and “teacher training” and “teaching”. For the analysis, a narrative review of the literature was carried out, to cover relevant studies on the subject and to understand which challenges can interfere in the adequate training of Chemistry teachers, as well as which approaches can be used to improve the pedagogical training process . In addition, it was possible to observe that many of the insecurities of the students of the degree in Chemistry are related to the teaching of science in school, since it is not an area of their domain. It can also be highlighted the way in which the Supervised Internships are conducted, based on observation and with little practice , which can make training difficult. In this way, the study contributes to provoking new reflections and dialogues on how Internships in Chemistry can be conducted, provoking adequate initial training, through significant teaching practice, making students protagonists of the learning process and training professionals to work in teaching chemistry.Edições UESB2022-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1130310.22481/riduesb.v7i2.11303Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 2 (2022): v. 7 n. 2: (jul. - dez., 2022); 133-1472525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11303/7192Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Antonio Rony da Silva Pereira2022-12-27T00:35:08Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11303Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2022-12-27T00:35:08Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensões acerca do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Química: revisão narrativa de literatura
Understandings about supervised internship in the initial training of chemistry teachers: literature narrative review
title Compreensões acerca do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Química: revisão narrativa de literatura
spellingShingle Compreensões acerca do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Química: revisão narrativa de literatura
Rodrigues, Antonio Rony da Silva Pereira
Estágio
Formação de Professores
Licenciatura em Química
Prática docente
Internship
Teacher Training
Degree in Chemistry
Teaching Practice
title_short Compreensões acerca do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Química: revisão narrativa de literatura
title_full Compreensões acerca do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Química: revisão narrativa de literatura
title_fullStr Compreensões acerca do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Química: revisão narrativa de literatura
title_full_unstemmed Compreensões acerca do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Química: revisão narrativa de literatura
title_sort Compreensões acerca do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Química: revisão narrativa de literatura
author Rodrigues, Antonio Rony da Silva Pereira
author_facet Rodrigues, Antonio Rony da Silva Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Antonio Rony da Silva Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Formação de Professores
Licenciatura em Química
Prática docente
Internship
Teacher Training
Degree in Chemistry
Teaching Practice
topic Estágio
Formação de Professores
Licenciatura em Química
Prática docente
Internship
Teacher Training
Degree in Chemistry
Teaching Practice
description Este artigo apresenta os resultados obtidos através de uma pesquisa feita na literatura realizada nas bases de dados Google Acadêmico e SciELO. A busca foi realizada através dos termos: “supervised internship” or “initial training” or “teacher” and “teaching of chemistry” and “teacher training” and “teaching”. A partir da análise dos achados, se realizou uma revisão narrativa de literatura, para abranger estudos relevantes sobre a temática e compreender quais desafios podem interferir na formação adequada de professores de Química, bem como quais abordagens podem ser utilizadas para melhoria do processo de formação pedagógica. Além disso, foi possível observar que muitas das inseguranças dos discentes da licenciatura em Química, estão voltadas para o ensino de ciências no Ensino Fundamental, já que não é uma área de domínio deles. Também pode-se destacar, o modo como os Estágios Supervisionados são conduzidos, baseados na observação e com pouca prática , o que pode dificultar a formação. Dessa forma, o estudo contribui para provocar novas reflexões e diálogos de como os Estágios em Química podem ser conduzidos, provocando uma formação inicial adequada, através da prática docente significativa, fazendo dos estudantes protagonista do processo de aprendizagem e formando profissionais para atuar no ensino de Química.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11303
10.22481/riduesb.v7i2.11303
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11303
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v7i2.11303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11303/7192
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 2 (2022): v. 7 n. 2: (jul. - dez., 2022); 133-147
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188165791744