In-service e teacher education and educational inequality in pandemic times in Mato Grosso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Muiraquitã (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5389 |
Resumo: | Objetivamos problematizar a relação entre as expectativas de professoras/es participantes de uma experiência de formação continuada docente promovida pela SEDUC-MT nos meses de maio e junho de 2020, de modo remoto, com foco em metodologias ativas, e as realidades de desigualdade educacional que se exacerbaram em um cenário de pandemia global-local. O material empírico deste estudo constitui-se de seis relatos produzidos pelas/os professoras/es como atividade final do curso e do relatório de acessos às contas do Google for Education, referente a maio de 2021, fornecido pela SEDUC-MT. A análise do material empírico aponta que as/os docentes tinham expectativas de retorno às aulas para que pudessem vivenciar o que haviam aprendido no curso. Por outro lado, um ano após a experiência de formação, a realidade que se evidenciou foi de pouca acessibilidade discente, como ilustram os dados do relatório. |
id |
UFAC-1_d76fa962c8a027a1b8381df8ae81dd06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5389 |
network_acronym_str |
UFAC-1 |
network_name_str |
Muiraquitã (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
In-service e teacher education and educational inequality in pandemic times in Mato GrossoFormação continuada docente e desigualdade educacional em tempos de pandemia no estado de Mato GrossoExpectativa x realidade.Pandemia de COVID-19Metodologias ativasDesigualdade educacionalSEDUC-MT Expectation vs. reality. COVID-19 pandemic. Active methodologies. Educational inequality. SEDUC-MT.Objetivamos problematizar a relação entre as expectativas de professoras/es participantes de uma experiência de formação continuada docente promovida pela SEDUC-MT nos meses de maio e junho de 2020, de modo remoto, com foco em metodologias ativas, e as realidades de desigualdade educacional que se exacerbaram em um cenário de pandemia global-local. O material empírico deste estudo constitui-se de seis relatos produzidos pelas/os professoras/es como atividade final do curso e do relatório de acessos às contas do Google for Education, referente a maio de 2021, fornecido pela SEDUC-MT. A análise do material empírico aponta que as/os docentes tinham expectativas de retorno às aulas para que pudessem vivenciar o que haviam aprendido no curso. Por outro lado, um ano após a experiência de formação, a realidade que se evidenciou foi de pouca acessibilidade discente, como ilustram os dados do relatório. This text aims to problematize the expectations of teachers participating in an in-service teacher education remote experience promoted by SEDUC-MT in May and June 2020, with focus on active methodologies, and the realities of educational inequality that were exacerbated in a global-local pandemic scenario. The empirical material of this study consists of six reports produced by the teachers as the final activity of the course and the report on access to Google for Education accounts in May 2021 provided by SEDUC-MT. The analysis of the empirical material shows that the teachers had expectations of returning to classes so that they could experience what they had learned in the course. On the other hand, one year after the teacher education experience, the reality that emerged was that of poor student accessibility, as illustrated by the data in the report.Nepan Editora2021-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/538910.29327/210932.9.2-16Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê Temático Linguagens, Educação e Diversidades2525-59241807-1856reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5389/3417Rodrigues, Michael DouglasMoraes, Pricila Cabral CoelhoSilvestre, Viviane Pires Viana info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-04T00:26:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5389Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2023-08-04T00:26:15Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
In-service e teacher education and educational inequality in pandemic times in Mato Grosso Formação continuada docente e desigualdade educacional em tempos de pandemia no estado de Mato Grosso |
title |
In-service e teacher education and educational inequality in pandemic times in Mato Grosso |
spellingShingle |
In-service e teacher education and educational inequality in pandemic times in Mato Grosso Rodrigues, Michael Douglas Expectativa x realidade. Pandemia de COVID-19 Metodologias ativas Desigualdade educacional SEDUC-MT Expectation vs. reality. COVID-19 pandemic. Active methodologies. Educational inequality. SEDUC-MT. |
title_short |
In-service e teacher education and educational inequality in pandemic times in Mato Grosso |
title_full |
In-service e teacher education and educational inequality in pandemic times in Mato Grosso |
title_fullStr |
In-service e teacher education and educational inequality in pandemic times in Mato Grosso |
title_full_unstemmed |
In-service e teacher education and educational inequality in pandemic times in Mato Grosso |
title_sort |
In-service e teacher education and educational inequality in pandemic times in Mato Grosso |
author |
Rodrigues, Michael Douglas |
author_facet |
Rodrigues, Michael Douglas Moraes, Pricila Cabral Coelho Silvestre, Viviane Pires Viana |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Pricila Cabral Coelho Silvestre, Viviane Pires Viana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Michael Douglas Moraes, Pricila Cabral Coelho Silvestre, Viviane Pires Viana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Expectativa x realidade. Pandemia de COVID-19 Metodologias ativas Desigualdade educacional SEDUC-MT Expectation vs. reality. COVID-19 pandemic. Active methodologies. Educational inequality. SEDUC-MT. |
topic |
Expectativa x realidade. Pandemia de COVID-19 Metodologias ativas Desigualdade educacional SEDUC-MT Expectation vs. reality. COVID-19 pandemic. Active methodologies. Educational inequality. SEDUC-MT. |
description |
Objetivamos problematizar a relação entre as expectativas de professoras/es participantes de uma experiência de formação continuada docente promovida pela SEDUC-MT nos meses de maio e junho de 2020, de modo remoto, com foco em metodologias ativas, e as realidades de desigualdade educacional que se exacerbaram em um cenário de pandemia global-local. O material empírico deste estudo constitui-se de seis relatos produzidos pelas/os professoras/es como atividade final do curso e do relatório de acessos às contas do Google for Education, referente a maio de 2021, fornecido pela SEDUC-MT. A análise do material empírico aponta que as/os docentes tinham expectativas de retorno às aulas para que pudessem vivenciar o que haviam aprendido no curso. Por outro lado, um ano após a experiência de formação, a realidade que se evidenciou foi de pouca acessibilidade discente, como ilustram os dados do relatório. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5389 10.29327/210932.9.2-16 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5389 |
identifier_str_mv |
10.29327/210932.9.2-16 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5389/3417 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Nepan Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Nepan Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê Temático Linguagens, Educação e Diversidades 2525-5924 1807-1856 reponame:Muiraquitã (Online) instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Muiraquitã (Online) |
collection |
Muiraquitã (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
muiraquita.ppgli@ufac.br |
_version_ |
1798329505943650304 |