AS IMPLICAÇÕES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS PARA A FORMAÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS SURDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rubia Carla Donda da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gavaldão, Natália, Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Muiraquitã (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3368
Resumo:  Este texto reúne onze dispositivos oficiais voltados à promoção da inclusão no Ensino Superior no Brasil. De posse dos textos, focaliza-se as prerrogativas conferidas aos universitários surdos a fim de evidenciar as possibilidades, os limites e as contradições existentes quanto à garantia do atendimento à diferença linguística deste público em todo o processo educacional que compreende a formação em nível superior. Para tanto, é estabelecida a relação dialógica entre os enunciados dos textos investigados e conclui-se que rejeitar a subordinação da Libras à Língua Portuguesa é um ato político de repúdio às práticas educacionais excludentes dirigidas aos universitários surdos. Afinal, ao supor que todos devam aprender na mesma língua, as propostas educacionais não deixam de estar ancoradas em uma construção profundamente universalista da identidade humana, que por assentarem-se na ideia de constituição inalterável do ser, define seus contornos excluindo os estudantes não-ouvintes.
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spelling AS IMPLICAÇÕES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS PARA A FORMAÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS SURDOSEnsino Superior Brasileiro. Políticas educacionais inclusivas. Surdos. Libras. Este texto reúne onze dispositivos oficiais voltados à promoção da inclusão no Ensino Superior no Brasil. De posse dos textos, focaliza-se as prerrogativas conferidas aos universitários surdos a fim de evidenciar as possibilidades, os limites e as contradições existentes quanto à garantia do atendimento à diferença linguística deste público em todo o processo educacional que compreende a formação em nível superior. Para tanto, é estabelecida a relação dialógica entre os enunciados dos textos investigados e conclui-se que rejeitar a subordinação da Libras à Língua Portuguesa é um ato político de repúdio às práticas educacionais excludentes dirigidas aos universitários surdos. Afinal, ao supor que todos devam aprender na mesma língua, as propostas educacionais não deixam de estar ancoradas em uma construção profundamente universalista da identidade humana, que por assentarem-se na ideia de constituição inalterável do ser, define seus contornos excluindo os estudantes não-ouvintes.This text assembles eleven official mechanisms towards promoting inclusion in Brazilian Higher Education. Based on these texts, we focus on the prerogatives given to deaf university students to highlight the possibilities, limits, and contradictions regarding the right to attend the linguistic difference of this group in every educational process that involves higher education formation. To do so, we establish a dialogic relation between the statements of the researched texts, and we conclude that refusing the subordination of Libras to Portuguese is a political act of rejection towards excluding educational practices faced by deaf students. After all, by supposing that all should learn the same language, educational proposals are anchored in a profoundly universalist construction of a human identity, that, by being based on the ideal of a unchangeable constitution of the being, defines its contours excluding non-hearing students.Nepan Editora2020-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/336810.29327/210932.8.1-22Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 1 (2020)2525-59241807-185610.29327/210932.8.1reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3368/2370Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADESinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rubia Carla Donda da Gavaldão, NatáliaMartins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira2021-09-06T23:14:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3368Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2021-09-06T23:14:32Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
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