A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Maria Camila
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Freitas, Herikson Araújo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8935
Resumo: Este estudo analisa, sob a perspectiva dos envolvidos com a monitoria acadêmica (monitores e orientadores), o significado atribuído a este instrumento de formação no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFCE/Campus Acaraú. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, classificada como descritiva e de levantamento. O cenário foi o IFCE/Campus Acaraú e os sujeitos os ex-monitores de disciplinas constantes da matriz curricular do referido curso e seus respectivos orientadores. Para a obtenção dos dados, foi utilizado o questionário como técnica de coleta, aplicado nos meses de agosto e setembro de 2019. Os resultados apontaram para o reconhecimento, da parte dos sujeitos, de que a monitoria acadêmica tem reflexos significativos no processo de ensino-aprendizagem, caracterizando-a como um suporte ao trabalho pedagógico, através do desenvolvimento de atividades que contribuem no aprendizado dos alunos. No entanto, para o alcance máximo do seu potencial formativo, lacunas precisam ser sanadas, em se tratando de experiências desenvolvidas no campo da formação inicial.
id UESB-8_f50ded9d56593df806c0e58c87c3fd58
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8935
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicasAcademic tutoringin the process of theoretical-practical training in teacher training on biological sciencesIniciação à DocênciaEnsino e AprendizagemFormação InicialBiologiaInitiation to Teaching, Teaching and learning, Initial Formation in Biology.Este estudo analisa, sob a perspectiva dos envolvidos com a monitoria acadêmica (monitores e orientadores), o significado atribuído a este instrumento de formação no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFCE/Campus Acaraú. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, classificada como descritiva e de levantamento. O cenário foi o IFCE/Campus Acaraú e os sujeitos os ex-monitores de disciplinas constantes da matriz curricular do referido curso e seus respectivos orientadores. Para a obtenção dos dados, foi utilizado o questionário como técnica de coleta, aplicado nos meses de agosto e setembro de 2019. Os resultados apontaram para o reconhecimento, da parte dos sujeitos, de que a monitoria acadêmica tem reflexos significativos no processo de ensino-aprendizagem, caracterizando-a como um suporte ao trabalho pedagógico, através do desenvolvimento de atividades que contribuem no aprendizado dos alunos. No entanto, para o alcance máximo do seu potencial formativo, lacunas precisam ser sanadas, em se tratando de experiências desenvolvidas no campo da formação inicial.This study analyze from the perspective of those involved with academic monitoring (monitors and advisors) the meaning attributed to this training instrument in the Biological Sciences Degree Course at IFCE/Campus Acaraú. This is a qualitative approach research, classification as descriptive and survey. The scenario was the IFCE/Campus Acaraú and the subjects were the ex-monitors of subjects included in the curricular matrix of that course and their respective supervisors. To obtain the data, the questionnaire was used as a collection technique, applied in the months of August and September 2019. The results pointed to the recognition, on the part of the subjects, that the academic monitoring has significant reflexes in the teaching-learning process, characterizing itas a support for pedagogical work, through the development of activities that contribute to student learning. Nonetheless, for the maximum reach of its formative potential, gaps need to be solved, in terms of developed experiences in the field of initial training.  Edições UESB2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/893510.22481/riduesb.v6i2.8935Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 155-1702525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8935/6435Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Maria CamilaFreitas, Herikson Araújo de2021-12-25T21:22:51Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8935Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-12-25T21:22:51Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicas
Academic tutoringin the process of theoretical-practical training in teacher training on biological sciences
title A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicas
spellingShingle A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicas
Braga, Maria Camila
Iniciação à Docência
Ensino e Aprendizagem
Formação Inicial
Biologia
Initiation to Teaching, Teaching and learning, Initial Formation in Biology.
title_short A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicas
title_full A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicas
title_fullStr A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicas
title_full_unstemmed A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicas
title_sort A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicas
author Braga, Maria Camila
author_facet Braga, Maria Camila
Freitas, Herikson Araújo de
author_role author
author2 Freitas, Herikson Araújo de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Maria Camila
Freitas, Herikson Araújo de
dc.subject.por.fl_str_mv Iniciação à Docência
Ensino e Aprendizagem
Formação Inicial
Biologia
Initiation to Teaching, Teaching and learning, Initial Formation in Biology.
topic Iniciação à Docência
Ensino e Aprendizagem
Formação Inicial
Biologia
Initiation to Teaching, Teaching and learning, Initial Formation in Biology.
description Este estudo analisa, sob a perspectiva dos envolvidos com a monitoria acadêmica (monitores e orientadores), o significado atribuído a este instrumento de formação no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFCE/Campus Acaraú. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, classificada como descritiva e de levantamento. O cenário foi o IFCE/Campus Acaraú e os sujeitos os ex-monitores de disciplinas constantes da matriz curricular do referido curso e seus respectivos orientadores. Para a obtenção dos dados, foi utilizado o questionário como técnica de coleta, aplicado nos meses de agosto e setembro de 2019. Os resultados apontaram para o reconhecimento, da parte dos sujeitos, de que a monitoria acadêmica tem reflexos significativos no processo de ensino-aprendizagem, caracterizando-a como um suporte ao trabalho pedagógico, através do desenvolvimento de atividades que contribuem no aprendizado dos alunos. No entanto, para o alcance máximo do seu potencial formativo, lacunas precisam ser sanadas, em se tratando de experiências desenvolvidas no campo da formação inicial.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8935
10.22481/riduesb.v6i2.8935
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8935
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v6i2.8935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8935/6435
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 155-170
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188029476864