1 Química escolar: percepções e expectativas de Estudantes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Ana Luiza de Quadros Luiza de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rodrigues, Adriana Araújo Dutra, Lares, Carlos Alberto R., Martins, Dayse Carvalho da Silva, Moraes, Fernanda Antunes de Almeida, Figueiredo, Fernando Henrique Silva de, Ferreira, Renata Fonseca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2273
Resumo: Os jovens adolescentes que frequentam o Ensino Médio demonstram grande capacidade de engajamento em situações que lhes são atrativas: banda favorita, jogos eletrônicos, time de futebol etc. No entanto, muitos deles demonstram resistência no engajamento com os conteúdos químicos tratados nas escolas. Com o objetivo de entender o que envolve ou poderia envolver os estudantes nas aulas de Química e a percepção de cada um sobre a disciplina, desenvolvemos este trabalho. Aplicamos um instrumento de coleta de dados para quatro turmas de estudantes do Ensino Médio e, por meio da análise, percebemos que os estudantes têm desejos que são compatíveis com a aprendizagem em Química: querem participar mais, querem aulas diversificadas, entre outros desejos. É indicado que nós, professores, assumamos posturas mais voltadas aos anseios dos estudantes conjugando, com isso, a necessária aprendizagem.
id UESB-8_e3a251bb7ea43825bb63132f1cc389f8
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2273
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling 1 Química escolar: percepções e expectativas de Estudantes do ensino médioQuímica; Ensino Médio; Engajamento; Ensejos.Os jovens adolescentes que frequentam o Ensino Médio demonstram grande capacidade de engajamento em situações que lhes são atrativas: banda favorita, jogos eletrônicos, time de futebol etc. No entanto, muitos deles demonstram resistência no engajamento com os conteúdos químicos tratados nas escolas. Com o objetivo de entender o que envolve ou poderia envolver os estudantes nas aulas de Química e a percepção de cada um sobre a disciplina, desenvolvemos este trabalho. Aplicamos um instrumento de coleta de dados para quatro turmas de estudantes do Ensino Médio e, por meio da análise, percebemos que os estudantes têm desejos que são compatíveis com a aprendizagem em Química: querem participar mais, querem aulas diversificadas, entre outros desejos. É indicado que nós, professores, assumamos posturas mais voltadas aos anseios dos estudantes conjugando, com isso, a necessária aprendizagem.Edições UESB2017-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/227310.22481/rid.v2i1.2273Revista de Iniciação à Docência; v. 2 n. 1 (2017): v.2, n.1, jan./jun. 20172525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2273/1907Quadros, Ana Luiza de Quadros Luiza deRodrigues, Adriana Araújo DutraLares, Carlos Alberto R.Martins, Dayse Carvalho da SilvaMoraes, Fernanda Antunes de AlmeidaFigueiredo, Fernando Henrique Silva deFerreira, Renata Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:49:27Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2273Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:49:27Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv 1 Química escolar: percepções e expectativas de Estudantes do ensino médio
title 1 Química escolar: percepções e expectativas de Estudantes do ensino médio
spellingShingle 1 Química escolar: percepções e expectativas de Estudantes do ensino médio
Quadros, Ana Luiza de Quadros Luiza de
Química; Ensino Médio; Engajamento; Ensejos.
title_short 1 Química escolar: percepções e expectativas de Estudantes do ensino médio
title_full 1 Química escolar: percepções e expectativas de Estudantes do ensino médio
title_fullStr 1 Química escolar: percepções e expectativas de Estudantes do ensino médio
title_full_unstemmed 1 Química escolar: percepções e expectativas de Estudantes do ensino médio
title_sort 1 Química escolar: percepções e expectativas de Estudantes do ensino médio
author Quadros, Ana Luiza de Quadros Luiza de
author_facet Quadros, Ana Luiza de Quadros Luiza de
Rodrigues, Adriana Araújo Dutra
Lares, Carlos Alberto R.
Martins, Dayse Carvalho da Silva
Moraes, Fernanda Antunes de Almeida
Figueiredo, Fernando Henrique Silva de
Ferreira, Renata Fonseca
author_role author
author2 Rodrigues, Adriana Araújo Dutra
Lares, Carlos Alberto R.
Martins, Dayse Carvalho da Silva
Moraes, Fernanda Antunes de Almeida
Figueiredo, Fernando Henrique Silva de
Ferreira, Renata Fonseca
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Ana Luiza de Quadros Luiza de
Rodrigues, Adriana Araújo Dutra
Lares, Carlos Alberto R.
Martins, Dayse Carvalho da Silva
Moraes, Fernanda Antunes de Almeida
Figueiredo, Fernando Henrique Silva de
Ferreira, Renata Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Química; Ensino Médio; Engajamento; Ensejos.
topic Química; Ensino Médio; Engajamento; Ensejos.
description Os jovens adolescentes que frequentam o Ensino Médio demonstram grande capacidade de engajamento em situações que lhes são atrativas: banda favorita, jogos eletrônicos, time de futebol etc. No entanto, muitos deles demonstram resistência no engajamento com os conteúdos químicos tratados nas escolas. Com o objetivo de entender o que envolve ou poderia envolver os estudantes nas aulas de Química e a percepção de cada um sobre a disciplina, desenvolvemos este trabalho. Aplicamos um instrumento de coleta de dados para quatro turmas de estudantes do Ensino Médio e, por meio da análise, percebemos que os estudantes têm desejos que são compatíveis com a aprendizagem em Química: querem participar mais, querem aulas diversificadas, entre outros desejos. É indicado que nós, professores, assumamos posturas mais voltadas aos anseios dos estudantes conjugando, com isso, a necessária aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2273
10.22481/rid.v2i1.2273
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2273
identifier_str_mv 10.22481/rid.v2i1.2273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2273/1907
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 2 n. 1 (2017): v.2, n.1, jan./jun. 2017
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187184324608