A importância da leitura, da escrita e da oralidade no plano de aula de FLE: contribuições para a formação inicial e o letramento docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Priscilla Barbosa de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santana, Liviane Gomes Ataíde, Santana, Ady Sá Teles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12575
Resumo: Através deste ensaio teórico, promovemos uma reflexão acerca do fazer docente do professor de Francês Língua Estrangeira (FLE), enfocando a formação inicial e o letramento docente, propondo um modelo de plano de aula ajustável aos variados temas ministrados na sala de aula da Educação Básica destacando oralidade, leitura e escrita. Baseando-se na experiência com a formação inicial do professor, concentramos esforços na importância da elaboração dos planos de aula, identificando o lugar da leitura, da escrita e da oralidade, focando no processo de ensino e aprendizagem da língua francesa e, portanto, tratando do plano de aula, sua relevância e composição, visando a sala de aula e a prática docente de FLE.  Desenvolvemos uma pesquisa de caráter etnográfico, uma vez que nos respaldamos em nossa prática de ensino em estágio supervisionado, observando os planos de aula e verificando a necessidade de melhor direcionar os estudantes, referenciando-nos em Anecleto e Miranda (2016), Libâneo (2006), Reichmann (2012), Vian Jr. e Rojo (2020), dentre outros. Sendo assim, verificamos que podemos adaptar o plano de aula às particularidades de cada turma, ampliar, refletir e problematizar as possibilidades de elaboração do plano e, deste modo, contribuir para a formação inicial e continuada do docente de FLE.
id UESB-8_e425ba12c041524bd25ca37429ea6072
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12575
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling A importância da leitura, da escrita e da oralidade no plano de aula de FLE: contribuições para a formação inicial e o letramento docenteThe importance of reading, writing and orality in the FLE class plan: contributions to initial training and teacher literacyEnsino de FrancêsLíngua EstrangeiraOralidadeLetramento docenteFormação inicialPlano de aulaTeaching FrenchForeign LanguageOralityTeaching literacyInitial formationClass planAtravés deste ensaio teórico, promovemos uma reflexão acerca do fazer docente do professor de Francês Língua Estrangeira (FLE), enfocando a formação inicial e o letramento docente, propondo um modelo de plano de aula ajustável aos variados temas ministrados na sala de aula da Educação Básica destacando oralidade, leitura e escrita. Baseando-se na experiência com a formação inicial do professor, concentramos esforços na importância da elaboração dos planos de aula, identificando o lugar da leitura, da escrita e da oralidade, focando no processo de ensino e aprendizagem da língua francesa e, portanto, tratando do plano de aula, sua relevância e composição, visando a sala de aula e a prática docente de FLE.  Desenvolvemos uma pesquisa de caráter etnográfico, uma vez que nos respaldamos em nossa prática de ensino em estágio supervisionado, observando os planos de aula e verificando a necessidade de melhor direcionar os estudantes, referenciando-nos em Anecleto e Miranda (2016), Libâneo (2006), Reichmann (2012), Vian Jr. e Rojo (2020), dentre outros. Sendo assim, verificamos que podemos adaptar o plano de aula às particularidades de cada turma, ampliar, refletir e problematizar as possibilidades de elaboração do plano e, deste modo, contribuir para a formação inicial e continuada do docente de FLE.Through this theoretical essay, we promote a reflection on the teaching of the teacher of French as a Foreign Language (FLE), focusing on initial training and teacher literacy, proposing a model of class plan adjustable to the various themes taught in the classroom of Basic Education highlighting orality, reading and writing. Based on the experience with the initial training of the teacher, we concentrate efforts on the importance of the elaboration of class plans, identifying the place of reading, writing and orality, focusing on the process of teaching and learning the French language and, therefore, dealing with the class plan, its importance and composition, aiming at the classroom and the teaching practice of FLE. We developed an ethnographic research, since we supported ourselves in our teaching practice in supervised internship, observing the class plans and verifying the need to better direct the students, referencing ourselves in Anecleto, Miranda, Libâneo, Reichmann, Vian Jr., Rojo, among others. Thus, we verified that we can adapt the class plan to the particularities of each class, expand, reflect and problematize the possibilities of elaboration of the plan and, in this way, contribute to the initial and continued training of the FLE teacher.Edições UESB2023-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1257510.22481/riduesb.v8i1.12575Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e12575, 1-192525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12575/8044Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Priscilla Barbosa de OliveiraSantana, Liviane Gomes AtaídeSantana, Ady Sá Teles2023-06-05T14:43:54Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12575Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2023-06-05T14:43:54Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da leitura, da escrita e da oralidade no plano de aula de FLE: contribuições para a formação inicial e o letramento docente
The importance of reading, writing and orality in the FLE class plan: contributions to initial training and teacher literacy
title A importância da leitura, da escrita e da oralidade no plano de aula de FLE: contribuições para a formação inicial e o letramento docente
spellingShingle A importância da leitura, da escrita e da oralidade no plano de aula de FLE: contribuições para a formação inicial e o letramento docente
Melo, Priscilla Barbosa de Oliveira
Ensino de Francês
Língua Estrangeira
Oralidade
Letramento docente
Formação inicial
Plano de aula
Teaching French
Foreign Language
Orality
Teaching literacy
Initial formation
Class plan
title_short A importância da leitura, da escrita e da oralidade no plano de aula de FLE: contribuições para a formação inicial e o letramento docente
title_full A importância da leitura, da escrita e da oralidade no plano de aula de FLE: contribuições para a formação inicial e o letramento docente
title_fullStr A importância da leitura, da escrita e da oralidade no plano de aula de FLE: contribuições para a formação inicial e o letramento docente
title_full_unstemmed A importância da leitura, da escrita e da oralidade no plano de aula de FLE: contribuições para a formação inicial e o letramento docente
title_sort A importância da leitura, da escrita e da oralidade no plano de aula de FLE: contribuições para a formação inicial e o letramento docente
author Melo, Priscilla Barbosa de Oliveira
author_facet Melo, Priscilla Barbosa de Oliveira
Santana, Liviane Gomes Ataíde
Santana, Ady Sá Teles
author_role author
author2 Santana, Liviane Gomes Ataíde
Santana, Ady Sá Teles
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Priscilla Barbosa de Oliveira
Santana, Liviane Gomes Ataíde
Santana, Ady Sá Teles
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Francês
Língua Estrangeira
Oralidade
Letramento docente
Formação inicial
Plano de aula
Teaching French
Foreign Language
Orality
Teaching literacy
Initial formation
Class plan
topic Ensino de Francês
Língua Estrangeira
Oralidade
Letramento docente
Formação inicial
Plano de aula
Teaching French
Foreign Language
Orality
Teaching literacy
Initial formation
Class plan
description Através deste ensaio teórico, promovemos uma reflexão acerca do fazer docente do professor de Francês Língua Estrangeira (FLE), enfocando a formação inicial e o letramento docente, propondo um modelo de plano de aula ajustável aos variados temas ministrados na sala de aula da Educação Básica destacando oralidade, leitura e escrita. Baseando-se na experiência com a formação inicial do professor, concentramos esforços na importância da elaboração dos planos de aula, identificando o lugar da leitura, da escrita e da oralidade, focando no processo de ensino e aprendizagem da língua francesa e, portanto, tratando do plano de aula, sua relevância e composição, visando a sala de aula e a prática docente de FLE.  Desenvolvemos uma pesquisa de caráter etnográfico, uma vez que nos respaldamos em nossa prática de ensino em estágio supervisionado, observando os planos de aula e verificando a necessidade de melhor direcionar os estudantes, referenciando-nos em Anecleto e Miranda (2016), Libâneo (2006), Reichmann (2012), Vian Jr. e Rojo (2020), dentre outros. Sendo assim, verificamos que podemos adaptar o plano de aula às particularidades de cada turma, ampliar, refletir e problematizar as possibilidades de elaboração do plano e, deste modo, contribuir para a formação inicial e continuada do docente de FLE.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12575
10.22481/riduesb.v8i1.12575
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12575
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v8i1.12575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12575/8044
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e12575, 1-19
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188365021184