1 Química escolar: percepções e expectativas de Estudantes do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2273 |
Resumo: | Os jovens adolescentes que frequentam o Ensino Médio demonstram grande capacidade de engajamento em situações que lhes são atrativas: banda favorita, jogos eletrônicos, time de futebol etc. No entanto, muitos deles demonstram resistência no engajamento com os conteúdos químicos tratados nas escolas. Com o objetivo de entender o que envolve ou poderia envolver os estudantes nas aulas de Química e a percepção de cada um sobre a disciplina, desenvolvemos este trabalho. Aplicamos um instrumento de coleta de dados para quatro turmas de estudantes do Ensino Médio e, por meio da análise, percebemos que os estudantes têm desejos que são compatíveis com a aprendizagem em Química: querem participar mais, querem aulas diversificadas, entre outros desejos. É indicado que nós, professores, assumamos posturas mais voltadas aos anseios dos estudantes conjugando, com isso, a necessária aprendizagem. |
id |
UESB-8_e3a251bb7ea43825bb63132f1cc389f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2273 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
1 Química escolar: percepções e expectativas de Estudantes do ensino médioQuímica; Ensino Médio; Engajamento; Ensejos.Os jovens adolescentes que frequentam o Ensino Médio demonstram grande capacidade de engajamento em situações que lhes são atrativas: banda favorita, jogos eletrônicos, time de futebol etc. No entanto, muitos deles demonstram resistência no engajamento com os conteúdos químicos tratados nas escolas. Com o objetivo de entender o que envolve ou poderia envolver os estudantes nas aulas de Química e a percepção de cada um sobre a disciplina, desenvolvemos este trabalho. Aplicamos um instrumento de coleta de dados para quatro turmas de estudantes do Ensino Médio e, por meio da análise, percebemos que os estudantes têm desejos que são compatíveis com a aprendizagem em Química: querem participar mais, querem aulas diversificadas, entre outros desejos. É indicado que nós, professores, assumamos posturas mais voltadas aos anseios dos estudantes conjugando, com isso, a necessária aprendizagem.Edições UESB2017-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/227310.22481/rid.v2i1.2273Revista de Iniciação à Docência; v. 2 n. 1 (2017): v.2, n.1, jan./jun. 20172525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2273/1907Quadros, Ana Luiza de Quadros Luiza deRodrigues, Adriana Araújo DutraLares, Carlos Alberto R.Martins, Dayse Carvalho da SilvaMoraes, Fernanda Antunes de AlmeidaFigueiredo, Fernando Henrique Silva deFerreira, Renata Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:49:27Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2273Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:49:27Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
1 Química escolar: percepções e expectativas de Estudantes do ensino médio |
title |
1 Química escolar: percepções e expectativas de Estudantes do ensino médio |
spellingShingle |
1 Química escolar: percepções e expectativas de Estudantes do ensino médio Quadros, Ana Luiza de Quadros Luiza de Química; Ensino Médio; Engajamento; Ensejos. |
title_short |
1 Química escolar: percepções e expectativas de Estudantes do ensino médio |
title_full |
1 Química escolar: percepções e expectativas de Estudantes do ensino médio |
title_fullStr |
1 Química escolar: percepções e expectativas de Estudantes do ensino médio |
title_full_unstemmed |
1 Química escolar: percepções e expectativas de Estudantes do ensino médio |
title_sort |
1 Química escolar: percepções e expectativas de Estudantes do ensino médio |
author |
Quadros, Ana Luiza de Quadros Luiza de |
author_facet |
Quadros, Ana Luiza de Quadros Luiza de Rodrigues, Adriana Araújo Dutra Lares, Carlos Alberto R. Martins, Dayse Carvalho da Silva Moraes, Fernanda Antunes de Almeida Figueiredo, Fernando Henrique Silva de Ferreira, Renata Fonseca |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Adriana Araújo Dutra Lares, Carlos Alberto R. Martins, Dayse Carvalho da Silva Moraes, Fernanda Antunes de Almeida Figueiredo, Fernando Henrique Silva de Ferreira, Renata Fonseca |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quadros, Ana Luiza de Quadros Luiza de Rodrigues, Adriana Araújo Dutra Lares, Carlos Alberto R. Martins, Dayse Carvalho da Silva Moraes, Fernanda Antunes de Almeida Figueiredo, Fernando Henrique Silva de Ferreira, Renata Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química; Ensino Médio; Engajamento; Ensejos. |
topic |
Química; Ensino Médio; Engajamento; Ensejos. |
description |
Os jovens adolescentes que frequentam o Ensino Médio demonstram grande capacidade de engajamento em situações que lhes são atrativas: banda favorita, jogos eletrônicos, time de futebol etc. No entanto, muitos deles demonstram resistência no engajamento com os conteúdos químicos tratados nas escolas. Com o objetivo de entender o que envolve ou poderia envolver os estudantes nas aulas de Química e a percepção de cada um sobre a disciplina, desenvolvemos este trabalho. Aplicamos um instrumento de coleta de dados para quatro turmas de estudantes do Ensino Médio e, por meio da análise, percebemos que os estudantes têm desejos que são compatíveis com a aprendizagem em Química: querem participar mais, querem aulas diversificadas, entre outros desejos. É indicado que nós, professores, assumamos posturas mais voltadas aos anseios dos estudantes conjugando, com isso, a necessária aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2273 10.22481/rid.v2i1.2273 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2273 |
identifier_str_mv |
10.22481/rid.v2i1.2273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2273/1907 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 2 n. 1 (2017): v.2, n.1, jan./jun. 2017 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798187184324608 |