REVENUE MANAGEMENT: ESTUDO DE CASO DO GERENCIAMENTO DE RECEITAS EM UMA REDE HOTELEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Cultura e Turismo |
Texto Completo: | https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/339 |
Resumo: | O presente estudo de caso tem como objetivo demonstrar a maximização de resultados de uma rede hoteleira internacional aplicando uma técnica de gestão denominada yield /revenue management ou gerenciamento de receitas. A pesquisa expõe o conceito e ferramentas de revenue management, apontando a análise do cenário econômico, os conceitos de marketing, a importância da criteriosa segmentação de mercado e o estudo da previsão de demanda como requisitos fundamentais e imprescindíveis na aplicação da referida técnica de gestão. O artigo apresenta juntamente os stakeholders do processo, assim como os indicadores de desempenho fundamentais para a mensuração da técnica de gestão, demonstrando os resultados obtidos por uma rede hoteleira após a implantação dos processos de gerenciamento de receitas por meio de um comparativo de desempenho. A presente pesquisa apresenta abordagem metodológica qualitativa sendo adotado o estudo de caso como coleta de dados e unidade de análise referente a uma rede hoteleira internacional. A pesquisa evidencia o aumento de receita após a aplicação dos conceitos e técnicas de revenue management. Como resultado, a empresa alcançou não apenas um acréscimo significativo em seu faturamento de hospedagem, como propiciou mudança na cultura e crescimento sustentável da organização. |
id |
UESC-2_8545697a1c7bfae5239feee033eb7a03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/339 |
network_acronym_str |
UESC-2 |
network_name_str |
Revista de Cultura e Turismo |
repository_id_str |
|
spelling |
REVENUE MANAGEMENT: ESTUDO DE CASO DO GERENCIAMENTO DE RECEITAS EM UMA REDE HOTELEIRAO presente estudo de caso tem como objetivo demonstrar a maximização de resultados de uma rede hoteleira internacional aplicando uma técnica de gestão denominada yield /revenue management ou gerenciamento de receitas. A pesquisa expõe o conceito e ferramentas de revenue management, apontando a análise do cenário econômico, os conceitos de marketing, a importância da criteriosa segmentação de mercado e o estudo da previsão de demanda como requisitos fundamentais e imprescindíveis na aplicação da referida técnica de gestão. O artigo apresenta juntamente os stakeholders do processo, assim como os indicadores de desempenho fundamentais para a mensuração da técnica de gestão, demonstrando os resultados obtidos por uma rede hoteleira após a implantação dos processos de gerenciamento de receitas por meio de um comparativo de desempenho. A presente pesquisa apresenta abordagem metodológica qualitativa sendo adotado o estudo de caso como coleta de dados e unidade de análise referente a uma rede hoteleira internacional. A pesquisa evidencia o aumento de receita após a aplicação dos conceitos e técnicas de revenue management. Como resultado, a empresa alcançou não apenas um acréscimo significativo em seu faturamento de hospedagem, como propiciou mudança na cultura e crescimento sustentável da organização.Editus2015-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/339CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 8 n. 1 (2014); 119 - 1391982-5838reponame:Revista de Cultura e Turismoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/339/346Fiuza Parolin, Carolinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-20T18:55:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/339Revistahttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/PUBhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/oaieditus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com1982-58381982-5838opendoar:2015-07-20T18:55:09Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REVENUE MANAGEMENT: ESTUDO DE CASO DO GERENCIAMENTO DE RECEITAS EM UMA REDE HOTELEIRA |
title |
REVENUE MANAGEMENT: ESTUDO DE CASO DO GERENCIAMENTO DE RECEITAS EM UMA REDE HOTELEIRA |
spellingShingle |
REVENUE MANAGEMENT: ESTUDO DE CASO DO GERENCIAMENTO DE RECEITAS EM UMA REDE HOTELEIRA Fiuza Parolin, Carolina |
title_short |
REVENUE MANAGEMENT: ESTUDO DE CASO DO GERENCIAMENTO DE RECEITAS EM UMA REDE HOTELEIRA |
title_full |
REVENUE MANAGEMENT: ESTUDO DE CASO DO GERENCIAMENTO DE RECEITAS EM UMA REDE HOTELEIRA |
title_fullStr |
REVENUE MANAGEMENT: ESTUDO DE CASO DO GERENCIAMENTO DE RECEITAS EM UMA REDE HOTELEIRA |
title_full_unstemmed |
REVENUE MANAGEMENT: ESTUDO DE CASO DO GERENCIAMENTO DE RECEITAS EM UMA REDE HOTELEIRA |
title_sort |
REVENUE MANAGEMENT: ESTUDO DE CASO DO GERENCIAMENTO DE RECEITAS EM UMA REDE HOTELEIRA |
author |
Fiuza Parolin, Carolina |
author_facet |
Fiuza Parolin, Carolina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fiuza Parolin, Carolina |
description |
O presente estudo de caso tem como objetivo demonstrar a maximização de resultados de uma rede hoteleira internacional aplicando uma técnica de gestão denominada yield /revenue management ou gerenciamento de receitas. A pesquisa expõe o conceito e ferramentas de revenue management, apontando a análise do cenário econômico, os conceitos de marketing, a importância da criteriosa segmentação de mercado e o estudo da previsão de demanda como requisitos fundamentais e imprescindíveis na aplicação da referida técnica de gestão. O artigo apresenta juntamente os stakeholders do processo, assim como os indicadores de desempenho fundamentais para a mensuração da técnica de gestão, demonstrando os resultados obtidos por uma rede hoteleira após a implantação dos processos de gerenciamento de receitas por meio de um comparativo de desempenho. A presente pesquisa apresenta abordagem metodológica qualitativa sendo adotado o estudo de caso como coleta de dados e unidade de análise referente a uma rede hoteleira internacional. A pesquisa evidencia o aumento de receita após a aplicação dos conceitos e técnicas de revenue management. Como resultado, a empresa alcançou não apenas um acréscimo significativo em seu faturamento de hospedagem, como propiciou mudança na cultura e crescimento sustentável da organização. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/339 |
url |
https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/339/346 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editus |
publisher.none.fl_str_mv |
Editus |
dc.source.none.fl_str_mv |
CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 8 n. 1 (2014); 119 - 139 1982-5838 reponame:Revista de Cultura e Turismo instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) instacron:UESC |
instname_str |
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
instacron_str |
UESC |
institution |
UESC |
reponame_str |
Revista de Cultura e Turismo |
collection |
Revista de Cultura e Turismo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
editus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com |
_version_ |
1799319078953811968 |