A importância da leitura, da escrita e da oralidade no plano de aula de FLE: contribuições para a formação inicial e o letramento docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12575 |
Resumo: | Através deste ensaio teórico, promovemos uma reflexão acerca do fazer docente do professor de Francês Língua Estrangeira (FLE), enfocando a formação inicial e o letramento docente, propondo um modelo de plano de aula ajustável aos variados temas ministrados na sala de aula da Educação Básica destacando oralidade, leitura e escrita. Baseando-se na experiência com a formação inicial do professor, concentramos esforços na importância da elaboração dos planos de aula, identificando o lugar da leitura, da escrita e da oralidade, focando no processo de ensino e aprendizagem da língua francesa e, portanto, tratando do plano de aula, sua relevância e composição, visando a sala de aula e a prática docente de FLE. Desenvolvemos uma pesquisa de caráter etnográfico, uma vez que nos respaldamos em nossa prática de ensino em estágio supervisionado, observando os planos de aula e verificando a necessidade de melhor direcionar os estudantes, referenciando-nos em Anecleto e Miranda (2016), Libâneo (2006), Reichmann (2012), Vian Jr. e Rojo (2020), dentre outros. Sendo assim, verificamos que podemos adaptar o plano de aula às particularidades de cada turma, ampliar, refletir e problematizar as possibilidades de elaboração do plano e, deste modo, contribuir para a formação inicial e continuada do docente de FLE. |
id |
UESB-8_e425ba12c041524bd25ca37429ea6072 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12575 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da leitura, da escrita e da oralidade no plano de aula de FLE: contribuições para a formação inicial e o letramento docenteThe importance of reading, writing and orality in the FLE class plan: contributions to initial training and teacher literacyEnsino de FrancêsLíngua EstrangeiraOralidadeLetramento docenteFormação inicialPlano de aulaTeaching FrenchForeign LanguageOralityTeaching literacyInitial formationClass planAtravés deste ensaio teórico, promovemos uma reflexão acerca do fazer docente do professor de Francês Língua Estrangeira (FLE), enfocando a formação inicial e o letramento docente, propondo um modelo de plano de aula ajustável aos variados temas ministrados na sala de aula da Educação Básica destacando oralidade, leitura e escrita. Baseando-se na experiência com a formação inicial do professor, concentramos esforços na importância da elaboração dos planos de aula, identificando o lugar da leitura, da escrita e da oralidade, focando no processo de ensino e aprendizagem da língua francesa e, portanto, tratando do plano de aula, sua relevância e composição, visando a sala de aula e a prática docente de FLE. Desenvolvemos uma pesquisa de caráter etnográfico, uma vez que nos respaldamos em nossa prática de ensino em estágio supervisionado, observando os planos de aula e verificando a necessidade de melhor direcionar os estudantes, referenciando-nos em Anecleto e Miranda (2016), Libâneo (2006), Reichmann (2012), Vian Jr. e Rojo (2020), dentre outros. Sendo assim, verificamos que podemos adaptar o plano de aula às particularidades de cada turma, ampliar, refletir e problematizar as possibilidades de elaboração do plano e, deste modo, contribuir para a formação inicial e continuada do docente de FLE.Through this theoretical essay, we promote a reflection on the teaching of the teacher of French as a Foreign Language (FLE), focusing on initial training and teacher literacy, proposing a model of class plan adjustable to the various themes taught in the classroom of Basic Education highlighting orality, reading and writing. Based on the experience with the initial training of the teacher, we concentrate efforts on the importance of the elaboration of class plans, identifying the place of reading, writing and orality, focusing on the process of teaching and learning the French language and, therefore, dealing with the class plan, its importance and composition, aiming at the classroom and the teaching practice of FLE. We developed an ethnographic research, since we supported ourselves in our teaching practice in supervised internship, observing the class plans and verifying the need to better direct the students, referencing ourselves in Anecleto, Miranda, Libâneo, Reichmann, Vian Jr., Rojo, among others. Thus, we verified that we can adapt the class plan to the particularities of each class, expand, reflect and problematize the possibilities of elaboration of the plan and, in this way, contribute to the initial and continued training of the FLE teacher.Edições UESB2023-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1257510.22481/riduesb.v8i1.12575Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e12575, 1-192525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12575/8044Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Priscilla Barbosa de OliveiraSantana, Liviane Gomes AtaídeSantana, Ady Sá Teles2023-06-05T14:43:54Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12575Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2023-06-05T14:43:54Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da leitura, da escrita e da oralidade no plano de aula de FLE: contribuições para a formação inicial e o letramento docente The importance of reading, writing and orality in the FLE class plan: contributions to initial training and teacher literacy |
title |
A importância da leitura, da escrita e da oralidade no plano de aula de FLE: contribuições para a formação inicial e o letramento docente |
spellingShingle |
A importância da leitura, da escrita e da oralidade no plano de aula de FLE: contribuições para a formação inicial e o letramento docente Melo, Priscilla Barbosa de Oliveira Ensino de Francês Língua Estrangeira Oralidade Letramento docente Formação inicial Plano de aula Teaching French Foreign Language Orality Teaching literacy Initial formation Class plan |
title_short |
A importância da leitura, da escrita e da oralidade no plano de aula de FLE: contribuições para a formação inicial e o letramento docente |
title_full |
A importância da leitura, da escrita e da oralidade no plano de aula de FLE: contribuições para a formação inicial e o letramento docente |
title_fullStr |
A importância da leitura, da escrita e da oralidade no plano de aula de FLE: contribuições para a formação inicial e o letramento docente |
title_full_unstemmed |
A importância da leitura, da escrita e da oralidade no plano de aula de FLE: contribuições para a formação inicial e o letramento docente |
title_sort |
A importância da leitura, da escrita e da oralidade no plano de aula de FLE: contribuições para a formação inicial e o letramento docente |
author |
Melo, Priscilla Barbosa de Oliveira |
author_facet |
Melo, Priscilla Barbosa de Oliveira Santana, Liviane Gomes Ataíde Santana, Ady Sá Teles |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Liviane Gomes Ataíde Santana, Ady Sá Teles |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Priscilla Barbosa de Oliveira Santana, Liviane Gomes Ataíde Santana, Ady Sá Teles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Francês Língua Estrangeira Oralidade Letramento docente Formação inicial Plano de aula Teaching French Foreign Language Orality Teaching literacy Initial formation Class plan |
topic |
Ensino de Francês Língua Estrangeira Oralidade Letramento docente Formação inicial Plano de aula Teaching French Foreign Language Orality Teaching literacy Initial formation Class plan |
description |
Através deste ensaio teórico, promovemos uma reflexão acerca do fazer docente do professor de Francês Língua Estrangeira (FLE), enfocando a formação inicial e o letramento docente, propondo um modelo de plano de aula ajustável aos variados temas ministrados na sala de aula da Educação Básica destacando oralidade, leitura e escrita. Baseando-se na experiência com a formação inicial do professor, concentramos esforços na importância da elaboração dos planos de aula, identificando o lugar da leitura, da escrita e da oralidade, focando no processo de ensino e aprendizagem da língua francesa e, portanto, tratando do plano de aula, sua relevância e composição, visando a sala de aula e a prática docente de FLE. Desenvolvemos uma pesquisa de caráter etnográfico, uma vez que nos respaldamos em nossa prática de ensino em estágio supervisionado, observando os planos de aula e verificando a necessidade de melhor direcionar os estudantes, referenciando-nos em Anecleto e Miranda (2016), Libâneo (2006), Reichmann (2012), Vian Jr. e Rojo (2020), dentre outros. Sendo assim, verificamos que podemos adaptar o plano de aula às particularidades de cada turma, ampliar, refletir e problematizar as possibilidades de elaboração do plano e, deste modo, contribuir para a formação inicial e continuada do docente de FLE. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12575 10.22481/riduesb.v8i1.12575 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12575 |
identifier_str_mv |
10.22481/riduesb.v8i1.12575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12575/8044 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e12575, 1-19 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798188365021184 |