Carne é Friboi? Análise discursiva de uma campanha publicitária no Facebook
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1696 |
Resumo: | As campanhas publicitárias movimentam saberes que são reproduzidos pelo sujeito ao utilizar a linguagem. Este sujeito, atravessado pela ideologia, indica sua posição frente ao dizer, deixando rastros das possíveis relações de forças que se estabelecem a partir da publicidade. Neste estudo, buscamos analisar discursivamente, à luz da Análise de Discurso de filiação pecheuxtiana, os efeitos de sentido produzidos a partir da imagem e de dois enunciados presentes na publicidade da empresa Friboi: “O açougue tem Friboi?” e “Então você pode confiar”. Para a análise, consideramos algumas noções primordiais para a interpretação como: discurso, sujeito, formação discursiva e condições de produção. Com este trabalho, esperamos evidenciar, por meio das condições de produção, os prováveis efeitos de sentido produzidos em diferentes formações discursivas configuradas. |
id |
UESC-1_e0ba69aa692783e170a2cb9238e5ad6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1696 |
network_acronym_str |
UESC-1 |
network_name_str |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
repository_id_str |
|
spelling |
Carne é Friboi? Análise discursiva de uma campanha publicitária no FacebookAs campanhas publicitárias movimentam saberes que são reproduzidos pelo sujeito ao utilizar a linguagem. Este sujeito, atravessado pela ideologia, indica sua posição frente ao dizer, deixando rastros das possíveis relações de forças que se estabelecem a partir da publicidade. Neste estudo, buscamos analisar discursivamente, à luz da Análise de Discurso de filiação pecheuxtiana, os efeitos de sentido produzidos a partir da imagem e de dois enunciados presentes na publicidade da empresa Friboi: “O açougue tem Friboi?” e “Então você pode confiar”. Para a análise, consideramos algumas noções primordiais para a interpretação como: discurso, sujeito, formação discursiva e condições de produção. Com este trabalho, esperamos evidenciar, por meio das condições de produção, os prováveis efeitos de sentido produzidos em diferentes formações discursivas configuradas.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/169610.17648/eidea-14-1696Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 14, jul/dez.2017; 35-51Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 14, jul/dez.2017; 35-512237-6984reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1696/1372Thurow, Ane CristinaCazarin, Ercília AnaSchneider, Jeferson da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T14:00:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1696Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2024-05-17T13:38:02.099077EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Carne é Friboi? Análise discursiva de uma campanha publicitária no Facebook |
title |
Carne é Friboi? Análise discursiva de uma campanha publicitária no Facebook |
spellingShingle |
Carne é Friboi? Análise discursiva de uma campanha publicitária no Facebook Thurow, Ane Cristina |
title_short |
Carne é Friboi? Análise discursiva de uma campanha publicitária no Facebook |
title_full |
Carne é Friboi? Análise discursiva de uma campanha publicitária no Facebook |
title_fullStr |
Carne é Friboi? Análise discursiva de uma campanha publicitária no Facebook |
title_full_unstemmed |
Carne é Friboi? Análise discursiva de uma campanha publicitária no Facebook |
title_sort |
Carne é Friboi? Análise discursiva de uma campanha publicitária no Facebook |
author |
Thurow, Ane Cristina |
author_facet |
Thurow, Ane Cristina Cazarin, Ercília Ana Schneider, Jeferson da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Cazarin, Ercília Ana Schneider, Jeferson da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thurow, Ane Cristina Cazarin, Ercília Ana Schneider, Jeferson da Silva |
description |
As campanhas publicitárias movimentam saberes que são reproduzidos pelo sujeito ao utilizar a linguagem. Este sujeito, atravessado pela ideologia, indica sua posição frente ao dizer, deixando rastros das possíveis relações de forças que se estabelecem a partir da publicidade. Neste estudo, buscamos analisar discursivamente, à luz da Análise de Discurso de filiação pecheuxtiana, os efeitos de sentido produzidos a partir da imagem e de dois enunciados presentes na publicidade da empresa Friboi: “O açougue tem Friboi?” e “Então você pode confiar”. Para a análise, consideramos algumas noções primordiais para a interpretação como: discurso, sujeito, formação discursiva e condições de produção. Com este trabalho, esperamos evidenciar, por meio das condições de produção, os prováveis efeitos de sentido produzidos em diferentes formações discursivas configuradas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1696 10.17648/eidea-14-1696 |
url |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1696 |
identifier_str_mv |
10.17648/eidea-14-1696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1696/1372 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
publisher.none.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 14, jul/dez.2017; 35-51 Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 14, jul/dez.2017; 35-51 2237-6984 reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) instacron:UESC |
instname_str |
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
instacron_str |
UESC |
institution |
UESC |
reponame_str |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
collection |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
repository.name.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com |
_version_ |
1799319037091512320 |