O DESENVOLVIMENTO DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL/ESTRANGEIRA: PROPOSTA DE TAREFAS INTEGRADAS PARA OS NÍVEIS A1 E A2 DO QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA PARA AS LÍNGUAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pilatti Telles, Luciana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bassols Brisolara, Luciene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Muiraquitã (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/2895
Resumo: Em pelo menos três módulos do IsF - Português para Estrangeiros especificamente voltados para interações nos espaços universitários, há a previsão de produção e compreensão de textos orais. No presente artigo, discute-se a proposta de três tarefas integradas, duas para turmas de nível A1 e uma para estudantes de nível A2. Nessas tarefas, no ciclo de foco na forma, busca-se trabalhar mais intensamente com o desenvolvimento de consciência fonológica, como constelação de habilidades metacognitivas para a compreensão, manipulação e produção de elementos fonético-fonológicos. As tarefas ora propostas foram desenvolvidas a partir da abordagem orientada para a ação (WILLIS, 1996; PUREN, 2006; ELLIS, 2009) e estão contextualizadas nos planos dos seguintes cursos do IsF - Português para Estrangeiros: “Produção oral: interações acadêmicas”, “Português para Estrangeiros em ambiente universitário” e “Acolhimento em Português Brasileiro: conhecendo os espaços da universidade”. 
id UFAC-1_947d0a1b32b30441d0958639a39e6aca
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2895
network_acronym_str UFAC-1
network_name_str Muiraquitã (Online)
repository_id_str
spelling O DESENVOLVIMENTO DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL/ESTRANGEIRA: PROPOSTA DE TAREFAS INTEGRADAS PARA OS NÍVEIS A1 E A2 DO QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA PARA AS LÍNGUAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRASConsciência fonológicaPortuguês língua estrangeira/ adicional no IsFTarefasNíveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguasEm pelo menos três módulos do IsF - Português para Estrangeiros especificamente voltados para interações nos espaços universitários, há a previsão de produção e compreensão de textos orais. No presente artigo, discute-se a proposta de três tarefas integradas, duas para turmas de nível A1 e uma para estudantes de nível A2. Nessas tarefas, no ciclo de foco na forma, busca-se trabalhar mais intensamente com o desenvolvimento de consciência fonológica, como constelação de habilidades metacognitivas para a compreensão, manipulação e produção de elementos fonético-fonológicos. As tarefas ora propostas foram desenvolvidas a partir da abordagem orientada para a ação (WILLIS, 1996; PUREN, 2006; ELLIS, 2009) e estão contextualizadas nos planos dos seguintes cursos do IsF - Português para Estrangeiros: “Produção oral: interações acadêmicas”, “Português para Estrangeiros em ambiente universitário” e “Acolhimento em Português Brasileiro: conhecendo os espaços da universidade”. Nepan Editora2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/289510.29327/212070.7.2-12Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 7 n. 2 (2019)2525-59241807-1856reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/2895/2034Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADESinfo:eu-repo/semantics/openAccessPilatti Telles, LucianaBassols Brisolara, Luciene2021-09-06T23:14:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2895Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2021-09-06T23:14:07Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv O DESENVOLVIMENTO DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL/ESTRANGEIRA: PROPOSTA DE TAREFAS INTEGRADAS PARA OS NÍVEIS A1 E A2 DO QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA PARA AS LÍNGUAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS
title O DESENVOLVIMENTO DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL/ESTRANGEIRA: PROPOSTA DE TAREFAS INTEGRADAS PARA OS NÍVEIS A1 E A2 DO QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA PARA AS LÍNGUAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS
spellingShingle O DESENVOLVIMENTO DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL/ESTRANGEIRA: PROPOSTA DE TAREFAS INTEGRADAS PARA OS NÍVEIS A1 E A2 DO QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA PARA AS LÍNGUAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS
Pilatti Telles, Luciana
Consciência fonológica
Português língua estrangeira/ adicional no IsF
Tarefas
Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas
title_short O DESENVOLVIMENTO DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL/ESTRANGEIRA: PROPOSTA DE TAREFAS INTEGRADAS PARA OS NÍVEIS A1 E A2 DO QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA PARA AS LÍNGUAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS
title_full O DESENVOLVIMENTO DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL/ESTRANGEIRA: PROPOSTA DE TAREFAS INTEGRADAS PARA OS NÍVEIS A1 E A2 DO QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA PARA AS LÍNGUAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS
title_fullStr O DESENVOLVIMENTO DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL/ESTRANGEIRA: PROPOSTA DE TAREFAS INTEGRADAS PARA OS NÍVEIS A1 E A2 DO QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA PARA AS LÍNGUAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS
title_full_unstemmed O DESENVOLVIMENTO DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL/ESTRANGEIRA: PROPOSTA DE TAREFAS INTEGRADAS PARA OS NÍVEIS A1 E A2 DO QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA PARA AS LÍNGUAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS
title_sort O DESENVOLVIMENTO DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL/ESTRANGEIRA: PROPOSTA DE TAREFAS INTEGRADAS PARA OS NÍVEIS A1 E A2 DO QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA PARA AS LÍNGUAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS
author Pilatti Telles, Luciana
author_facet Pilatti Telles, Luciana
Bassols Brisolara, Luciene
author_role author
author2 Bassols Brisolara, Luciene
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pilatti Telles, Luciana
Bassols Brisolara, Luciene
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência fonológica
Português língua estrangeira/ adicional no IsF
Tarefas
Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas
topic Consciência fonológica
Português língua estrangeira/ adicional no IsF
Tarefas
Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas
description Em pelo menos três módulos do IsF - Português para Estrangeiros especificamente voltados para interações nos espaços universitários, há a previsão de produção e compreensão de textos orais. No presente artigo, discute-se a proposta de três tarefas integradas, duas para turmas de nível A1 e uma para estudantes de nível A2. Nessas tarefas, no ciclo de foco na forma, busca-se trabalhar mais intensamente com o desenvolvimento de consciência fonológica, como constelação de habilidades metacognitivas para a compreensão, manipulação e produção de elementos fonético-fonológicos. As tarefas ora propostas foram desenvolvidas a partir da abordagem orientada para a ação (WILLIS, 1996; PUREN, 2006; ELLIS, 2009) e estão contextualizadas nos planos dos seguintes cursos do IsF - Português para Estrangeiros: “Produção oral: interações acadêmicas”, “Português para Estrangeiros em ambiente universitário” e “Acolhimento em Português Brasileiro: conhecendo os espaços da universidade”. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/2895
10.29327/212070.7.2-12
url https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/2895
identifier_str_mv 10.29327/212070.7.2-12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/2895/2034
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
dc.source.none.fl_str_mv Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 7 n. 2 (2019)
2525-5924
1807-1856
reponame:Muiraquitã (Online)
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Muiraquitã (Online)
collection Muiraquitã (Online)
repository.name.fl_str_mv Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv muiraquita.ppgli@ufac.br
_version_ 1798329506821308416