Paulo Freire e a Democratização da Educação: A Importância do Projeto Político-Pedagógico como Instrumento de Transformação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Lina Meireles
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Reis, Indionara Galvão, Gehlen, Simoni Tormöhlen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11949
Resumo: A construção de um Projeto Político Pedagógico (PPP) é essencial para orientar as atividades da comunidade escolar proporcionando uma base sólida para a organização e o desenvolvimento da educação. Nesse sentido, o objetivo deste artigo consiste em investigar a compreensão de docentes que atuam no município de Cairu-BA sobre o PPP. Fundamentado na perspectiva de Paulo Freire e em alguns estudos que discutem a construção de um PPP, foi realizado um questionário relativo à construção do PPP, sua importância e suas bases democráticas. As informações foram obtidas por um questionário desenvolvido no Google Forms e enviado via link pelo aplicativo Whatsapp e foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva, com base nas seguintes categorias: i) Orientar/Nortear o fazer pedagógico; ii) Identidade Escolar; iii) A importância da Comunidade e a democratização do PPP.  Dentre os resultados apresentados, destaca-se a importância da participação da comunidade escolar na elaboração do PPP como caminho para transformação da realidade e democratização do processo educacional. Ademais, o estudo indica a relação entre o entendimento do professor acerca do PPP como um dos elementos norteadores para sua construção, visto que, está intrinsecamente ligado à participação dos docentes no processo de discussão, elaboração e execução do PPP.
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