Carne é Friboi? Análise discursiva de uma campanha publicitária no Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thurow, Ane Cristina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cazarin, Ercília Ana, Schneider, Jeferson da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1696
Resumo: As campanhas publicitárias movimentam saberes que são reproduzidos pelo sujeito ao utilizar a linguagem. Este sujeito, atravessado pela ideologia, indica sua posição frente ao dizer, deixando rastros das possíveis relações de forças que se estabelecem a partir da publicidade. Neste estudo, buscamos analisar discursivamente, à luz da Análise de Discurso de filiação pecheuxtiana, os efeitos de sentido produzidos a partir da imagem e de dois enunciados presentes na publicidade da empresa Friboi: “O açougue tem Friboi?” e “Então você pode confiar”. Para a análise, consideramos algumas noções primordiais para a interpretação como: discurso, sujeito, formação discursiva e condições de produção. Com este trabalho, esperamos evidenciar, por meio das condições de produção, os prováveis efeitos de sentido produzidos em diferentes formações discursivas configuradas.
id UESC-1_e0ba69aa692783e170a2cb9238e5ad6e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1696
network_acronym_str UESC-1
network_name_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository_id_str
spelling Carne é Friboi? Análise discursiva de uma campanha publicitária no FacebookAs campanhas publicitárias movimentam saberes que são reproduzidos pelo sujeito ao utilizar a linguagem. Este sujeito, atravessado pela ideologia, indica sua posição frente ao dizer, deixando rastros das possíveis relações de forças que se estabelecem a partir da publicidade. Neste estudo, buscamos analisar discursivamente, à luz da Análise de Discurso de filiação pecheuxtiana, os efeitos de sentido produzidos a partir da imagem e de dois enunciados presentes na publicidade da empresa Friboi: “O açougue tem Friboi?” e “Então você pode confiar”. Para a análise, consideramos algumas noções primordiais para a interpretação como: discurso, sujeito, formação discursiva e condições de produção. Com este trabalho, esperamos evidenciar, por meio das condições de produção, os prováveis efeitos de sentido produzidos em diferentes formações discursivas configuradas.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/169610.17648/eidea-14-1696Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 14, jul/dez.2017; 35-51Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 14, jul/dez.2017; 35-512237-6984reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1696/1372Thurow, Ane CristinaCazarin, Ercília AnaSchneider, Jeferson da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T14:00:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1696Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2024-05-17T13:38:02.099077EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Carne é Friboi? Análise discursiva de uma campanha publicitária no Facebook
title Carne é Friboi? Análise discursiva de uma campanha publicitária no Facebook
spellingShingle Carne é Friboi? Análise discursiva de uma campanha publicitária no Facebook
Thurow, Ane Cristina
title_short Carne é Friboi? Análise discursiva de uma campanha publicitária no Facebook
title_full Carne é Friboi? Análise discursiva de uma campanha publicitária no Facebook
title_fullStr Carne é Friboi? Análise discursiva de uma campanha publicitária no Facebook
title_full_unstemmed Carne é Friboi? Análise discursiva de uma campanha publicitária no Facebook
title_sort Carne é Friboi? Análise discursiva de uma campanha publicitária no Facebook
author Thurow, Ane Cristina
author_facet Thurow, Ane Cristina
Cazarin, Ercília Ana
Schneider, Jeferson da Silva
author_role author
author2 Cazarin, Ercília Ana
Schneider, Jeferson da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thurow, Ane Cristina
Cazarin, Ercília Ana
Schneider, Jeferson da Silva
description As campanhas publicitárias movimentam saberes que são reproduzidos pelo sujeito ao utilizar a linguagem. Este sujeito, atravessado pela ideologia, indica sua posição frente ao dizer, deixando rastros das possíveis relações de forças que se estabelecem a partir da publicidade. Neste estudo, buscamos analisar discursivamente, à luz da Análise de Discurso de filiação pecheuxtiana, os efeitos de sentido produzidos a partir da imagem e de dois enunciados presentes na publicidade da empresa Friboi: “O açougue tem Friboi?” e “Então você pode confiar”. Para a análise, consideramos algumas noções primordiais para a interpretação como: discurso, sujeito, formação discursiva e condições de produção. Com este trabalho, esperamos evidenciar, por meio das condições de produção, os prováveis efeitos de sentido produzidos em diferentes formações discursivas configuradas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1696
10.17648/eidea-14-1696
url http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1696
identifier_str_mv 10.17648/eidea-14-1696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1696/1372
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 14, jul/dez.2017; 35-51
Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 14, jul/dez.2017; 35-51
2237-6984
reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
collection EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository.name.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com
_version_ 1799319037091512320