PET E ENSINO: reflexividade e pesquisa na formação inicial de futuros docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7100 |
Resumo: | O Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Estadual Vale do Acaraú tem como objetivo promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação. O trabalho investiga a implicação do Programa de Educação Tutorial na formação de professores reflexivos. A investigação foi efetivada mediante pesquisa documental e de campo. Foram realizados a aplicação de questionário com sete egressos da primeira turma do Programa, que atualmente estejam em sala de aula como docentes. O ingresso no programa efetivou mudanças no comportamento acadêmico dos egressos, como a maior participação em atividades do curso, participação em grupos de estudo e eventos. Os egressos percebem objetivamente o papel do PET no seu processo de formação docente. |
id |
UFAC-2_13a0c13f13bfc9802fbdc9d7d2410534 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7100 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
PET E ENSINO: reflexividade e pesquisa na formação inicial de futuros docentes PET.Formação inicial.Pesquisa.O Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Estadual Vale do Acaraú tem como objetivo promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação. O trabalho investiga a implicação do Programa de Educação Tutorial na formação de professores reflexivos. A investigação foi efetivada mediante pesquisa documental e de campo. Foram realizados a aplicação de questionário com sete egressos da primeira turma do Programa, que atualmente estejam em sala de aula como docentes. O ingresso no programa efetivou mudanças no comportamento acadêmico dos egressos, como a maior participação em atividades do curso, participação em grupos de estudo e eventos. Os egressos percebem objetivamente o papel do PET no seu processo de formação docente.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/710010.29327/268346.7.16-22Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 303-313Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 303-313Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 303-3132526-597010.29327/268346.7.16reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7100/4361Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Lenice Sales de Florêncio, Thaís de Sousa 2023-12-14T17:55:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7100Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-12-14T17:55:41Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PET E ENSINO: reflexividade e pesquisa na formação inicial de futuros docentes |
title |
PET E ENSINO: reflexividade e pesquisa na formação inicial de futuros docentes |
spellingShingle |
PET E ENSINO: reflexividade e pesquisa na formação inicial de futuros docentes Moura, Lenice Sales de PET. Formação inicial. Pesquisa. |
title_short |
PET E ENSINO: reflexividade e pesquisa na formação inicial de futuros docentes |
title_full |
PET E ENSINO: reflexividade e pesquisa na formação inicial de futuros docentes |
title_fullStr |
PET E ENSINO: reflexividade e pesquisa na formação inicial de futuros docentes |
title_full_unstemmed |
PET E ENSINO: reflexividade e pesquisa na formação inicial de futuros docentes |
title_sort |
PET E ENSINO: reflexividade e pesquisa na formação inicial de futuros docentes |
author |
Moura, Lenice Sales de |
author_facet |
Moura, Lenice Sales de Florêncio, Thaís de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Florêncio, Thaís de Sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Lenice Sales de Florêncio, Thaís de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PET. Formação inicial. Pesquisa. |
topic |
PET. Formação inicial. Pesquisa. |
description |
O Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Estadual Vale do Acaraú tem como objetivo promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação. O trabalho investiga a implicação do Programa de Educação Tutorial na formação de professores reflexivos. A investigação foi efetivada mediante pesquisa documental e de campo. Foram realizados a aplicação de questionário com sete egressos da primeira turma do Programa, que atualmente estejam em sala de aula como docentes. O ingresso no programa efetivou mudanças no comportamento acadêmico dos egressos, como a maior participação em atividades do curso, participação em grupos de estudo e eventos. Os egressos percebem objetivamente o papel do PET no seu processo de formação docente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7100 10.29327/268346.7.16-22 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7100 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.7.16-22 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7100/4361 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 303-313 Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 303-313 Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 303-313 2526-5970 10.29327/268346.7.16 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313221725093888 |